Este crachá de um evento hacker tem um game em texto como os dos anos 80

15 de agosto de 2018

Este crachá de um evento hacker tem um game em texto como os dos anos 80

Sabe aquelas credenciais que você usa em eventos de qualquer tipo? Pois saiba que, na convenção anual Def Con, evento hacker com gente de todo o mundo, que trocam figurinhas e aprendem coisas novas, o crachá vem com um game, uma espécie de “easter egg“.

Na verdade, trata-se de um “segredo”, explicado pelo Ars Techinica. Ligando o crachá a um local com USB, inicia-se uma aventura de texto. Igual aquelas dos anos 80, que, até o momento, ninguém sabe como termina.

O crachá foi projetado pelo Tymkrs, e é feito de placas de circuito impresso. Existem oito tipos diferentes de crachá. Cada um tem um design diferente, e são impressos em cores diferentes. Dá só uma olhada:

Este crachá de um evento hacker tem um game em texto como os dos anos 80

Vê este círculo como parecendo um direcional? Pois é isso o que ele é: um direcional. Do seu lado direito, temos dois botões de ação, o que faz dele um portátil que, pode ser conectado em um PC.

De acordo com Sean Gallagher, do Ars Techinica e que palestrou na Def Con, trata-se de um quebra cabeça. Para ir desbloqueando os setores, é preciso combinar o layout físico do emblema, assim, são acionados interruptores magnéticos ou invertendo os componentes individuais da placa.

Entretanto, o jogo também exige um pouco de “multiplayer”. Afinal, como cada crachá define um tipo de pessoa (voluntário, palestrante, imprensa…), para desbloquear partes do código é preciso encaixá-lo em pelo menos uma destas credenciais diferentes.

Depois, conectando-o em um USB-C em um computador, é possível ver uma tela de jogo em um terminal. Usando um aplicativo de terminal, é possível ver o jogo, e o crachá vira o “controle”.

O evento terminou no dia 12 de agosto, mas ainda tem gente tentando resolver este quebra-cabeças. Eles estão no reddit tentando ver se conseguem resolver o mistério. Será que conseguem?

Deixar um comentário (ver regras)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *