XMA Mega Arena 2015: jogamos World of Tanks, o MMO de tanques que valoriza o trabalho em equipe

2 de maio de 2015

XMA Mega Arena 2015: jogamos World of Tanks, o MMO de tanques que valoriza o trabalho em equipe

Em meio a tantos jogos online envolvendo ação frenética e desenfreada, com magias e tiroteios, pudemos conferir sobre o que se trata World of Tanks, jogo que foca na experiência de se guiar um tanque de guerra.

No XMA Mega Arena 2015, que é o maior evento de e-sports da América Latina e está em sua primeira edição no ano, pudemos conhecer o World of Tanks, um jogo como tantos outros MMOs expostos na feira, mas com um diferencial: sai a ação desenfreada e o barulho dos golpes, tiros e explosões e entra a estratégia de uma batalha de tanques, que envolve posicionamento, trabalho em equipe e controles dos gigantes.

Produzido pela Wargaming, o jogo segue o mesmo padrão dos outros jogos do gênero: é gratuito e conta com microtransações, para que itens e tanques reforcem o seu arsenal ao entrar em combate. A diferença é que o game não está restrito aos computadores. Uma versão para o Xbox 360 existe e uma para o Xbox One também foi anunciada, porém sem data definida. Além disso, os tablets contam com uma versão adaptada do título, o que mostra a democracia do projeto.

Conversa sobre tanques com o porta-voz do jogo

XMA Mega Arena 2015: jogamos World of Tanks, o MMO de tanques que valoriza o trabalho em equipe

Em visita ao stand da feira, pudemos conversa com Chris Cook, porta-voz do jogo no evento e diretor de comunicação da Wargaming North America, que nos esclareceu várias coisas sobre World of Tanks.

Arkade: Por quê World of Tanks conta com tanques e não soldados e seus tiroteios?

Chris Cook: O jogo foi feito na Bielorrúsia, no Leste Europeu. E lá existe uma cultura muito forte em cima de tanques, ocasionada pela Segunda Guerra Mundial que foi uma guerra onde houveram muitos tanques. Então ao desenvolver o jogo a equipe queria algo que causasse identificação entre seus jogadores e tanto dentro desta região como pelo mundo afora, existem muitas pessoas apaixonadas por estes veículos.

Arkade: Ao jogar o game, percebi que a ação corre em um ritmo mais lento e que exige mais estratégia em relação a outros MMOs. Você enxerga isto como um novo nicho de jogadores que poderão aproveitar o game?

Cook: O jogo pode até ter uma ação rápida, dependendo do jogador, mas de uma forma geral é um jogo baseado no trabalho em equipe e estratégia. Não é um jogo onde um jogador sozinho vai poder ganhar de todos, e sim, isso pode trazer um novo nicho de jogadores para World of Tanks.

Arkade: E este novo nicho pode ser entendido como um “público mais velho” que quer jogar online, mas não quer apenas entrar no mapa e sair combatendo? Entendendo que os MMOs e o ambiente de e-Sports conquistaram de fato um público mais jovem.

Cook: O jogo não é excludente, ele pode abraçar jogadores de todas as idades, desde que consigam jogar em equipes e entender o gameplay de estratégia, mas ele consegue sim obter um público com mais idade (existem jogadores profissionais com 40 anos).

Arkade: E o jogo também foi levado ao console. Isso foi feito pensando neste público? E abordando essa maneira democrática de levar o jogo a várias plataformas, existe projetos de levar o título além de PC, Xbox e tablets?

Cook: A decisão de lançar jogos para consoles foi feita pensando em um tipo de jogador que pode até gostar de títulos como este mas nem sabia disso. Aproveitamos o fato de existirem vários consoles Xbox vendidos pelo mundo e vimos a oportunidade de apresentar nosso jogo a estes jogadores. E quanto a novos sistemas, podemos apenas confirmar a versão de Xbox One que vai sair em breve.

Arkade: Como você enxerga o Brasil como um país em crescimento referente ao e-Sports? Existe a possibilidade de termos torneios de World of Tanks por aqui em breve?

Cook: Vemos muito potencial no Brasil para o e-Sports, mas ainda estamos observando. Observando muito o cenário, pesquisando o cenário, os jogadores e como as outras empresas e ligas estão conduzindo o processo. Ainda não temos algo concreto, mas queremos muito em breve anunciar algo referente a torneios, ligas e disputas.

Mas, e o jogo?

XMA Mega Arena 2015: jogamos World of Tanks, o MMO de tanques que valoriza o trabalho em equipe

Pude conferir do que se trata o jogo e para quem não é lá uma excelência quando o assunto é jogo online, gostei bastante. O simples fato do game privilegiar a estratégia ao invés da ação desenfreada de títulos tradicionais do gênero me chamou a atenção.

Claro que ali nem precisei fazer muita coisa, pois o jogo estava pré-definido, era só escolher o tanque e ir para a batalha, porém senti um ambiente simplificado para isso. Quando a batalha começa, o que a gente mais quer é sair em direção ao inimigo e explodir tudo, porém a gente já percebe que não é bem assim. E também é notório como um bom trabalho em equipe faz a diferença: enquanto uns vão até o inimigo, outros se posicionam para dar cobertura, enquanto outros fazem uma segunda fileira de ataque. Um time bem sincronizado é sinônimo de vitórias constantes.

Os controles são bem simples: o famoso WASD comanda o tanque, enquanto o mouse guia apenas o canhão com o botão esquerdo atirando; as teclas de números ajudam a trocar de tiro ou a reparar o veículo. E a comunicação entre os parceiros que fazem a diferença, pois como disse anteriormente, a sintonia entre os tanques fazem muita diferença. Peça ajuda, combine posições e organize ações, mas tenha consciência de que o adversário vai saber, afinal as duas janelas de conversa ficam a disposição.

No geral, o jogo agrada até aqueles que não são adeptos de jogos nesse estilo, pois sua curva de aprendizado é melhor do que os outros títulos e se trata de uma comunidade mais democrática do que outros títulos do gênero. World of Tanks está disponível na XMA Mega Arena, evento que está acontecendo no SP Expo até amanhã (3).

Uma resposta para “XMA Mega Arena 2015: jogamos World of Tanks, o MMO de tanques que valoriza o trabalho em equipe”

  • 6 de maio de 2015 às 14:41 -

    emanuel martins

  • jogo wot a cerca de dois anos, e é um jogo complexo, e você pode escolher entre batalhas rápidas( tanques leves) ou cheias de estratégia e controle de equipe(aaps). Sim, você pode fazer a diferença no jogo individualmente se tiver habilidade o suficiente.
    O interessante é a complexidade dos tanques e detalhes como danos localizados e a física em geral.
    Mas o grande empecilho dele é não ter um servidor brasileiro, o que torna a lag uma grande desvantagem.

Deixar um comentário (ver regras)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *