Sound Test Arkade Faixa 11 – Masato Nakamura / Sonic The Hedgehog

17 de maio de 2015

Sound Test Arkade Faixa 11 - Masato Nakamura / Sonic The Hedgehog

Prepare-se para a sentir a velocidade com a música empolgante de Sonic The Hedgehog na Sound Test Arkade de número 11!

Lá pelos idos de 1993, quando eu tinha uns sete anos (sim, tô ficando velho!), ganhei meu primeiro console, que eu considero o responsável por despertar em mim a paixão por essa mídia que segue forte até os dias de hoje. Era um Mega Drive II, que vinha acompanhado do cartucho de Sonic The Hedgehog.

Sound Test Arkade Faixa 11 - Masato Nakamura / Sonic The Hedgehog

Durante muito tempo, essa foi a única “fita” que tive, então desenvolvi uma relação especial com esse porco-espinho azul durante minha infância. Desde então, tenho todas as músicas deste primeiro jogo – que viria a ser a série mais famosa da Sega – gravadas na minha memória.

E é neste tom de nostalgia, que convido vocês a alongarem-se, calçarem um tênis vermelho, prepararem para correr, dar o play no vídeo abaixo e me acompanhar na leitura sobre a trilha sonora de Sonic The Hedgehog.

O jogo

Lançado em 1991 para o Sega Genesis/Mega Drive, Sonic The Hedgehog foi uma tentativa de resposta da Sega para o estrondoso sucesso dos jogos da série Super Mario, o mascote e maior expoente da sua principal concorrente, a Nintendo.

Um porco-espinho azul foi escolhido para se tornar o mascote da empresa, que queria ter um personagem tão forte quanto o encanador bigodudo da concorrência. Contudo, não adiantaria criar um personagem com charme se ele não estivesse em um bom jogo. E nisso a Sega acertou em cheio.

Sound Test Arkade Faixa 11 - Masato Nakamura / Sonic The Hedgehog

Sonic The Hedgehog segue o estilo plataforma de Super Mario. No entanto, a habilidade de Sonic de correr em alta velocidade dá um traço diferente na jogabilidade e influencia a própria arquitetura das fases. Retas, grandes quedas e loopings são colocados estrategicamente para aumentar a sensação de velocidade.

Sound Test Arkade Faixa 11 - Masato Nakamura / Sonic The Hedgehog

A história aqui é bem simples. O Dr. Robotnik (conhecido como Eggman no Japão, e que tem uma aparência que lembra o ex-presidente dos Estados Unidos Theodore Roosevelt mais do que deveria) raptou os animais da South Island e os aprisionou em robôs. Cabe a Sonic travar um duelo natureza/maquinaria para salvá-los.

Para isso, ele passa por diversas cenários diferentes que são divididos em atos, e no último ato de cada um destes cenários um chefe é apresentado e precisa ser derrotado. Uma mecânica muito simples para um jogo extremamente divertido.

O Compositor

Sound Test Arkade Faixa 11 - Masato Nakamura / Sonic The Hedgehog

O músico Masato Nakamura é o responsável por compor toda a trilha sonora de Sonic The Hedgehog, mas curiosamente não começou sua carreira trabalhando com videogames. Sua carreira na música começou em 1988, quando em conjunto com seu amigo Miwa Yoshida, formaram a banda pop Dream Come True.

O Dream Come True já tinha lançado três álbuns e gozava de ótimo sucesso no Japão quando Nakamura foi convidado pela Sega para realizar a composição de um novo jogo, que receberia o nome de Sonic.

Inclusiva a primeira aparição do porco-espinho azul foi pintado no ônibus da banda de Nakamura, que excursionava pelo Japão enquanto preparava a gravação do seu quarto álbum.

A composição de Nakamura, utilizando sintetizadores e um estilo bem mais elétrico do que o da sua banda, foi um sucesso absoluto. Isto o credenciou para compor as trilhas de Sonic The Hedgehog 2.

Porém, durante a composição para o terceiro jogo da série, Nakamura e Sega não chegaram num acordo financeiro, o que levou o compositor a deixar o trabalho e obrigou a empresa a utilizar uma equipe de artistas que contou com a contribuição até de Michael Jackson.

Hoje, Masata Nakamura é dono da DCT Records, uma gravadora japonesa que tem como carro-chefe a própria banda Dreams Come True, que está na ativa até os tempos atuais. Com grande sucesso mundial, a banda vendeu mais de 40 milhões de álbuns nestes 27 anos de estrada, além de ser capaz de produzir clipes ahn… curiosos, como este:

A trilha

As músicas de Sonic The Hedgehog são fundamentais para deixar latente a sensação de velocidade proposta pelo jogo. Utilizando os chiptunes comuns à época, Masato Nakamura conseguiu um resultado impressionante neste jogo. Cada cenário tem sua própria música, que tem um casamento perfeito com o visual demonstrado.

O ritmo de músicas como a que toca em Green Hill Zone, primeira fase do jogo, é daqueles que ficam na cabeça e estão entre as músicas mais famosas da história dos videogames. Esta inclusive, ganhou inúmeras versões, como o já lendário vídeo (que vai completar nove anos!) da banda brasileira Mega Drivers, que fez uma versão Heavy Metal para a música.

Confira e atente para a incrível guitarra feita com um Mega Drive:

Em outubro de 2011, para comemorar os vinte anos da franquia, a Sega lançou uma compilação das trilhas de Sonic The Hedgehog e Sonic The Hedgehog 2 remasterizadas e que ainda incluía uma série de demo tapes de Masato Nakamura, incluindo remixes do Dreams Come True. Um item e tanto para colecionadores.

Chegamos aqui ao final de mais uma Sound Test Arkade, desta vez com a nostalgia de Sonic The Hedgehog. Diga qual é sua música preferida no jogo na sessão de comentários abaixo e fique a vontade para pedir um jogo que você queira ver na próxima edição! Até lá!

Bônus:

Deixar um comentário (ver regras)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *