Algoritmos da AWS afirmam que Ayrton Senna é o mais rápido da Fórmula 1

19 de agosto de 2020
Algoritmos da AWS afirmam que Ayrton Senna é o mais rápido da Fórmula 1

A AWS, que é parceira da Fórmula 1, anunciou uma iniciativa curiosa, e que busca responder uma pergunta que faz parte das discussões do fã de velocidade há anos: qual é o piloto mais veloz da categoria, em todos os tempos. Para os algoritmos da Amazon, Ayrton Senna é o mais veloz, seguido de perto por Michael Schumacher.

De acordo com o release divulgado pela Fórmula 1, a ação faz parte das ações de comemoração dos 70 anos da categoria. A Amazon Web Services, que já atua na transmissão, trazendo diversas informações dos carros para o público nos Grandes Prêmios, desenvolveu um sistema para comparar as velocidades dos pilotos ao longo dos tempos.

Com estes dados, criou-se uma classificação final, somando, nestes critérios, os dez pilotos mais rápidos de todos os tempos. Com o nome de Fastest Driver, a ferramenta usa tecnologia de aprendizado de máquina para coletar dados de todos os pilotos, de 1983, até os dias atuais. E remove, para buscar ser o mais justo possível, o diferencial do carro de F1 desta conta.

A classificação, assim, exclui critérios “humanos”, como preferências, estilos de pilotagens ou os carros guiados. A AWS explica que a ferramenta compara colegas de equipe em sessões de classificação, e a tecnologia foca no desempenho dos pilotos, construindo uma rede de pilotos interligados entre si, que garante a comparação de velocidade. A Amazon Web Services também esclarece que seu algoritmo “equilibra” as coisas, fazendo com que pilotos de diferentes gerações, com seus diferentes carros, possam ser equivalentes, usando a indicação de velocidade bruta: as voltas de qualificação.

Ayrton Senna, Schumacher e Hamilton: os mais rápidos

A classificação pela velocidade mediu os pilotos, e confirmou que Ayrton Senna é, de acordo com o sistema, o piloto mais veloz da Fórmula 1. O brasileiro, que de fato, era conhecido por fazer voltas de qualificações extremamente velozes, foi 0.114 segundos mais rápido do que Schumacher, e 0.275 segundos mais rápido do que Lewis Hamilton. O curioso é que, mesmo em ordem diferente (Hamilton, Schumacher, Senna), os três pilotos são os que fizeram mais poles na história da categoria.

Veja a classificação completa:

Algoritmos da AWS afirmam que Ayrton Senna é o mais rápido da Fórmula 1

Em seguida, temos: Verstappen, Alonso, Rosberg, Leclerc, Kovalainen, Trulli e Vettel. É curioso ver pilotos entre os dez, que não são necessariamente os mais lembrados nas listas de melhores. E também temos dois “novatos”, que já mostraram serviço na F1: Verstappen e Leclerc. A AWS e a F1 anunciaram que divulgarão mais pilotos pelos próximos dias.

3 Respostas para “Algoritmos da AWS afirmam que Ayrton Senna é o mais rápido da Fórmula 1”

  • 19 de agosto de 2020 às 23:27 -

    Helinux

  • Bom saber!!!! valeu!!!!

  • 20 de agosto de 2020 às 19:31 -

    Ronnie

  • Ser o mais rápido não significa necessariamente ser o melhor. Quando eu era mais novo, pensava que Gilles Villeneuve era um dos melhores de todos os tempos, por exemplo.

  • 27 de dezembro de 2022 às 00:26 -

    Maycon Santiago Pereira

  • Que o Barrichello é o 11 ninguém fala.

Deixar um comentário (ver regras)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *