Disney+ remove em Hong Kong episódio de Os Simpsons que conta com piadas sobre a China

6 de fevereiro de 2023
Disney+ remove em Hong Kong episódio de Os Simpsons que conta com piadas sobre a China

Um episódio dos Simpsons, da temporada 34, foi removida do Disney+ de Hong Kong, por causa de comentários e piadas que teriam potencial para gerar polêmica na China, por conterem críticas ao país. Ao longo de seus mais de 30 anos de exibição, os Simpsons já visitaram locais como a Austrália, Reino Unido, Japão e o Brasil, sempre com piadas sobre os locais em que estão.

No Brasil, inclusive, o episódio “Feitiço de Lisa” chegou a ser banido por aqui durante um tempo, pelo governo da época achar que o seriado retratava o país de forma negativa.

No entanto, no caso deste episódio em que Hong Kong é citado, não foram as autoridades chinesas que removeram o episódio, e sim a própria Disney, de espontânea vontade. De acordo com o Financial Times, a Disney foi proativa ao remover o episódio, já que possui negócios na China continental, incluindo parques temáticos e lançamentos de filmes da Marvel.

O episódio em questão é o “One Angry Lisa”, e conta com um momento onde um instrutor, próximo a um fundo virtual da Grande Muralha da China, diz para Marge: “Eis as maravilhas da China. Minas de Bitcoin, campos de trabalhos forçados onde crianças fazem smartphones e romance”.

Hong Kong conta com uma polêmica lei de segurança nacional, introduzida por parte da China em 2020, que proíbe “sedição, secessão e subversão” contra Pequim. Mas, ainda segundo o Financial Times, a lei não prevê serviços de streaming nesta questão, e um porta-voz do governo de Hong Kong disse que ninguém procurou a Disney para remoção do episódio. A Disney não se pronunciou a respeito.

A Disney+ conta com outros episódios removidos, por outras questões. Em 2021, a companhia também removeu o episódio “Goo Goo Gai Pan”, de 2005 em Hong Kong, que mostra a família visitando o país, e conta com uma sátira ao episódio da Praça da Paz Celestial, ocorrido em 1989. Na China, citações a este evento são punidos com prisão. Nesta ocasião, também foi a companhia que removeu proativamente o episódio, sem nenhum contato do governo de Hong Kong.

Outro episódio que não se encontra no Disney+, e em caráter global, é o ‘‘Papai Muito Louco’’, da terceira temporada, episódio que contou com participação de Michael Jackson, que dublou um homem considerado insano, que Homer conhece ao ser internado em um hospício. O motivo da remoção foi o documentário Deixando Neverland, onde é falado sobre os abusos sexuais que teriam sido cometidos pelo cantor. Os representantes legais do cantor, que morreu em 2009, sempre negam todas as acusações.

Junior Candido

Conto a história dos videogames e da velocidade de ontem e de hoje por aqui!

Mais Matérias de Junior

Comente nas redes sociais