The Sims completa 12 anos, relembre o sucesso da série

4 de fevereiro de 2012

Hoje, um dos games mais populares de todos os tempos está completando 12 anos. Não estamos falando de nenhum game hardcore como Call of Duty ou Street Fighter, mas de The Sims, o simulador de vida social mais famoso do mundo!

Obra do talentoso designer Will Wright, o primeiro The Sims foi produzido pela Maxis – empresa que hoje faz parte da Electronic Arts -, e foi lançado no dia quatro de fevereiro de 2000 para PCs. Posteriormente, o game foi convertido para diversas plataformas.

The Sims surgiu como um spin off da série SimCity, e é um exemplo de game que acabou ficando mais famosa do que a série original!

Ao criar um Sim – que é o nome das pessoinhas virtuais do game – o jogador deve basicamente cuidar dele, dar-lhe comida, fazê-lo estudar/trabalhar, casar e formar uma família… enfim, quase tudo o que fazemos todos os dias, no mundo real.

Aliás, é até engraçado como um jogo onde devemos fazer basicamente o que já fazemos na vida real faz tanto sucesso. Parece que muita gente gosta de fugir do estresse da vida real indo para uma segunda vida virtual!

Falamos em sucesso ali em cima… e bota sucesso nisso! Apenas 2 anos após ser lançado, The Sims já era o jogo de PC mais vendido da época, somando incríveis 6.3 milhões de unidades vendidas. Atualmente, a franquia The Sims como um todo já ultrapassa com folga as 100 milhões de cópias vendidas.

Grande parte deste sucesso se deve à sua mecânica de jogo, que é divertida, intuitiva e fazer de aprender. Toda baseada em ícones, seus controles acessíveis fizeram com que garotas e gamers casuais se interessassem pelo game, e este é o principal público consumidor de The Sims até hoje.

Sem uma trama definida, a vida do seu personagem é um livro em branco, e você escolhe que rumo quer dar para ela, podendo fazê-lo seguir a carreira que você quiser, casá-lo com a Sim de outra pessoa, mobiliar sua casa, e muito mais.

Poderíamos lotar páginas e mais páginas com tudo o que há para ser feito em The Sims: viajar, passear, ser demitido, ser promovido, adotar um pet, namorar, brigar, ler, comer, brincar, nadar, dormir, ver TV, ir à academia, fazer mágicas…

Considerando que não há necessariamente um final, The Sims possui um fator replay absurdo, afinal, se seu personagem não morrer, ele pode continuar levando sua vidinha virtual por um tempo indeterminado.

O primeiro The Sims apresentava algumas “falhas” interessantes: bebês viravam crianças, mas as crianças jamais viravam adultos. E os adultos jamais morriam de velhice, embora pudessem morrer de outras formas.

Aí surgiram os primeiros trolls em The Sims: jogadores sádicos assassinavam seus personagens removendo a porta de um cômodo e deixando-os presos lá dentro, ou removendo a escadinha de uma piscina para deixar o Sim morrer afogado, entre outros métodos sádicos.

Felizmente, a morte não era necessariamente o fim, pois uma expansão do game colocava a Morte “em pessoa” no jogo e, se um parente do Sim falecido ganhasse uma partida de pedra-papel-e-tesoura contra ela (?!), o morto podia voltar à vida!

O primeiro The Sims ganhou sete expansões oficiais, e foi adaptado para diversas outras plataformas além do PC. Além das expansões, o game teve uma infinidade de mods extra-oficiais que adicionavam novos elementos ao jogo.

De 2000 para cá, já tivemos duas continuações diretas do game – cada uma com várias expansões – e até outras experiências, como The Sims: Medieval e Urbz: Sims in the City. Além dos ports para outras plataformas, o game já chegou aos smartphones e às redes sociais, sempre fazendo muito sucesso.

Atualmente, o universo de The Sims é tão rico e variado que lojas e marcas de verdade colocam seus produtos virtuais à venda no game, para que os jogadores possam deixar seus Sims sempre na moda. Artistas e celebridades fazem participações especiais no game, e empresas até mesmo lançam produtos no mundinho vitual dos Sims.

Confira abaixo um criativo trailer do primeiro game da série:

Então, independente se The Sims faz ou não o seu estilo de jogo, uma coisa é certa: esta série marcou o mundo dos games, e veio para ficar. Parabéns The Sims – e Electronic Arts – por estes 12 muito bem-sucedidos anos!

Rodrigo Pscheidt

Jornalista, baterista, gamer, trilheiro e fotógrafo digital (não necessariamente nesta ordem). Apaixonado por videogames desde os tempos do Atari 2600.

Mais Matérias de Rodrigo

Comente nas redes sociais