Um desenvolvedor despertou o “sétimo sentido” do Mega Drive, explorando o poder total do console

28 de março de 2024

O desenvolvedor indie e homebrew Shannon Birt recentemente revelou uma demonstração de tecnologia para o Mega Drive com o objetivo de explorar os limites do hardware original, elevando-os para patamares verdadeiramente extraordinários.

O vídeo, que não se trata exatamente de um jogo, mas sim de uma demonstração do que é possível fazer com o sistema veterano nas mãos certas e com as ferramentas adequadas, exibe “1013 sprites em 1013 cores” e é verdadeiramente fascinante de se observar.

“O que poderia ser melhor do que 660 sprites em 660 cores?” questiona Birt, fazendo referência aos totais da demonstração anterior. “1013 sprites em 1013 cores!!!”

Essa demonstração específica começa com 117 sprites antes de adicionar 20 sprites por segundo a cada segundo até atingir o “Max Blast Processing” em torno da marca dos 46 segundos. O sprite principal e o áudio são retirados de Lufthoheit, um próximo shmup para o console; Birt está colaborando com @Carsten1349 e @laurent_crouzet neste shooter no estilo Thunder Force.

Birt destaca alguns pontos-chave em relação à filmagem, que é executada em hardware real:

Os resultados são verdadeiramente impressionantes e demonstram que ainda há muito potencial a ser explorado no console, mesmo tanto tempo após seu lançamento, e “aposentadoria”. Além disso, temos o vindouro lançamento de Earthion de Yuzo Koshiro, previsto para este ano, que conta com a promessa de levar o 16-bits da SEGA para potenciais nunca antes vistos.

O R36S é uma boa e barata opção para curtir os jogos clássicos, e você o encontra no AliExpress.

Confira nossas notícias diretamente no Telegram

E conheça nosso servidor no Discord

Junior Candido

Conto a história dos videogames e da velocidade de ontem e de hoje por aqui!

Mais Matérias de Junior