Um estudo sugere que Bruce Lee pode ter morrido por ter bebido água além do que deveria

23 de novembro de 2022
Um estudo sugere que Bruce Lee pode ter morrido por ter bebido água além do que deveria

Um estudo de cientistas recente aponta que Bruce Lee pode ter morrido por causa de um grande consumo de água. O ator faleceu aos 32 anos de idade, em 1973. E as informações são do NME. Na época em que Lee faleceu, a causa da morte foi definida como edema cerebral.

Laudos da época apontam que isso aconteceu após uma reação ao tranquilizante meprobamato, que fazia parte de um analgésico, de nome Equagesic, que o ator tomou antes de morrer. Mas cientistas do Clinical Kidney Journal estudaram este caso, e publicaram um artigo onde dizem que o edema de Bruce Lee foi causado por hiponatremia.

A hiponatremia é uma condição na qual o corpo retém muita água e passa a contar com níveis baixos de sódio no sangue. “Em outras palavras, propomos que a incapacidade do rim de excretar o excesso de água matou Bruce Lee“, afirmaram.

Além do consumo de água, outro fator que pode ter influenciado na morte prematura do ator é a sua dieta. Na época próxima a seu falecimento, a dieta de Bruce Lee contava com muitos sucos e bebidas proteicas, além do uso de maconha, que também aumentava a sede. “Em resumo, Lee tinha múltiplos fatores de risco que predispunham à hiponatremia resultante da interferência nos mecanismos de homeostase da água que regulam tanto a ingestão quanto a excreção de água”, completam, no artigo.

Nossa hipótese é que Bruce Lee morreu de uma forma específica de disfunção renal: a incapacidade de excretar água suficiente para manter a homeostase da água. Ironicamente, Lee tornou famosa a frase ‘seja água, meu amigo,’ mas o excesso de água parece tê-lo matado.

Se você quiser conferir o artigo completo sobre este assunto, pode acompanhar neste link, que está em inglês.

Junior Candido

Conto a história dos videogames e da velocidade de ontem e de hoje por aqui!

Mais Matérias de Junior

Comente nas redes sociais