Modder cria o PS Hanami, um PSOne portátil, feito com placa-mãe original do console

16 de abril de 2024

Desde os tempos do PSP, o PlayStation original se tornou um “sistema portátil”, com diversos sistemas rodando seus games, mas sempre via emulação. Apesar do PSOne ser “meio portátil”, graças ao seu tamanho pequeno e uma tela LCD que garantia alguma portabilidade para ele, que tal se o próprio console da Sony se tornasse em algo realmente portátil?

Esta pergunta foi respondida por Mackie Kannard-Smith, também conhecido como @YveltalGriffin, que introduziu o PS Hanami.

“Este é o PS Hanami, meu portátil PlayStation 1 artesanal que projetei e construí em um mês”, revelou o modder. “Ele utiliza uma placa-mãe REAL do PS1 que eu cortei ao meio, dobrei como um livro e religuei. SEM emulação!”

Com dimensões de 181 x 91,5 x 30,25 mm, o portátil é feito usando placa-mãe real do PlayStation, porém não roda CDs. Em seu lugar, o portátil usa o XStation para carregar jogos a partir de um cartão SD, uma vez que incorporar uma unidade de CD-ROM nessa construção seria impraticável.

“Eu dou muita importância à qualidade de áudio e vídeo nos meus portáteis”, ressaltou o modder. “Por isso, o PS Hanami inclui alto-falantes estéreo robustos e um Shinobi Scaler executando o GBS Control para VGA 480p, com uma precisão perfeita em pixels.”

A duração da bateria é de cerca de 2,5 horas, o que não é extraordinário, mas levando em conta o projeto artesanal, e o que vem com ele, até que está tudo bem.

O feito mais impressionante é que a placa-mãe do PlayStation PU-18 teve que ser cortada e religada completamente. “Toda a religação foi feita manualmente”, explicou YveltalGriffin. “Sem PCBs flexíveis extravagantes desta vez! Após a dobra, a placa tem menos da metade do tamanho do mobo original. Naturalmente, também é duas vezes mais grosso.”

O R36S é uma boa e barata opção para curtir os jogos clássicos, e você o encontra no AliExpress.

Confira nossas notícias diretamente no Telegram

E conheça nosso servidor no Discord

Junior Candido

Conto a história dos videogames e da velocidade de ontem e de hoje por aqui!

Mais Matérias de Junior

Comente nas redes sociais