Análise Arkade: A inusitada mistura de Dark Souls com ICO em Fall of Light

25 de outubro de 2017

Análise Arkade: A inusitada mistura de Dark Souls com ICO em Fall of Light

Desde Dark Souls, um novo “estilo” de game acabou surgindo, pegando elementos da série da From Software e misturando-os com novas ideias para criar novos games. E é numa mistura inusitada de Dark SoulsICO que nasceu Fall of Light, e é hora de vermos como o game acaba se saindo em sua mistura! Então confira aí nossa análise completa.

Uma fagulha de luz em um mundo de escuridão

Análise Arkade: A inusitada mistura de Dark Souls com ICO em Fall of Light

Fall of Light conta a história de um mundo mergulhado em uma profunda escuridão. O game se inicia contando como o mundo surgiu, em uma abertura que é quase idêntica a icônica abertura de Dark Souls. O mundo era protegido por Luce, a deusa da luz, porém ela acabou sendo destruída por Pain, um poderoso mago que destruiu a Luz e mergulhou o mundo todo em escuridão e desespero.

Muito tempo depois, o jogador assume o controle de Nyx, um guerreiro aposentado que volta à ação para sua última expedição, levar sua filha Aether através dos perigos do mundo em escuridão até encontrar o último lugar em todo o mundo onde ainda é possível ver a luz. Mas a viagem não será simples, pois Aether é uma Indigo Child e possui luz dentro de seu próprio corpo, se tornando um alvo para Pain e seus servos malignos.

Uma mistura de Dark Souls com ICO

Análise Arkade: A inusitada mistura de Dark Souls com ICO em Fall of Light

Fall of Light é uma verdadeira mistura entre esses dois games citados. O game possui basicamente a mesma jogabilidade de Dark Souls, no controle de Nyx o jogador possui botões de ação para sua mão esquerda e direita, barra de stamina para ataques, defesa e correr e itens de cura limitados que se recarregam ao descansar.

O combate também é muito parecido com Dark Souls, com a diferença de que Nyx só pode carregar poucos equipamentos, dependendo de seus tamanhos. Ele possui apenas quatro slots para armas em seu inventário. Armas como espadas grandes, machados e alabardas só podem ser usados em duas mãos, e com isso ocupam dois espaços dos slots. Por isso, o jogador deve escolher bem suas armas, pois as que não utilizar deverão ser dropadas no chão.

Análise Arkade: A inusitada mistura de Dark Souls com ICO em Fall of Light

A parte de ICO inserida no game é uma não muito popular do game original, que é a necessidade de escoltar Aether por todo lugar. O jogador deverá pegar Aether pela mão e levá-la consigo a todo momento, sem ela não é possível progredir no game. A IA dela pelo menos é competente e não cria problemas desnecessários. Aether seguirá constantemente Nyx, e quando um inimigo se aproximar, ela se encolherá no chão e não sairá no lugar. O que não é problema, já que os inimigos não a atacam, exceto por um tipo.

Em vários momentos, uma espécie de portal se abrirá diante do jogador, e esqueletos flutuantes aparecerão para sequestrar Aether. Se ela for sequestrada, ficará presa em uma gaiola até que o jogador a liberte. Para encontrá-la, o jogador utiliza um comando que traça um caminho de luz em direção a onde ela está. O problema é que muitas vezes Aether é presa em lugares muito longes de onde você está, as vezes em áreas anteriores que você passou há um bom tempo, te obrigando a voltar por todo o caminho apenas para resgatar Aether. E se Aether ou você morrer em combate, você pode ressuscitá-la no mesmo lugar onde ela foi morta.

Gameplay e combate

Análise Arkade: A inusitada mistura de Dark Souls com ICO em Fall of Light

Fall of Light progride através de áreas. O game é dividido em várias áreas grandes e diferentes, separadas umas das outras por portas e passagens. As áreas são grandes e com muita coisa para se explorar, mas um pouco confusas. O game possui perspectiva isométrica, por conta disso, não vemos muito dos cenários ao mesmo tempo, dessa forma em algumas áreas muito abertas fica difícil se localizar.

O combate como já dito segue a mesma fórmula de Dark Souls, mas possui alguns problemas que deixam as coisas um pouco complicadas. O timing dos ataques precisa ser muito preciso, pois muitas vezes nem o jogador nem os inimigos conseguem acertar seus golpes, mesmo estando em frente um do outro. Isso deve ser explorado pelo jogador durante seus ataques, até porque os ataques são lentos, e a recuperação de stamina e ainda mais demorada. Isso torna as batalhas contra apenas um inimigo bem difícil, e contra mais de um muito complicadas, não impossíveis, mas bem difíceis e muitas vezes um pouco frustrantes.

Análise Arkade: A inusitada mistura de Dark Souls com ICO em Fall of Light

O jogador pode melhorar Nyx conforme mata inimigos. Ao matar, uma barrinha vai se preenchendo aos poucos até ficar cheia. Nesse momento, jogador deve descansar para que a barra se transforme em mais poder para Nyx, mas se você morrer, essa barrinha será resetada. Aliás, para descansar existem estatuas espalhadas pelos cenários do game que funcionam como as bonfires de Dark Souls. Ao descansar nelas, você recupera sua vida e itens de cura, porém ressuscita todos os inimigos mortos, exceto os chefões. No entanto, para usar essas estátuas é preciso estar com Aether, pois é apenas ela que pode ativá-las. Se você não tiver Aether a seu lado, não conseguirá fazer nada. Além disso, mantendo Aether por perto você impede que ela seja constantemente perseguida pelos esqueletos, além de ficar mais forte ao redor dela.

Além disso, espalhados pelos cenários estão fragmentos da deusa Luce, além de templos e relíquias que aumentam o poder de Aether e da habilidade de transformar em um espectro de sombras de Nyx, que faz com que seu corpo brilhe em vermelho e que ele fiquei mais rápido e forte.

Audiovisual

Análise Arkade: A inusitada mistura de Dark Souls com ICO em Fall of Light

Fall of Light possui um visual interessante. O game tem perspectiva isométrica e é dominado por muita escuridão, quebrada por fogueiras e tochas na maior parte do tempo. Como Aether pode emitir luz através de seu corpo, o jogador deve sempre mantê-la por perto para poder seguir adiante, ou então usar uma lanterna que precisa ter seu combustível reabastecido.

O visual do game é simples, quase poligonal, mas ainda assim muito interessante. Os personagens são pequenos, por isso não podemos enxergá-los muito bem em meio a toda a escuridão do game. Apesar disso os personagens possuem visuais bonitos. O game tem um sistema de blur que impede que enxerguemos bem a distância, algo que tira um pouco da beleza do game, além de esconder perigos que só acabamos notando ao chegar bem perto.

Análise Arkade: A inusitada mistura de Dark Souls com ICO em Fall of Light

Na parte sonora o game segue o mesmo estilo de Dark Souls, com silêncio predominante. Porém temos muitos sons ambientes presentes, sons de pássaros e corvos, chuva, o crepitar de fogueiras e de passos de inimigos, além de sons das onipresentes armadilhas presentes nos cenários. A dublagem do game é simples, mas bem feita, são poucos personagens que encontramos e podemos conversar, por isso é sempre bom ficar atento a tudo.

Conclusão

Análise Arkade: A inusitada mistura de Dark Souls com ICO em Fall of Light

Fall of Light é uma interessante aventura dentro do “gênero” Souls-like. Ele entrega uma aventura grande e bastante desafiadora, ainda que um pouco difícil demais por problemas de gameplay que tornam os combates um pouco complicados, ainda assim é uma experiência divertida que pode agradar bem aos fãs de Dark Souls.

Fall of Light foi lançado no dia 28 de setembro para PCs.

Deixar um comentário (ver regras)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *