A atualização não-oficial da Copa do Catar no Winning Eleven ficou boa demais

22 de novembro de 2022
A atualização não-oficial da Copa do Catar no Winning Eleven ficou boa demais

Não é novidade mais saber que grandes eventos, como a Copa do Mundo, recebem tanto versões oficiais, como o update do FIFA 23, quanto versões feitas pela comunidade, como os hacks de International Superstar Soccer. Até o Dreamcast entrou na dança, com uma adaptação de um game para o console.

Mas a adaptação que fizeram do torneio no Catar com o Winning Eleven ficou demais! Assinado pela Kaizo Ediciones WE, o game capricha desde a tela de abertura, com uma tela com a logo da Copa do Mundo, sem parecer aquelas artes exageradas de jogos do tipo, fazendo os mais desavisados pensarem que o PS1 realmente recebeu um jogo oficial do torneio.

O game em si não tem nada de especial, salvo o fato de que o modder teve o cuidado de separar todas as seleções por ordem, do Grupo A ao Grupo H, uma ao lado da outra. Abaixo, as demais seleções, que também foram escolhidas baseadas nas que quase foram para o torneio, mas foram eliminadas.

Assim, Itália, Escócia, Macedônia do Norte, Ucrânia, Turquia e Suécia, que foram eliminadas nos playoffs, estão presentes no game. Assim como o Peru, Emirados Árabes e Nova Zelândia, que perderam as vagas nos Playoffs Internacionais. Colômbia e Chile, que ficaram próximas, mas de fora nas Eliminatórias Sul-Americanas, além de Argélia, Egito e Nigéria, eliminadas nos Playoffs Africanos, marcam presença neste hack.

Todos os times, obviamente, estão atualizados. Incluindo a pontuação de cada um, que foi adaptada também pelo modder:

Os times contam com os jogadores convocados para o torneio, e as camisas tiveram um trabalho caprichado, dentro das limitações do PlayStation original. No game original, já era possível ver uma adaptação caprichada dos uniformes, e este hack caprichou também. A camisa do Brasil, com a gola verde, lembra o uniforme que a seleção jogará no Catar. As camisas de Portugal, Argentina, México, Alemanha e Holanda (que já causou “polêmica” por usar um tom de laranja meio diferente do usual), também são dignas de nota.

A simulação do game começou idêntica à partida inaugural, com o Equador vencendo os anfitriões por 2×0:

Para maiores informações sobre este hack, é só visitar o canal do Youtube de seu criador. Onde, inclusive, ele “cobre” o evento com o game, trazendo uma reprodução das partidas, como foi feito no ano passado, durante a Euro 2020 (que aconteceu em 2021).

Junior Candido

Conto a história dos videogames e da velocidade de ontem e de hoje por aqui!

Mais Matérias de Junior

Comente nas redes sociais