Análise Arkade: Yoku’s Island Express é uma deliciosa mistura de MetroidVania com pinball

1 de junho de 2018

Análise Arkade: Yoku's Island Express é uma deliciosa mistura de MetroidVania com pinball

Já imaginou um game que mistura MetroidVania com pinball? Parece uma mistura maluca demais para dar certo, né? Pois Yoku’s Island Express é exatamente isso, e adivinha só: é muito legal!

Besouro Correio

Yoku’s Island Express nos apresenta a um pró-ativo besouro rola bosta chamado Yoku, que viaja para a Mokumana Island para ser o novo carteiro do lugar. Claro que chegando lá ele descobre que a ilha está sob a sombra de uma ameaça misteriosa, e entre uma entrega e outra, ele terá que ajudar os habitantes locais a despertarem a última divindade do local para salvá-la.

Análise Arkade: Yoku's Island Express é uma deliciosa mistura de MetroidVania com pinball

Até aí, nada realmente original. Porém, o que seria um trabalho sem graça para qualquer um se torna uma verdadeira aventura para nosso amigo Yoku, uma vez que a ilha conta com um intrincado sistema de pinball integrado para agilizar sua movimentação pelos diversos ambientes da ilha.

Eu sei que deve estar difícil de imaginar como uma mistura de MetroidVania com pinball funciona na prática. Mas não se preocupe: gravei os 15 minutos iniciais do game para você ver na prática como ele funciona.

Confere aí:

Sacou? Mas calma, que iremos falar mais sobre o jogo na sequência!

MetroidVania + Pinball. Essa mistura funciona mesmo?

É, eu sei. Essa mistura soa tão absurda que fica difícil de acreditar que realmente funciona. Mas sério, funciona, e muito bem. Parte deste mérito se deve ao excelente level design, que transforma cada ambiente da ilha em uma enorme mesa de pinball que deve ser superada.

Análise Arkade: Yoku's Island Express é uma deliciosa mistura de MetroidVania com pinball

Tipo assim

Funciona assim: a Mokumana Island é enorme, mas seu mapa é naquele esquema Ori and the Blind Forest, todo contínuo e interligado. Deste modo, cada cantinho do cenário possui flippers, bumpers e “circuitos” que são verdadeiras mesas de pinball embutidas, e é assim que você se locomove e cumpre os vários objetivos que os NPCs da ilha irão lhe pedir.

Como em todo bom MetroidVania, claro que existem áreas que você só consegue acessar depois de conseguir algum item ou habilidade específica, como uma “língua” grudenta que te permite se pendurar em frutas ou uma “roupa” de peixe que te deixa mergulhar livremente para explorar as áreas subaquáticas da ilha.

Análise Arkade: Yoku's Island Express é uma deliciosa mistura de MetroidVania com pinball

Aliás, se você é um colecionista, prepare-se para suar com Yoku’s Island Express. O game tem dezenas de segredos colecionáveis espalhados por todos os cantos — sério, há MUITOS segredos aqui –, e muitos não são lá muito óbvios, demandando atenção e esperteza do jogador. Quando você quiser descolar um traje de abelha, vai entender do que estou falando.

Felizmente, isso não afeta a qualidade do game em si, que é bem ágil e divertido, mesmo com tanto para se fazer e explorar pela ilha (a campanha passa fácil das 8 horas de jogo). E, ainda que seja um jogo pacífico na maior parte do tempo, prepare-se para enfrentar até chefões no melhor estilo do nostálgico Sonic Spinball do Mega Drive!

Audiovisual

Olha, eu não conhecia a Villa Gorilla —  produtora de Yoku’s Island Express –, mas ela desde já entrou para minha lista de “produtoras para ficar de olho no futuro”. Isso porque Yoku’s Island Express é tão minunciosamente caprichado que fica claro que os caras gostam do que fazem, e colocaram muito carinho e dedicação em cada detalhe do game.

Análise Arkade: Yoku's Island Express é uma deliciosa mistura de MetroidVania com pinball

A ilha é cheia de personagens bonitinhos

Yoku’s Island Express é um jogo belíssimo — e não me refiro apenas à direção de arte e ao visual, mas principalmente ao já enaltecido level design, que entrega um mapa enorme, tão cheio de belas paisagens quanto de segredos ocultos.

Olha como o mapa fica depois que você já explorou bastante:

Análise Arkade: Yoku's Island Express é uma deliciosa mistura de MetroidVania com pinball

E isso nem é o mapa 100% revelado

Fala sério, para alguém conseguir criar um mapa deste tamanho todo interligado — e ainda com todo o lance do pinball incluso — só pode haver muito talento envolvido. O fato do jogo ser todo fofinho e aquarelado, com um ar de pintado  à mão enriquece ainda mais seu visual, lembrando um pouco o estilão de Rayman Legends, que é um baita jogo.

O talento e o capricho são complementados por uma trilha sonora incrível, que lembra um pouco a de clássicos como Donkey Kong Country, e combina demais com a pegada do game. Para ficar perfeito, só faltou uma localizaçãozinha para o nosso idioma (o jogo está todo em inglês).

Conclusão

Yoku’s Island Express mistura dois gêneros tão discrepantes que é fácil pensar que ele tinha tudo para dar errado… mas dá certo. Muito certo. Em uma mistura de talento e ousadia, a Villa Gorilla entregou um joguinho especial, cativante e muito divertido… e que de quebra ainda é um deleite para olhos e ouvidos.

Análise Arkade: Yoku's Island Express é uma deliciosa mistura de MetroidVania com pinball

Eu gosto muito de pinball, e também sou fã de MetroidVanias. Quando um jogo mistura essas duas coisas — e faz isso tão bem –, não tem como não gostar dele e não sair recomendando-o por aí. Desde já espero que este seja o início de uma nova franquia, pois eu realmente quero mais do que experimentei aqui!

Esse é um daqueles indie games que invariavelmente passam batido por muita gente, mas se você está lendo isso — e curte pinball e/ou MetroidVanias –, dê uma chance para Yoku’s Island Express. Te garanto que você não vai se arrepender!

Yoku’s Island Express foi lançado em 29 de maio, e está disponível para PC, Playstation 4, Xbox One e Nintendo Switch.

Uma resposta para “Análise Arkade: Yoku’s Island Express é uma deliciosa mistura de MetroidVania com pinball”

  • 28 de agosto de 2021 às 15:46 -

    Marcos Rocha

  • Pensa num Jogo excelente…este é igual…pensa num jogo nota 10, este é quase…alguns detalhes e não ter portuguesa (oito idiomas e nao tem a lingua patria, tsc, tsc) abaixaram a nota de 10 para 9. SUPER RECOMENDADO.

Deixar um comentário (ver regras)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *