Danger Gazers aumenta vendas em 400% após seu criador colocar o game no Pirate Bay

16 de janeiro de 2020
Danger Gazers aumenta vendas em 400% após seu criador colocar o game no Pirate Bay

Danger Gazers pode ser, com certeza, um estudo de caso bem curioso. O jogo, um shooter arcade, foi lançado na Steam no último dia 2 de janeiro, pelo preço de R$ 20,69. Pouco tempo depois, o ShotX, o estúdio que criou o game, colocou o próprio game no Pirate Bay, disponibilizando-o por torrent.

O estúdio não divulgou a “novidade” em suas redes sociais e nenhuma outra plataforma. E, no site de torrents, explicaram apenas que aquele arquivo era o game completo. E pediu a todos que gostaram do jogo, se possível, comprassem ele na Steam.

O resultado foi bem interessante. Shota Bobokhidze, o produtor do jogo, contou ao Polygon que depois de colocar o próprio jogo em um site de pirataria, as vendas aumentaram em 400%. Ao que tudo indica, grande parte daqueles que baixaram o game, gostaram, e decidiram apoiar, comprando-o na Steam, além de aproveitar melhor o jogo com os recursos da plataforma.

Crack Watch, outro produtor, explicou no reddit, depois, sobre o que motivou o estúdio a “piratear” o próprio game:

“Existem pessoas que simplesmente não podem comprar o jogo, outras querem jogar antes de comprar, algumas nunca compram jogos. Apenas estou tentando ajudar essas pessoas e tornar esta situação o melhor possível,” explicou.

“Existem muitas formas de apoiar sem comprar o jogo. Como “espalhar a palavra” sobre Danger Gazers, compartilhar o torrent, dar o feedback na Steam, e o que quer que você consiga fazer”, concluiu.

Uma resposta para “Danger Gazers aumenta vendas em 400% após seu criador colocar o game no Pirate Bay”

  • 16 de janeiro de 2020 às 17:02 -

    Flavio

  • Não é a primeira vez que uma dev faz isso e não será a última. É um estratégia interessante de marketing e, até um nível, parece funcionar. Mas tenho duas perguntas: 1) 400% em comparação a quanto?; 2) Ainda é tão caro e trabalhoso fazer uma demo, que compense menos em relação a lançar o próprio jogo completo em torrent?

Deixar um comentário (ver regras)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *