Equipe de Flight Simulator quer o simulador acessível para todos, incluindo pessoas com deficiência

18 de novembro de 2019
Equipe de Flight Simulator quer o simulador acessível para todos, incluindo pessoas com deficiência

A série Flight Simulator, da Microsoft, é muito mais antiga do que você possa imaginar. Com o primeiro game lançado em 1982, já baseado em um simulador lançado em 1977, o foco é sempre levar ao jogador o máximo de realismo possível, para as operações com aviões, para voar mundo afora.

E o próximo game da série, que chega em 2020 para Xbox One e PC, apesar de contar com visuais incríveis e a promessa de um gameplay extremamente complexo, tem esforços da Microsoft para fazer deste próximo game algo acessível, para que novatos possam curtir o jogo. E aprender, através de uma curva de aprendizado mais acessível, os comandos do simulador.

Em matéria feita pela PCGamesN, Jorg Neumann, o chefe do novo Flight Simulator, falou, durante o X019, que não “quer deixar nenhum piloto para trás”. Para o veículo, Neumann explicou que isso significa que “serão — feitos — para adeptos da simulação, pilotos, e pessoas que querem voar”. E a acessibilidade para o jogo inclui as pessoas com deficiência.

Flight Simulator faz parte do programa Games for Everyone da Microsoft. E, dentro do projeto, a equipe responsável pelo game está fazendo pesquisa profunda sobre como tornar seu simulador acessível para pessoas com deficiências físicas, ou de outra natureza. “No momento, estamos pesquisando sobre pessoas que não conseguem ouvir bem, ou que não conseguem ver. Temos testes com pessoas que não tem nenhuma visão. Queremos que eles sejam capazes de voar”, explica Neumann.

A Microsoft já tem uma solução feita para jogadores com deficiência, que é o Adaptive Controller. Entretanto, o chefe de Flight Simulator deixa claro que o game está sendo projetado para ser acessível a todos, logo no primeiro dia. E com os controles tradicionais. “Se você quer voar, vai poder voar. Nosso designer-chefe está 100% focado nisso”, diz.

Militares e cientistas no apoio da acessibilidade

Neumann também disse, ao veículo, que a Microsoft tem um time de cientistas comportamentais que analisam a posição das mãos e rastreiam o movimento dos olhos, para entender como as pessoas abordam um simulador, e o que chamam a atenção delas com mais eficiência. E, para ajudar no desenvolvimento, a equipe de desenvolvimento também conta com a ajuda de ex-pilotos militares, que perderam a visão, e estão colaborando com feedbacks, para criar um game acessível.

“Nosso objetivo não é deixar o simulador burro. E sim, facilitar a integração, para se aprender como um simulador”, disse o chefe do simulador de voo. O novo Flight Simulator, agendado para 2020, terá aviões de pequeno porte, aviões comerciais, e aviões acrobáticos. E oferece a interessados a possibilidade de testar o beta do game. É só acessar o site oficial do jogo e se cadastrar.

Deixar um comentário (ver regras)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *