Usuários do Steam poderão emprestar seus jogos a amigos e familiares

11 de setembro de 2013

arkade_steamfamilysharing_beta_01

Nova função do Steam permitirá que você empreste os jogos da sua coleção digital a até 10 amigos ou familiares. Mas a coisa não será tão liberal quanto parece. Entenda.

A Valve divulgou hoje o Steam Family Sharing, um novo recurso que em breve entrará em fase de testes e que permitirá aos usuários da plataforma emprestarem seus jogos para até 10 pessoas de confiança.

Os dez escolhidos terão acesso à toda a biblioteca de jogos do dono da conta. Mesmo com várias pessoas diferentes compartilhando a mesma conta, o Steam vai gravar conquistas e salvar o progresso de cada uma delas separadamente na nuvem. Antes era possível “emprestar” informalmente a conta, com direito à senhas e possivelmente dados pessoais, de cartão de crédito, etc.

“Nossos clientes expressaram o desejo de compartilhar seus games digitais entre amigos e familiares, exatamente como fazem com cópias físicas, livros, DVDs e outras mídias. O Family Sharing foi criado como uma resposta direta a estes pedidos”

arkade_steamfamilysharing_beta_02

Os proprietários poderão autorizar os usuários que terão acesso à sua biblioteca, porém essa autorização será limitada a um dispositivo (à principio, por dispositivo leia-se computador ou notebook). Isso significa que, se você emprestou seus jogos ao Fulano, ele só terá acesso a eles em um computador específico e não poderá sair abrindo-os em qualquer máquina. Será permitido aos jogadores solicitarem empréstimos de seus amigos.

Existem alguns “poréns” nessa história. Se você estiver jogando um game que pegou emprestado e o dono da conta quiser usar um dos próprios jogos (mesmo que seja outro título), você receberá uma mensagem sugerindo que você compre o produto ou “caia fora”, e será desligado da conta dentro de alguns minutos.

Outro detalhe é o fato de que nem todos os games da loja virtual vão funcionar em outros computadores, devido à “questões técnicas”, segundo a nota.

Ao que parece, pode ser mais um passo, depois do Big Screen, da Valve em direção ao seu misterioso console, apelidado Steam Box. Quanto a este, as informações continuam escassas.

(Via: CVG, Kotaku US)

Daniel Zimmermann

Mais Matérias de Daniel

Comente nas redes sociais