Análise Arkade: Sobreviva ao terror radioativo de Chernobylite

28 de setembro de 2021
Análise Arkade: Sobreviva ao terror radioativo de Chernobylite

Dois anos após seu lançamento nos PCs, chegou a hora de visitar a desolação radioativa de Chernobyl nos consoles, com a nova versão de Playstation e Xbox de Chernobylite!

Vamos então ver como esse sucessor espiritual da série S.T.A.L.K.E.R. acabou se saindo nos consoles, bem como discutir um pouco sobre seus pontos positivos e negativos!

Chernobyl, 30 anos depois

Análise Arkade: Sobreviva ao terror radioativo de Chernobylite

Chernobylite coloca o jogador no controle de Igor Khymynuk, um cientista que esteve presente na região de Chernobyl no dia de seu desastre, em abril de 1986. Ele testemunhou o horrores desse evento histórico, bem como suas consequências, mas além disso, ele teve uma enorme perda pessoal nessa época.

Sua noiva, Tatyana, misteriosamente desapareceu pouco antes do fatídico dia que devastou a região por completo. E 30 anos depois, Igor retorna para Chernobyl em busca de respostas para o que aconteceu com sua esposa, onde ela está e quais segredos a região, que deveria estar deserta, abriga, estando sob intensa vigilância de soldados mercenários.

Análise Arkade: Sobreviva ao terror radioativo de Chernobylite

Essa busca incrivelmente perigosa não pode ser feita sozinho, por isso, Igor terá a ajuda de diferentes personagens que encontrar no caminho, contanto que consiga conquistar o respeito deles. Dessa forma, você, no papel de jogador, deve explorar a região de Chernobyl e da cidade de Pripiat em busca de pistas sobre o que aconteceu com Tatyana; de recursos para que você e sua equipe possam sobreviver; de armas, equipamentos, aliados e de um material de imensa importância, a Chernobilita, um material que realmente existe no mundo real, sendo o mineral mais radioativo do mundo, e que no game é a chave que destranca diversos segredos deste, e até de outros mundos.

O game então coloca o jogador num verdadeiro thriller de ficção científica inspirado em eventos reais. Apresentando a Zona de Exclusão de Chernobyl (uma área de 30 km² afetada pela radiação emitida pela explosão da usina nuclear) e um outro mundo entre mundos, aberto através de buracos de minhoca e que pode invocar monstros terríveis para o mundo real, graças à influência da Chernobilita.

Uma incrível mistura de FPS, sobrevivência e stealth

Chernobylite é um game se sobressai de forma muito satisfatória pelo seu estilo único. O game é um FPS focado em exploração e investigação, com diversos eventos aleatórios que transformam os cenários e fazem cada visita ao seu mundo em sandbox diferente da outra.

Para começar, o game divide a cidade de Pripiat, local principal em que a história se passa, num conjunto de áreas exploráveis. A cidade é composta de 6 áreas diferentes, cada uma diferente da outra, com cada uma tendo seu próprio mapa fechado. Assim, jogamos visita essas áreas várias vezes, porém cumprindo objetivos diferentes e enfrentando perigos diferentes toda vez.

Análise Arkade: Sobreviva ao terror radioativo de Chernobylite

A parte de sobrevivência vem na coleta de recursos. Os recursos são limitados, o que faz com que o jogador não possa gastar tudo o que tem de forma irresponsável. Seja munição, alimentos e materiais de construção. Principalmente pois, como um dos objetivos do game é criar uma equipe, você precisa cuidar da saúde, sanidade e relacionamento com cada um deles, e precisa de recursos para isso.

E o mesmo vale para Igor, você precisa cuidar de sua saúde e sanidade. Dessa forma, enquanto explora Pripiat, muitas vezes a melhor abordagem é ser silencioso e não atrair a atenção de inimigos. Primeiro porque entrar em um tiroteio pode realmente ser fatal, segundo que você pode acabar sem munição. E terceiro, matar afeta a sanidade de Igor negativamente. Por isso, você precisa avaliar bem a situação e decidir o melhor curso de ação para o momento.

Análise Arkade: Sobreviva ao terror radioativo de Chernobylite

O modus operanti fica inteiramente nas mãos do jogador. Ir pra cima com tudo, tentar ser furtivo, estudar o terreno e buscar por algum caminho ou solução alternativa, a decisão é sua. Há missões de diversos tipos no game, desde resgate de sobreviventes, recuperação de documentos e recursos, sabotagem e etc.

E entre essas missões há missões principais e secundárias. E vale destacar que a história do game progride através da coleta de “recursos importantes”. Documentos escondidos pelos mapas revelam conspirações sobre o que aconteceu com Tatyana, e os personagens encontrados e algumas missões desbloqueiam recursos importantes para o objetivo final: Invadir o complexo de Chernobyl.

Assim, o game progride dia a dia, com Igor indo a campo em busca de itens importantes. Tudo para realizar essa invasão. Quanto melhor preparado, mais “fácil” será tentar descobrir a verdade.

Gerenciando sua base e sua equipe

Análise Arkade: Sobreviva ao terror radioativo de Chernobylite

O funcionamento do game é baseado num estilo de gerenciamento. Durante a noite e a manhã você fica em sua base, um galpão abandonado onde você e sua equipe vivem. Você precisa gerenciar o local para acomodar suas necessidades. Ou seja, precisa construir ferramentas para poder criar armas, equipamentos e itens; precisa construir seu sistema elétrico, sistemas de proteção à radiação e filtragem do ar, e também construir itens de conforto para que todos se acomodem bem ali.

Você precisa gerenciar sua equipe, mantendo-os alimentados, com sanidade alta e felizes com você. Se você não fizer isso, os personagens poderão abandoná-lo ou até mesmo traí-lo, duas coisas que você definitivamente não vai querer que aconteçam.

Análise Arkade: Sobreviva ao terror radioativo de Chernobylite

É importante conversar com eles constantemente e verificar suas necessidades. Você pode inclusive enviá-los em missões enquanto você está fora. Assim, quando você terminar o que estava fazendo e voltar para a base, todos voltarão e compartilharão seus espólios com o grupo. E você, como líder da equipe, fica incumbido de fazer a divisão de alimentos. Dê pouca comida para alguém, e essa pessoa ficará irritada e sua saúde será comprometida. Dê porções extras de comida e alegrará quem as receber, mas você gastará mais de suas reservas de alimento.

Inclusive, os relacionamentos que você constrói pesam num geral. Se você tiver predileção por algum membro da equipe, os outros não gostarão disso. Você precisa tomar as decisões corretas tanto em missão quanto fora dela, pois suas ações realmente influenciam as coisas a seu redor.

Análise Arkade: Sobreviva ao terror radioativo de Chernobylite

O game conta com um sistema de autosave constante, com isso, todas as decisões que você toma são definitivas. Infelizmente isso afeta a performance do game, pois causa pequenas travadas em pontos de salvamento, o que é bem chato de ver constantemente.

Ah, e falando sobre as decisões serem definitivas, há um recurso muito legal relacionado à morte. Se você morrer, perderá itens aleatórios de seu inventário, porém, você será levado a uma área diferente, em que você contemplará todas as decisões que tomou no game. Aqui, se você quiser, poderá alterar suas memórias, literalmente reescrevendo suas decisões e mudando os caminhos da narrativa. Porém, você precisa gastar chernobilita para isso, e esse é um recurso muito raro!

Audiovisual

Análise Arkade: Sobreviva ao terror radioativo de Chernobylite

Essa análise foi baseada na versão de Playstation 4 de Chernobylite, e apesar de ter um visual bom, infelizmente na geração passada o game possui um visual bem aquém da versão de PC.

O sistema de iluminação e os incríveis detalhes nos cenários e equipamentos dos personagens, como suas máscaras de gás, roupas anti-radiação e etc, são muito bem feitas, mas há algumas texturas que ficaram estranhas na conversão.

Análise Arkade: Sobreviva ao terror radioativo de Chernobylite

Além disso, há um estranho filtro de imagem no game, parecendo uma malha pontilhada, que fica bem evidente quando se aumenta o brilho e o gamma da imagem. O game tem sim um visual muito bonito, mas não chega perto da versão de PC nos consoles da geração passada.

Na parte sonora o game é muito competente. Os sons ambientes são muito bem feitos e as músicas, que não tocam a todo momento, são carregadas de tensão e ajudam a criar um clima pesado, principalmente em um local como a Zona de Exclusão.

Análise Arkade: Sobreviva ao terror radioativo de Chernobylite

O game conta com vozes em inglês e russo. Em prol de uma total imersão, joguei em russo. Confesso que foi estranho no começo, mas logo me acostumei e ficou até divertido jogar assim. Mas, para facilitar as coisas, o game conta com localização em português brasileiro em seus menus e legendas. Há alguns erros de tradução, como tradução literal de certas palavras, que ficam sem sentido em nosso idioma, mas fora isso o trabalho foi bem executado.

Conclusão

Análise Arkade: Sobreviva ao terror radioativo de Chernobylite

Chernobylite começa um pouco estranho e diferente do comum. Já colocando o jogador para gerenciar sua base enquanto ensina cada uma de suas mecânicas, como a de visitar locais de Pripiat, realizar uma missão e voltar para a base para encerrar o dia.

Mas conforme se joga e as mecânicas vão ficando claras, aí sim o jogador consegue focar na rica e surpreendente história que o game tem para contar. Além de entender melhor o funcionamento de seu mundo, conseguindo jogar de forma muito mais eficaz e, principalmente, sendo surpreendido pelos eventos aleatórios que transformam o game.

Eu nunca joguei S.T.A.L.K.E.R., assim, não posso fazer uma comparação com a série de onde Chernobylite tira sua inspiração, mas pela minha jogatina, pude apreciar bastante o que o game entrega, conseguindo criar momentos de ação e principalmente de muita tensão enquanto jogava.

Chernobylite foi lançado em 2019 para PCs e está chegando hoje, dia 28 de setembro, para o Playstation 4 e Xbox One. O game também será lançado para Playstation 5 e Xbox Series X posteriormente, mas ainda sem uma data confirmada.

2 Respostas para “Análise Arkade: Sobreviva ao terror radioativo de Chernobylite”

  • 29 de setembro de 2021 às 01:15 -

    Helinux

  • Tá aí…gostei!!!! Gosto muito desse estilo de jogo em que alguns momentos me lembra algo de Resident Evil, Bruxa de Blair…anda pela a floresta e assim encontrar o Caos Total, coisa que deveria ter sido explorado mais no Primeiro Resident Evil!!!! Sinistro e kbuloso em termos de tudo!!!! ¨Uma incrível mistura de FPS, sobrevivência e stealth¨!!!! valeu!!!!

    • 30 de setembro de 2021 às 01:13 -

      Renan do Prado

    • Provavelmente você curta mesmo! O jogo é realmente bem surpreendente e seus elementos de aleatoriedade sempre dão vida nova a cada missão!

Deixar um comentário (ver regras)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *