SOS Arkade – Como funcionam as trading cards do Steam?

1 de julho de 2013

arkade_steamcards_07

Você aí que usa o Steam já deve ter percebido que está rolando um novo sistema de cartas colecionáveis. Mas como ele funciona? Entenda com a gente e veja como ganhar, colecionar e até vender suas figurinhas virtuais!

Este novo sistema colecionáveis do Steam já vinha sendo testado há algum tempo através da fase beta de testes. Agora ele está valendo, mais muita gente ainda está na dúvida: afinal, pra que servem essas cartas todas?

A Arkade te ajuda a entender! Vamos lá.

O que são estas benditas cartas de troca do Steam?

As cartas colecionáveis (trading cards) são um novo tipo de item que está rolando no Steam desde a semana passada.

arkade_steamcards_04

Elas ficam no seu inventário do Steam (junto com outros itens ganhos na brincadeira, como wallpapers e emoticons).

Como ganhar cartas colecionáveis (trading cards) no Steam?

Jogando. E depois de jogar, comprando ou trocando com outros jogadores.

Uma série de games do Steam já contam com suas próprias cartas especiais. Elas são ganhas conforme a pessoa os joga, e todo game tem um número fixo de “drops”. Ou seja, você poderá ganhar até quatro ou cinco cartas apenas jogando, e depois disso precisará caçar o que falta de cada conjunto no mercadinho próprio do Steam – ou no inventário de seus amigos e grupos de troca.

arkade_steamcards_06

Em jogos free-to-play, a coisa é diferente. Games gratuitos como Dota 2, por exemplo, só dão cartas se você gastar dinheiro real com itens da loja in-game. Para ter chance de achar uma carta nestes games, você precisará desembolsar uma grana comprando chapéus, capas e frigideiras (e basicamente todo tipo de item, cosmético ou não, à venda nestes games).

As cartas vão direto para o seu inventário, é só procurar lá, na aba de itens do Steam (onde ficam os gifts e chaves do Dota 2 que você provavelmente recebeu).

E para que servem estas cartas colecionáveis (trading cards)?

Além de funcionarem como figurinhas virtuais para colecionadores, as cartas de troca têm funções bem interessantes: os jogadores podem combinar um conjunto de cartas para ganhar insígnias especiais, que são basicamente recompensas para você “enfeitar” o seu perfil na comunidade (como na imagem abaixo).

arkade_steamcards_01

A cada vez que o jogador fecha um conjunto e cria uma insígnia, ele recebe 100 pontos de XP para o seu perfil e alguns presentes aleatórios, que podem ir desde wallpapers e emoticons temáticos até descontos (é isso aí, dependendo do conjunto, você ganha cupons virtuais que chegam a valer até 50% de desconto em produtos do Steam).

Por fim, é possível fechar várias vezes a mesma coleção de cartas, criando insígnias ainda melhores e deixando o seu perfil do Steam cada vez mais invocado.

Como criar estas insígnias e aumentar o meu level de Steam?

Como dissemos ali em cima, você pode forjar insígnias cada vez que completa um conjunto de cartas. Para ver como anda cada conjunto, você pode dar uma olhada na página do seu perfil e clicar em insígnias. É lá que você vê como está o progresso de cada conjunto.

arkade_steamcards_02

Cada insígnia criada vale 100 pontos de XP no nível do seu perfil, além de alguns bônus.

E o Mercado da comunidade do Steam?

Vai chegar um momento em que apenas jogar os games não vai mais render cartas. É a partir daí que os seus dotes de negociante e consumista entram em cena.

Além de “bater rolo” com seus amigos do Steam, você também poderá garimpar o Mercado da Comunidade atrás de cartas e itens. Para encontrar o mercado, clique na aba Comunidade e escolha a última opção, Mercado.

arkade_steamcards_03

Ali você poderá encontrar todo tipo de item relacionado à brincadeira de cartas do Steam (além dos chapéus e afins para games com suporte à itens criados por jogadores). A compra usa a grana da “Carteira”.

A maioria das cartas valem apenas alguns centavos, mas existem figuras raras que chegam a ser vendidas por mais que 50 dólares (!).

Para vender suas cartas, você pode usar o seu inventário (basta selecionar a carta e clicar em Vender) ou fazer isso direto pelo Mercado da Comunidade. O preço varia muito de acordo com a oferta e procura de cada tipo de carta, e a “economia” da Valve daria por si só assunto para um post inteiro. E dos grandes.

A empresa criadora de Half Life e do próprio Steam já vem incentivando a interação e o comércio entre jogadores há um bom tempo (você sabia que alguns americanos chegam a ganhar mais de 300 mil dólares por ano criando “chapéus” para Team Fortress 2?). Pois é, este novo sistema de cartas colecionáveis vem para deixar a coisa ainda mais interessante, principalmente se levarmos em conta que logo logo teremos a tradicional promoção de férias da loja de games e há cupons de desconto em jogo.

Para tirar todas as dúvidas, não deixe de dar uma olhada na página oficial das trading cards!

(Via: Steam)

Daniel Zimmermann

Mais Matérias de Daniel