Criador de Braid denuncia plágio na Windows Store

15 de janeiro de 2014

Criador de Braid denuncia plágio na Windows Store

Jonathan Blow, criador do clássico de 2008, descobriu três games “copiados” de Braid na loja de aplicativos do Windows 8. Fique por dentro!

Disponibilizados de graça na Windows Store, os três joguinhos canastrões se chamam Braidy Jump, Braidy’s Adventures e Breid (sim, Breid). Marcados por Blow no seu Twitter, os três chamam a atenção para a falta de cuidado da Microsoft ao aceitar aplicativos em sua loja, neste caso aplicativos plagiados em diferentes graus.

Coincidentemente (ou não), David Hellman, o artista responsável pela bela arte do jogo, havia liberado em 2009 os assets de Braid (recursos como cenários, objetos e animações) para que os fãs mais criativos pudessem “brincar” com as imagens. A brincadeira não incluía, porém, a permissão para se clonar o jogo.

Games clonados são comuns em lojas de aplicativos e isso não se restringe à Windows Store: é possível encontrar joguinhos “copiados” também na Google Play e na própria Apple Store. Até o fechamento deste post, a Microsoft não havia comentado o caso.

Criador de Braid denuncia plágio na Windows Store

Lançado em 2008 para PC, PlayStation 3 e Xbox 360, Braid (o original, imagem acima) é considerado um dos melhores games da geração passada.

(Via: Game Spot, The Escapist)

Daniel Zimmermann

Mais Matérias de Daniel

Comente nas redes sociais