Analise Arkade: Afterimage é um metroidvania de respeito

2 de maio de 2023
Analise Arkade: Afterimage é um metroidvania de respeito

Afterimage é aquele jogo que muitas vezes passa despercebido devido a grandes anúncios de grandes jogos, mas felizmente pouco antes do seu lançamento tivemos ciência da sua existência e viemos falar um pouco mais sobre ele.

Afterimage foi desenvolvido pelo estúdio chinês Aurogon Shanghai (estúdio responsável pelo desenvolvimento dos jogos Gujian 1, 2 e 3) e distribuido pela Modus games é um 2D Sidescrolling, Action RPG, Metroidvania e com uma arte incrível feita a mão ao estilo Hollow Knight e Ender Lilies. O desenvolvimento do jogo começou após ele arrecadar verba através do kickstarter (arrecadando mais que valor da proposta inicial) e por ter chamado a atenção pelas suas características e arte.

A História

O mundo era a residência de uma deusa onde a paz reinava durante anos, após sua partida as pessoas definhavam dia a após dia com um silêncio ensurdecedor onde o sol e as estrelas precisam retornar ao que eram. As almas que fluíam no rio ficaram perdidas no além e perderam os dons que foram dados pela deusa e não poderiam mais despertar pois apenas seus sussurros poderiam persuadir as almas a retornarem ao mundo.

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Com a falta da deusa houve um cataclismo.

Anos após o cataclismo quase acabar com a civilização humana, uma garota com amnésia chamada Renée acorda entre as ruínas de sua cidade destruída e embarca em uma jornada, para recuperar suas memórias perdidas. Ela embarcará nessa jornada junto do seu amigo Ifree para resgatar seu mentor e desvendando mistérios sobre o seu passado, onde irá enfrentar grandes inimigos para desencadear eventos que determinarão o destino do novo mundo.

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Renee e Ifree iniciando sua aventura.

O mundo

O jogo se passa no reino de Engardin, um reino que após o cataclismo está em ruínas que se contrasta com belíssimas paisagens com locais de tirar o folego com tanta beleza. Aqui existem vários tipos de biomas e cada um possui uma beleza própria ou um ar de mistério.

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No jogo temos poucos sobreviventes e cada um desempenhará seu papel na narrativa da história.

Aqui o mapa do jogo dá a impressão de que foi feito a mão dando um toque meio Hollow Knight, simplesmente gosto de mapas assim, pois dá uma noção melhor sobre os lugares visitados, aqui o mapa é preenchido conforme exploramos o game, mas é preciso fazer algo antes dele ser atualizado que é feito nos pontos de descanso (Checkpoints).

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O jogo permite colocar marcadores no mapa para ajudar a lembrar dos caminhos que antes eram inacessíveis.

Jogabilidade

A jogabilidade é bastante competente, assim como todo metroidvania encontraremos habilidades que nos ajudarão na exploração conforme avançamos e há também uma gama bem variada de armas e magias.

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No jogo temos um chicote, acho que todo fã de metroidvania vai lembrar de um certo jogo, claro.

Renee poderá utilizar armas primárias e secundárias além de poder carregar um tomo de magia para ajudar no combate, aqui cada arma possui uma jogabilidade distinta então você tem a liberdade de escolher como vai querer jogar. Ela também possui uma árvore de talentos onde iremos melhorar os atributos dela.

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Aqui podemos aumentar os status da protagonista e liberar os ataques especiais de cada arma, cada uma possui habilidades únicas.

O jogo também conta com habilidades passivas, como os amuletos de usamos em Hollow Knight e também em Ender Lilies, aqui temos vários amuletos e um espaço definido para cada um deles.

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Os amuletos aqui são conhecidos como poderes remanescentes.
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No jogo existem desafios ao estilo Hollow Knight para conseguir diversas conquistas importantes.

Mas nem tudo são flores, às vezes podemos empacar em locais assim por causa dos próprios comandos que nem sempre computam nossas ações que acabam nos frustrando em passar por esses desafios.

O jogo também possui algumas quedas da taxa de quadros (framerate) bem raros e em algumas partes poderá aparecer uma tela de carregamento rápida, pois precisa carregar o restante do mapa, isso ocorre, pois o jogo não possui loading nas transições de mapa e também por causa da limitação de hardware do Nintendo Switch (versão analisada), espero que o jogo tenha alguns patch’s para corrigir as quedas da taxa de quadro, já a tela de carregamento acredita que aconteça somente na versão de Nintendo Switch não afetando as demais plataformas. Mas fique tranquilo, pois os problemas listados não irá atrapalhar sua experiência no jogo. Já que estes não ocorrem com tanta frequência.

Audiovisual

Aqui o jogo brilha, tanto no visual quanto na trilha sonora. Podemos ver que o capricho aqui foi de tamanha importância, pois o jogo tem animações bastante fluidas e uma trilha sonora impecável, chegando a quase no nível de Hollow Knight. Claro, com a sua beleza única trazendo uma identidade própria.

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O jogo possui uma belíssima arte e cada local parece único.

Os responsáveis pela beleza desse game foram Zhang Dan que ficou responsável pela parte artística do game e Zhou Pengku (Swords of Legends Online) pela parte da trilha sonora. O jogo possui belíssimas composições que traz uma atmosfera única para o jogo.

Apenas uma amostra da trilha sonora.

Conclusão

Afterimage é um metroidvania que quase passou despercebido por muita gente por ficar ofuscado por grandes lançamentos, mas ficamos felizes em saber de sua existência, o jogo pega muito de jogos como Hollow Knight e Ender Lilies e mescla de forma que não fica parecendo uma cópia criando uma história totalmente nova e uma jogabilidade bastante prazerosa além de um visual bastante lindo. Para quem curtiu os jogos que ele teve inspiração é recomendado dar uma chance a essa grande descoberta.

O jogo foi lançado para consoles Xbox, consoles PlayStation, PC e Nintendo Switch (versão analisada) no dia 25/04/2023. O jogo possui dublagens em Inglês, Chinês e Japonês e legendas em Alemão, Chinês Simplificado, Chinês Tradicional, Coreano, Espanhol, Francês, Inglês, Italiano, Japonês, Português (para a nossa alegria) e Russo.

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