Cine Arkade: o legado em ascensão de Star Wars

2 de maio de 2015

Cine Arkade: o legado em ascensão de Star Wars

Este será um ano bem interessante para o mundo do cinema por vários motivos, mas um novo filme da franquia de Star Wars com certeza se destaca de qualquer outra razão que temos por aí. Mas por que estamos tão animados com ele?

Alguns filmes tendem a se prolongar e desenvolver continuações desnecessárias para expandir a franquia, outros acabam ganhando famigerados reboots para angariar novos fãs, trazer um pouco de nostalgia para quem já era fã e, quem sabe, trazer algo criativo à mesa.

A saturação desta gigantesca fatia do mercado é como se fosse uma forte maré, indo e voltando em certos tempos para entregar filmes que muitas vezes são cansativos e acabam destruindo qualquer legado que uma franquia com potencial possa ter tido do início.

Cine Arkade: o legado em ascensão de Star Wars

Eis que temos Star Wars, série que não capturou apenas uma geração de fãs do sci fi e do cinema, mas várias gerações, pessoas em diferentes momentos de suas vidas e virando uma verdadeira legião de fãs, entusiastas e pessoas completamente apaixonadas pelo universo e de tudo que foi construído em sua volta.

A LONG, LONG TIME AGO IN A GALAXY FAR, FAR AWAY…

Tudo começou há quase quatro décadas, com Star Wars Episódio IV: Uma Nova Esperança. Lá vimos uma pequena porção do gigantesco universo que George Lucas idealizou, envolvendo uma trama cativante, com personagens interessantes e acima de tudo, um universo vívido e cheio de detalhes.

Cine Arkade: o legado em ascensão de Star Wars

O sucesso estrondoso do primeiro filme levou Lucas a produzir e criar uma trilogia épica, com O Império Contra-ataca e O Retorno de Jedi, finalizando o que parecia ser uma história concisa e com um final satisfatório. Porém, este foi somente o inevitável começo de uma série que iria se expandir por décadas e mais décadas em todas as formas de entretenimento.

A inevitabilidade de uma franquia maior ainda já estava se tornando realidade logo após o primeiro filme, em que vimos desenhos, quadrinhos, jogos e action figures retratando todos os personagens e diferentes momentos que ocorrem no filme. A expansão foi pesada e alavancou o sucesso de Star Wars para níveis inimagináveis.

Vários anos se passaram e, em 1999, entramos em uma nova e polêmica trilogia, com novos filmes contando as origens dos personagens que já conhecemos, focando em Anakin Skywalker, o jovem que iria se tornar o icônico vilão Darth Vader (isso não é spoiler, é?).

A Ameaça Fantasma, Ataque dos Clones e A Vingança dos Sith conseguiram contar uma história interessante e expandiram bastante o universo da franquia, ainda que tenham forçado a barra em muitos aspectos (ah, os midi-chlorians) e tenham falhas visíveis que os fãs não conseguem esquecer até hoje.

Cine Arkade: o legado em ascensão de Star Wars

Apesar de controversos, estes três filmes foram os momentos cruciais que definiram a franquia inteira de Star Wars como o maior instrumento de nostalgia para os fãs. Isto porque os três filmes iniciaram uma tradição para mais pessoas seguirem o estilo de vida e abraçar gerações e famílias inteiras.

O processo é bem simples: tudo começou com os pais levando seus filhos para o cinema quando eram menores, o que faz estes mesmos filhos levarem seus filhos para assistir a trilogia mais recente, o que se torna um efeito cascata com esta nova trilogia que começa este ano e irá continuar até 2019, quando o nono filme da franquia chegar aos cinemas.

Essa sequência de filmes que estamos acompanhando desde 1977 mostra como Star Wars é a franquia mais importante do cinema, poucos filmes conseguiram trazer este nível de competência e engajamento em seus filmes. Mesmo ocasionalmente deixando a desejar, o público continua indo para o cinema, e ainda por cima existe uma legião fiel de fãs que seguem as doutrinas e crenças que a franquia nos deu.

Cine Arkade: o legado em ascensão de Star Wars

Tudo que mencionei até agora é somente dos filmes, sendo que a franquia como um todo pode facilmente tomar a posição de produto de entretenimento mais importante da cultura pop quando pensamos em tudo que abrange Star Wars na música, TV, videogames, arte e literatura.

Mas por que Star Wars é tão cativante?

Após conversar com algumas pessoas e ver estes depoimentos, eu vejo que Star Wars transcende o que sentimos quando vemos filmes. Todo o conceito de escapismo se intensifica porque é impossível de não se prender neste universo, e todo legado por trás de seis filmes e inúmeros jogos, quadrinhos, graphic novels e livros desenvolve uma realidade tão rica e detalhada que a única reação sensata de alguém que acompanhou o desenvolvimento de tudo isso é uma paixão incondicional pelo que Star Wars é.

Cine Arkade: o legado em ascensão de Star Wars

Seja uma pessoa que assistiu Star Wars pela primeira vez há décadas, com seu tio e se apaixonou pelo universo no instante em que as letras começaram a subir; ou alguém que conheceu a franquia pela paródia Space Balls de Mel Brooks; alguém que tenha conhecido a trilogia original em uma maratona na TV; ou mesmo através de algum jogo como KOTOR, Battlefront ou Jedi Academy; cada um ama a saga Star Wars do seu jeito, e este amor é verdadeira “Força” dos fãs, e é o que mantém a franquia tão viva por tanto tempo.

Tudo isso pode estar atribuído à simples nostalgia, mas Star Wars conseguiu ultrapassar este conceito e atingiu patamares que ninguém imaginou. E o que resume tudo isso é a sensação indescritível que sentimos no mais recente trailer do novo filme, quando Han Solo falou “Chewie, we’re home” para o seu grande e peludo amigo.

Cine Arkade: o legado em ascensão de Star Wars

Por tudo isso Star Wars é a maior franquia existente no entretenimento e com o futuro promissor que estamos vendo, ela não vai sair desta posição tão cedo. E para falar a verdade, eu (e mais milhões de pessoas pelo mundo) não quero que ela perca está posição de forma alguma. <3

Uma resposta para “Cine Arkade: o legado em ascensão de Star Wars”

  • 3 de maio de 2015 às 13:46 -

    Leandro alves

  • eu assistirei o filme novo da franquia, na primeira semana que estrear, mas confesso que não estou no Hype como a maioria. esperavam isso da segunda trilogia, e olha no que deu nisso. melhor manter as expectativas baixas por hora.

    vai ver porque não sou um fanático pelos filmes, eu joguei os games de nave do N64, joguei The Force Unleashed e passei a gostar da franquia, mas não a ponto de ir no dia da estreia fantasiado de Sith. (e sim, prefiro o lado “afrodescendente” da força, que é mais interessante que uns jedis vestidos de pijamas brancos)

    e sobre os “Midi Chrolians”, pelo que estão presupondo em sites e podcats de cinema, essa história talvez nem leve em conta, pois essa conversa de “jedis abençoados por microrganismos” não convenceu a maioria dos fãs. a tal “força” era algo bem maior e que qualquer um poderia aprender com treino. pela que contavam, até um mendigo bêbado da esquina poderia enforcar alguém a uma galáxia de distancia se soubesse usar a força se assim ele quissese.

    Star Wars é se comparado com musica…é como se os Beatles estivessem voltando. esperemos que o seu retorno seja prazeroso

Deixar um comentário (ver regras)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *