6 jogos indispensáveis da década de 2010

22 de outubro de 2020
6 jogos indispensáveis da década de 2010

Fortnite

Fortnite é mais que um videojogo; é uma das referências culturais da década que passou. O “battle royale” em modo multiplayer já existia, mas se tornou uma característica distintiva do jogo, muito mais que os próprios modos de combate ou as loot boxes, uma funcionalidade extra dando recompensas aleatórias, semelhante a um jogo de show ball gratis. O Fortnite deu receita suficiente à Epic Games para a desenvolvedora lançar seu próprio canal de distribuição e fez a fama de streamers como ninja.

Minecraft

Embora lançado em 2009, Minecraft é um jogo da década de 2010 em todo o sentido da expressão. Talvez não tenha conseguido a mesma atenção da mídia que Fortnite, mas isso foi somente por apontar a um “target” mais jovem. Foi nessa década que ele mostrou como um jogo com gráficos simples, uma mecânica simples e baseado em princípios igualmente simples pode ainda assim chegar muito longe; continua sendo o jogo mais visto no Youtube, bem à frente de Fortnite, e deverá continuar “reinando” na década que está entrando.

Civilization VI

Os jogos de estratégia, por natureza, não se dirigem às massas. Mas Civilization VI demonstra como um conceito comprovado e continuamente desenvolvido pode atingir altos níveis de perfeição. Lançado em 2016, vinte e cinco anos depois de sua primeira iteração, Civilization reproduz na vida real o desafio que apresenta aos jogadores. Uma de suas iterações passadas tem como subtítulo “Test of Time” e é isso mesmo que ele está fazendo: vencendo o teste do tempo.

League of Legends

Também lançado em 2019, League of Legends demorou um pouco a conquistar o espaço que tem hoje, com seu modo de batalha em arena multiplayer online. Mas ele conseguiu um feito notável, e diferente de Fortnite: se tornar uma referência em e-sports. As finais de torneios de League of Legends podem conseguir mais pessoas vendo que a final da Super Bowl de futebol americano.

Pokémon Go

Ninguém ficou indiferente ao lançamento de Pokémon Go em 2016. Aqueles que achavam que o Pikachu e sua turma já eram história ficaram certamente surpreendidos ao ver que todo o planeta parecia ter saído à rua para um novo formato de videojogo. O tema se constituiu em uma daquelas polêmicas de crítica social e política, com argumentos a favor e contra – mas não foi certamente por vontade dos jogadores, que estavam apenas experimentando algo novo e diferente. A febre passou, mas continua existindo uma comunidade de fiéis descobrindo novos pokémons em suas visitas a cidades distantes ou diferentes.

Grand Theft Auto V

Grand Theft Auto reúne várias das características que referimos nos jogos anteriores. Está vencendo o teste do tempo como Civilization; poucos recordam já o primeiro lançamento, em 1997, ainda em duas dimensões. Criou inquietação política e social, como Pokémon Go, mas de forma mais profunda e permanente; GTA serve há muitos anos de “alvo” a certos movimentos de opinião. E conseguiu receitas como poucos; a Rockstar conseguiu mais de $6 biliões de receita só com a última versão, lançada em 2013.

Deixar um comentário (ver regras)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *