Joe Lieberman, o senador dos EUA que “lutou” contra Mortal Kombat, faleceu aos 82 anos

28 de março de 2024

Aos 82 anos, Joe Lieberman, o ex-senador democrata conhecido por seu papel crucial na batalha contra a violência nos videogames nos anos 90, faleceu após complicações decorrentes de uma queda.

Lieberman foi companheiro de chapa do ex-vice-presidente dos EUA Al Gore na corrida presidencial dos EUA 2000, contra George W. Bush, mas sua marca mais duradoura ficou relacionada aos games, com sua incansável campanha contra a violência nos jogos eletrônicos, especialmente após o lançamento de títulos como Mortal Kombat e Night Trap, no início dos anos 90.

Ao lado do colega democrata Herb Kohl, de Wisconsin, Lieberman confrontou os desenvolvedores de jogos sobre o aumento da violência gráfica nos videogames, chegando ao ponto de expressar o desejo de “bani-los constitucionalmente”.

Suas lideranças em audiências do Senado sobre videogames em 1993 e 1994 culminaram na criação do Entertainment Software Rating Board (ESRB). Em uma entrevista de 2017, Lieberman elogiou o sistema ESRB, considerando-o “o melhor” e “muito superior aos filmes”. No entanto, mesmo com essa criação, sua luta contra os videogames violentos persistiu até os anos 2000, quando o então presidente Bill Clinton, também democrata, também criticava tais jogos.

Na opinião de quem escreve aqui, apesar de discordar de quase tudo da opinião do senador, devemos enxergar a situação com os óculos do contexto, pois no início dos anos 90, videogame ainda era “brinquedo” e produto direcionado para as crianças, o que justifica boa parte do “choque” causado por Mortal Kombat e similares para a sociedade em geral.

Minha opinião aqui ignora, no entanto, o sensacionalismo de muita gente que adora falar que “games matam e etc.”. Levo em conta apenas o choque “natural” que jogos violentos em um contextos de Marios, Sonics e outros mascotes causaram em pessoas comuns, que não acompanhavam os games de forma mais profunda.

Assim, mesmo querendo combater e até banir tais games, o senador Lieberman acabou, involuntariamente, ajudando na consolidação da indústria, pois a ERSB (e outros órgãos similares mundo afora), acabaram organizando a questão de faixa etária em jogos, garantindo a chegada de jogos como GTA, God of War, Gears of War e tantos outros que, além de sua qualidade, quintuplicaram a violência nos games.

Ou seja, Lieberman quis combater a violência e conseguiu a ERSB, para garantir o jogo certo na idade certa. E a indústria seguiu fazendo jogos violentos (com qualidade ou com muita falta da mesma), agora já direcionada no público adulto, o que ajudou a amadurecer positivamente o setor. No fim, todos ganharam com esta situação.

Neste momento difícil, enviamos nossas condolências à família e aos amigos de Lieberman.