E3 2019 – Konami vai relançar o TurboGrafx-16, em versão “mini”

11 de junho de 2019

E3 2019 - Konami vai relançar o TurboGrafx-16, em versão "mini"

A Konami, que disse que teria anúncios para o público no dia de hoje, trouxe duas novidades. A primeira, é o já aguardado PES 2020. Mas, mais para o final do dia, a empresa veio a público apresentar a, segundo ela, “grande novidade”. Trata-se de uma versão mini do TurboGrafx-16, console que foi mais popular no Japão, com o nome de PC Engine.

O console, lançado no Japão em parceria da NEC e da Hudson Soft em 1987, é considerado um console de 16-bits, mas é o seu chip gráfico, a PPU, que possui essa capacidade. A sua CPU principal era de 8 bits. Mesmo assim, o console oferecia jogos muito mais sofisticados que seus concorrentes da época, como o Master System e o NES.

O console não se tornou popular nos Estados Unidos, em sua chegada em 1988. Mas garantiu uma boa comunidade em torno dele, que viu também o console ser o primeiro a contar com uma unidade de CD-ROM. Os games, em cartão específico, também garantiram uma versão portátil, além de uma “completa”, já com a unidade de CD.

Como a Konami é a dona da Hudson, e de suas propriedades, ficou a cargo da empresa anunciar a novidade. O console mini, assim como os da Nintendo, e o Mega Drive, conta, até o momento, com seis games confirmados. Todos eles, grandes sucessos da plataforma:

  • R-Type
  • Ys Book I & II
  • New Adventure Island
  • Ninja Spirit
  • Alien Crush
  • Dungeon Explorer

Mais jogos serão anunciados com o passar dos dias. E os games de todas as fases da plataforma terão vez, uma vez que o Ys é um título lançado para o CD-ROM.

E3 2019 - Konami vai relançar o TurboGrafx-16, em versão "mini"

A Konami lançará o pequeno console em três versões. Uma baseada no TurboGrafx-16, ou seja, a versão que foi comercializada nos Estados Unidos. E duas baseadas no PC Engine, que foi a versão vendida no Japão. A tradicional, e a versão CoreGrafx, um upgrade lançado em 1989.

Ainda não há informações sobre preços, e data de lançamento.

Uma resposta para “E3 2019 – Konami vai relançar o TurboGrafx-16, em versão “mini””

  • 12 de junho de 2019 às 14:14 -

    Helinux

  • Naquela época muita coisa boa foi lançado em termos de games e novidades japonesas…aqui só conhecia-mos através de revistas e afins, com o tempo veio os emuladores e pudemos assim conhecer clássicos do PC-engine e Turbografx 16. Bons tempos de antigamente!!!! valeu

Deixar um comentário (ver regras)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *