Game ensina você a criar Fake News na Internet, para se proteger delas na vida real

25 de fevereiro de 2018

As Fake News fazem parte do nosso dia a dia, de uma forma ou de outra. Com notícias falsas plantadas nas redes sociais e em blogs por aí, independente do objetivo de ganhar views com notícias absurdas, ou com o fim político de desestabilizar alguém falando coisas que não são verdade, hoje devemos prestar muita atenção no que andamos lendo, pra saber se de fato tais informações são reais.

Com isso, membros do Cambridge Social Decision-Making Lab e do grupo de mídia Drop criaram um game, chamado Bad News, com o objetivo de ensinar os jogadores sobre as tais notícias falsas e a desinformação que elas trazem. O jogo te dará uma conta pequena no Twitter e vai te incentivar a aumentar seguidores alimentando-os por medo e raiva, elementos comuns ligados às fake news, ao mesmo tempo que precisará lidar com os críticos que te acusam de espalhar as mentiras. Também é preciso confundir questões que são reais com teorias da conspiração, outra tática utilizada por esse pessoal.

Você ganha no jogo conforme consegue destruir a qualidade das conversas online, para o seu próprio ganho, e perde quando conseguem colocar você de lado, vencendo-o no debate, ou viajando demais nas ideias e gerando conteúdo muito fantasioso. o jogo valoriza a busca de cliques e views, comuns a “praticantes” do compartilhamento de notícias falsas. Ou você nunca viu uma pessoa dessas implorando por compartilhamento ou retwitts?

Não importa se você quer atacar a esquerda ou a direita, é só você escolher “seu lado da força” e ir sem dó atacar o lado oposto, já que ambos os lados tem gente que ama espalhar notícias falsas. Não precisamos ir muito profundo nas pesquisas para achar vários casos, independente das orientações políticas das pessoas.

Os criadores do jogo descrevem Bad News como uma forma de vacinar as pessoas contra a desinformação. “A idéia é que, uma vez que você tenha visto as táticas, e as usou no jogo, você constrói resistência”, disse o diretor da Cambridge Social Decision-Making Lab, Sander van der Linden ao The Guardian. Algumas dessas táticas são específicas, como uma pequena falta de erros na manipulação do Twitter de uma grande conta para representá-la. Outros são mais amplos, como as que são atraentes para as emoções negativas.

Via (The Verge)

Junior Candido

Conto a história dos videogames e da velocidade de ontem e de hoje por aqui!

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