BGS 2022 – Jogamos Top Racer Collection, a coletânea de Top Gear da QUByte

8 de outubro de 2022
BGS 2022 - Jogamos Top Racer Collection, a coletânea de Top Gear da QUByte

Anunciado na BGS 2022, a coletânea de Top Gear da QUByte chamou atenção por trazer os clássicos jogos da era 16-bits para os dias atuais, com direito à parceria com Horizon Chase, que rendeu uma versão inédita do game com os carros do game da Aquiris, cujo jogo nada mais é do que uma homenagem aos antigos games da Kemco.

No evento, é possível jogar um pouco da coletânea. No estande da QUByte, é possível jogar tanto o primeiro Top Racer, lançado originalmente em 1991, e Top Racer Crossroads, a já mencionada versão collab com Horizon Chase. Apenas a primeira pista está disponível, mas é suficiente para ter uma ideia do que esperar dos jogos.

Lembrando, como sempre: Top Racer é o nome dos jogos Top Gear no Japão, e é assim que eles são nomeados hoje, em todo o mundo.

Começando pelas possibilidades de tela, que seguem o padrão para jogos desta natureza. Dá pra mudar a proporção, entre tela cheia, ou 4:3, e ainda alterar efeitos, como o de CRT, que simula as antigas TVs de tubo. A trilha sonora é a mesma de sempre, nostálgica e que agrada os jogadores de velha data desde sempre.

Já o gameplay, teve uma leve mudança. Embora os comandos sejam os mesmos de antes, o que inclui o botão de acelerar no botão B (de Super Nintendo), equivalente ao X (de PlayStation) ou ao A (no Xbox), notei uma certa diferença no controle do carro. Aparentemente, o controle está levemente “lapidado”, que permite um controle melhor na pista, evoluindo, mesmo que de maneira simples, o controle original.

Há também um certo cuidado na parte visual. A animação de aproximação ou afastamento dos carros está bem caprichada, e é possível reparar que o jogo não é apenas um “copiar e colar” do clássico do Super Nintendo. O mesmo gameplay e a mesma pista está presente na demo de Crossroads, com a diferença dos carros, que conta até com uma versão pixelizada do icônico “Uno da Firma”.

Sim, depois de três décadas, teremos um Uno da Firma em um game Top Gear, de forma oficial.

Mas não é possível conferir mais do que isso. Sabe-se que o game terá disputas online, embora apenas o versus em tela dividida estava disponível. Também teremos que esperar mais para saber como ficaram os outros dois jogos na coletânea, além de não sabermos, na prática, mais sobre o sistema de saves, afinal, não precisamos mais digitar KEELSON para desbloquear todas as pistas (ou HORIZONS, se for no nível Amateur).

Sobre o Crossroads, além de ver que o jogo que dita o game é o Top Gear original, o mais óbvio é que as pistas do game serão as mesmas de 1991, e não teremos pistas inspiradas nas de Horizon Chase. Pelo menos por hora. Mas QUByte e Aquiris, bem que vocês poderiam fazer isso se tornar realidade, não é mesmo?

De qualquer forma, ainda não temos informações mais concretas sobre o lançamento do jogo, e nem as plataformas (embora acredito que sejam todas, mesmo que não ao mesmo tempo). Mas o simples fato destes clássicos se tornarem disponíveis em uma coletânea atual, com direito a um crossover com um jogo tão interessante como Horizon Chase, já é motivo para muito fã dos clássicos da Kemco ficarem muito felizes.

Junior Candido

Conto a história dos videogames e da velocidade de ontem e de hoje por aqui!

Mais Matérias de Junior

Comente nas redes sociais