As Tartarugas Ninja, Ryu, Goku, Mario e muitos outros te convidam pro crossover mais legal de todos: World Heroes 2

18 de fevereiro de 2015

As Tartarugas Ninja, Ryu, Goku, Mario e muitos outros te convidam pro crossover mais legal de todos: World Heroes 2

Já imaginou jogar um crossover onde Ryu e Goku disputam suas “magias” e o Mario pode encarar o Bowser na porrada? Pois conheça World Heroes 2, jogo xing-ling lançado para o NES que você pode conferir com a gente!

Capcom vs. SNK, Street Fight x Tekken, Marvel x Street Fighter e Super Smash Bros. são apenas uns de muitos bons exemplos de como a reunião de personagens de universos diferentes acabam virando sucesso e criando legião de fãs. The King of Fighters, por exemplo, consagrou definitivamente a SNK ao unir personagens de várias franquias de que era dona e sempre que algum estúdio anuncia que vai unir forças com outros universos, todos ficam ansiosos pra saber o resultado.

Pois bem, lááááááá nos longínquos final dos anos 80 e começo da década de 90, este tipo de jogo não era tão comum assim, mesmo assim a ideia já fazia parte do imaginário de algumas pessoas e mesmo tendo saído direto dos obscuros estúdios piratas xing-ling da vida, o NES ganhou em meio a sua rica biblioteca um crossover no mínimo, interessante. Imagino o que seria caso este jogo tivesse sido de fato desenvolvido pelos estúdios detentores dos personagens.

As Tartarugas Ninja, Ryu, Goku, Mario e muitos outros te convidam pro crossover mais legal de todos: World Heroes 2

Esta tela de seleção é o sonho de consumo de várias crianças dos anos 90.

E temos um jogo até bem feito. A Cony Corp. of America (é o nome do estúdio) conseguiu colocar doze personagens no cartucho, com doze cenários e várias músicas. Em se tratando de NES e o fato de que em 1994 (ano que está no crédito do cartucho), podemos afirmar que é um milagre tecnológico, já que jogos de luta geralmente exigiam muito espaço dos cartuchos e apenas um ano atrás o Mega Drive tinha recebido Street Fighter II Turbo com os doze selecionáveis selecionáveis.

Vale mencionar também os cenários: o de Mario, por exemplo, conta com várias animações e cores. O cenário tem aquele chão (que acho que foi reaproveitado) de Super Mario Bros. 3, o clássico cenário azul e colorido e dois Koopa Troopas dançando, ampliando os detalhes do cenário; o de Chun Li é semelhante ao jogo dos World Warriors, sendo em uma rua chinesa com alto movimento de bicicletas e mesmo com menos cores e detalhes, impressiona também.

As Tartarugas Ninja, Ryu, Goku, Mario e muitos outros te convidam pro crossover mais legal de todos: World Heroes 2

Vega (M. Bison) é mais do mal aqui, repare no laboratório repleto de experiências “malignas” que é o seu cenário.

A movimentação também é bem fluida, mas com ressalvas: os bugs tomam conta do jogo fazendo aqueles irritantes “pisca-pisca” da geração 8-bits. Assim como alguns vacilos, como o nome de Goku que está escrito em chinês na barra de energia, Mai Shiranui que (chuto eu, não saberem escrever Shiranui) se chama Mai Mai e o Koopa que chama Kupa. Mas nada que atrapalhe o jogo.

Na tela de seleção de personagens, a lista de fato é muito interessante. Temos: Ryu, que já era figura carimbada de crossover antes mesmo dos arcades do final dos anos 90; Mario, que tem o cenário mais legal e se divertia com pancadaria anos antes de Super Smash Bros. do N64; Chun Li, outra arroz de festa; Sonic, o azulão que é a “própria bolinha” em seus ataques; Leonardo, a Tartaruga Ninja que representa a turma; Haggar, das ruas de Metro City; Bowser, querendo encarar o Mario na porrada e não nos pulos; Yeain (quem?); Andy Bogard e Mai Shiranui de Fatal Fury; Goku, o Super Saiyajin preferido da galera e o “chefão final” definitivo: Vega (ou M. Bison, como preferir).

E garanto que os combates valem a pena. São divertidos pelo simples fato de ver Goku medindo forças com Ryu e tantos outros, que só de pensar nos dá um estresse do tipo “mesa de reuniões com executivos de todas estas empresas com cláusulas e mais cláusulas para tornar isso possível”.

World Heroes 2 é a continuação de um primeiro jogo, mais simples obviamente porém que já ditavam antes uma tendência que hoje é comum em nosso meio: a mistura agradável de personagens de vários universos. Se ficou curioso, dê um jeito de encontrar este jogo (será que tem naqueles cartuchos 999 in 1 das bancas?) e aproveite.

6 Respostas para “As Tartarugas Ninja, Ryu, Goku, Mario e muitos outros te convidam pro crossover mais legal de todos: World Heroes 2”

  • 18 de fevereiro de 2015 às 16:34 -

    Mario

  • Joguei bastante esse jogo, era muito legal. 

  • 18 de fevereiro de 2015 às 17:22 -

    Fidelis

  • Tudo indica que o Yeain é o Lawrence da Fatal Fury 2… O.o

  • 18 de fevereiro de 2015 às 21:07 -

    Madruga

  • Bem, tenho que dizer que por mais legal que esse jogo possa parecer, eu nunca fui um admirador de nenhum jogo feito em cima da “Cony’s Fighting Engine”. Sempre vi jogos medíocres saindo dessa empresa. Foram experiências desagradáveis jogar o mortal kombat ou o street fighter que eles fizeram. Jogos com gráficos e animações razoáveis e uma IA horrível que parece uma criança que descobre o ▼ ► B e fica nisso até o final.Para os Bootlegs de luta do Nintendinho sempre fui fã dos jogos feitos pela Hummer Team. Os Mortal Kombat e os Street Fighter deles tem uma jogabilidade muito boa. Gráficos razoáveis, mas gosto muito dos sprites que eles usavam.http://bootleggames.wikia.com/wiki/Mortal_Kombat_II_SpecialSe for procurar algum jogo nesse naipe, recomendo que procure os da Hummer.

  • 19 de fevereiro de 2015 às 09:58 -

    Gui Mendes

  • SENSACIONAL!

  • 26 de fevereiro de 2015 às 04:46 -

    Clayton

  • Eu ja jogeui jogos assim no meu genérico de NES(Dynavision Radical) e acho uma merda(desculpem o termo)

  • 27 de fevereiro de 2015 às 18:04 -

    Juliano

  • me diverti muito alugando esse jogo na minha infância, ah que saudades do meu nes 

Deixar um comentário (ver regras)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *