Códigos de programação do Steam sugerem que poderemos emprestar jogos aos amigos

19 de junho de 2013

Códigos de programação do Steam sugerem que poderemos emprestar jogos aos amigos

Parece que a discussão do empréstimo de games usados que bombou por conta do Playstation 4 e do Xbox One vai afetar também os PCs, mais precisamente o Steam. E se você já ama o serviço da Valve, prepare-se para amá-lo ainda mais: códigos encontrados na programação do site sugerem que em breve poderemos emprestar nossos jogos digitais aos amigos!

Embora a Valve não tenha soltado nenhuma informação oficial sobre o assunto, usuários do fórum NeoGAF flagraram alguns códigos bem interessantes na programação da última atualização do serviço.

As linhas promissoras estão destacadas na imagem abaixo (clique sobre ela para aumentar):

Códigos de programação do Steam sugerem que poderemos emprestar jogos aos amigos

Reproduzimos as linhas abaixo, caso a imagem tenha ficado pequena:

  • SteamUI_JoinDialog_SharedLicense_Title” “Shared game library”
  • SteamUI_JoinDialog_SharedLicenseLocked_OwnerText” “Just so you know, your games are currently in use by %borrower%. Playing now will send %borrower% a notice that it’s time to quit.”
  • SteamUI_JoinDialog_SharedLicenseLocked_BorrowerText” “This shared game is currently unavailable. Please try again later or buy this game for your own library.

 

Para quem ainda não entendeu, as linhas fazem alusão a uma nova utilidade, a “Shared Game Library” (Biblioteca de Jogos Compartilhados) e a comandos que permitem ao jogar “pedir seu jogo de volta” para seu amigo que está com o jogo emprestado, bem como uma mensagem que chega para avisar ele de que aquele jogo não está mais disponível.

Emprestar jogos em mídia física nunca foi um problema, mas o compartilhamento de games digitais até agora não é algo muito viável. Claro que o povo dá um jeitinho, compartilhando sua própria conta com os amigos, mas o real empréstimo de jogos ainda não acontece.

Antes de nos empolgarmos muito, por hora vamos esperar um pronunciamento oficial da Valve.

Se a confirmação vier, fica a dúvida: como a Valve irá convencer produtoras e distribuidoras a permitir esse compartilhamento de seus games?

(Via: Eurogamer, Kotaku)

Rodrigo Pscheidt

Jornalista, baterista, gamer, trilheiro e fotógrafo digital (não necessariamente nesta ordem). Apaixonado por videogames desde os tempos do Atari 2600.

Mais Matérias de Rodrigo

Comente nas redes sociais