Inteligência Artificial da Intel traz fotorrealismo ao GTA V

13 de maio de 2021

Desde 2013, GTA V impressiona pela sua “Califórnia” viva. Sua San Andreas remete a um local cheio de vida, conseguindo passar a ideia de chegar o mais perto possível da vida real enquanto se explora suas ruas e quarteirões. Mas a Intel quer ampliar ainda mais estas possibilidades.

Um projeto de Machine Learning da Intel Labs, chamada “Enhancing Photorealism Enhancement”, tem como objetivo levar o realismo do game (e de outros jogos) a um outro patamar. As informações são do Gizmodo.

Os processos, criados pelos pesquisadores Stephan R. Richter, Hassan Abu Alhaija e Vladlen Kolten, traz um visual fotorrealístico realmente impressionante. Com o carro em movimento, é possível ter a sensação de que está vendo, na verdade, uma filmagem de celular daquele momento. A iluminação levemente desbotada, ruas mais lisas e o reflexo dos carros entregam um ótimo resultado.

Você pode conferir o resultado do projeto aqui:

Se os jornais brasileiros costumam confundir imagens de games com a vida real, imagine quando algo neste sentido começar a ser mais comum?

Parte deste fotorrealismo, de acordo com os pesquisadores da Intel, vem do conjunto de dados que alimentam a rede neural. No vídeo com o resultado, o grupo explica de forma mais profunda como o aprimoramento de imagens funciona.

Mas é, basicamente, um conjunto de dados de paisagens urbanas, com grande parte delas baseadas em fotos de ruas alemãs. Se tornando, assim, praticamente uma versão “gamer” do Street View do Google. No estágio em que está, não está “100% real”, mas é notória a diferença entre o game original e a versão otimizada, pois já consegue passar a sensação de realismo, mesmo que não em sua plenitude.

As melhorias dos pesquisadores da Intel incluem dados como a distância entre objetos no jogo, a câmera e as texturas, incluindo o brilho dos carros. Assim, conseguem fazer a conversão fotorrealística de forma mais completa do que em outros processos.

O processo de aprendizado de máquina para melhorias acontecem não apenas em exemplos como estes, mas a cada dia se espalham mais e mais. A Shield TV da Nvidia conta com tal recurso, enquanto programas de TV e filmes antigos, produzidos em baixa resolução, podem chegar até a 4K para ser melhor exibido nas TVs atuais.

O que também mostra que, com o poder atual das GPUs, PCs e consoles, as possibilidades ainda são muitas, para os próximos anos e os próximos games.

Junior Candido

Conto a história dos videogames e da velocidade de ontem e de hoje por aqui!

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