Será que a Sony quer voltar ao mundo dos portáteis? De acordo com um rumor, sim.

6 de abril de 2023

Como você já sabe muito bem, a Sony até começou bem no mundo dos portáteis com o seu PSP, mas não viu no PS Vita, por melhor que o seu segundo portátil fosse, as oportunidades adequadas no conceito de jogos móveis na década de 2010. Assim, desde então não há mais nenhum projeto de consoles portáteis, com a companhia focando em seus consoles de mesa, com o atual PlayStation 5 recebendo toda a atenção possível.

Entretanto, mesmo em meio a rumores que apontam uma versão redesenhada e menor do console, além até de uma possível versão “Pro” do mesmo videogame, mais potente, ainda há espaço para mais um rumor: a de que a Sony poderia lançar um novo dispositivo portátil. Mas calma, torcedor. Tal dispositivo não seria um sucessor do PS Vita, cumprindo um objetivo mais semelhante ao que o Nintendo Switch propõe.

Quem adianta esta é o Insider-Gaming, que especula que o tal novo portátil seria, na verdade, um complemento ao PlayStation 5. Ele se aproveitaria do Remote Play, o recurso já existente, que permite que jogadores acessem o console em smartphones, computadores ou até um PS4 na mesma rede, sem a necessidade da televisão, para que os jogadores pudessem aproveitar o console, mesmo se a TV estiver ocupada.

O recurso é basicamente o mesmo do Switch, com a diferença de que este possível portátil seria apenas uma ponte otimizada para o Remote Play, enquanto o console da Nintendo entrega o próprio hardware para o jogador quando ele quer jogar de forma portátil.

O rumor já deu até um nome para o possível dispositivo: “PlayStation Q Lite”, que poderia rodar games em até 1080p a 60FPS, via Remote Play. Outra coisa que a turma do rumor já imaginou é o design, que apontam para um formato semelhante a um Dualsense, com tela de 8 polegadas.

Ele teria os controles com as mesmas funções do PS5, como os diferentes níveis de pressão e feedback háptico. E seria lançado antes do tal PS5 Pro, prometido pelos “rumoristas” para o final de 2024.

Junior Candido

Conto a história dos videogames e da velocidade de ontem e de hoje por aqui!

Mais Matérias de Junior

Comente nas redes sociais