A qualidade sonora nos games apreciada com o Astro A40 TR

6 de agosto de 2020
A qualidade sonora nos games apreciada com o Astro A40 TR

O mundo dos games sofreu uma revolução positiva, na geração 32 bits. Com a presença dos CDs como mídias, as trilhas sonoras e efeitos sonoros ficaram melhores como nunca. Sons reais, como roncos de motores e explosões, se uniram a músicas cantadas, e trilhas sonoras com caráter de cinema.

O tempo foi passando e, atualmente, tudo isso segue, com as tecnologias mais avançadas. Hoje, termos como “som digital”, “som 3D”, “Dolby Digital” e tantos outros fazem parte do dia a dia de quem gosta de cinema e, também, games. Neste contexto, os headsets gamers cresceram muito nesta geração.

Com facilidades oferecidas pelos consoles, os dispositivos, antes mais característicos aos PCs, agora oferecem aos donos de Playstation 4 e Xbox One melhores possibilidades sonoras. Seja para aproveitar melhor uma ambientação, para ser mais atento a elementos sonoros em games de ação ou corrida, ou ainda para apreciar uma bela trilha sonora, nunca foi tão bom ser um apreciador sonoro de consoles, hoje em dia.

Dito isto, hoje o produto o qual iremos falar é o Astro A40 TR. O produto, da Astro/Logitech, promete um desempenho superior, com direito a uma base que oferece melhor controle para a jogatina. O headset cumpre o que promete? É o que iremos ver, juntos, agora!

Design prático e confortável

A qualidade sonora nos games apreciada com o Astro A40 TR

O design do Astro A40 TR é bem simples. Mas isso não quer dizer que o aparelho não é elegante. Sim, ele é bem bonito, e elegante. Mas é bem minimalista, em comparação a outros produtos de sua categoria. Seu microfone, inclusive, é bem interessante: é destacável, e se ajusta da maneira a qual você achar melhor, por ser flexível. Assim, ele fica “invisível” no seu uso, mesmo plugado.

Ele é bem prático. Dá pra trocar a espuma interna, e mantê-lo com cara de novo por mais tempo. E, para personalizar, dá pra trocar também a placa externa do fone. Dá pra comprá-las no site da Astro, e mantê-la mais com “a sua cara”. Os Astro A40 também oferecem, visualmente, uma sensação de produto mais frágil. Mas não se engane: são só aparências. O uso dele é confortável, e se mostra bem resistente, no uso do dia a dia.

Os fones ainda rotacionam em um ângulo perto dos 100º, o que o deixa apto a ficar confortável nos mais diferentes formatos de cabeça. E seu ajuste também é bem simples, e deixa o fone sempre bonito, sem aquela impressão de “sobrando” ou “faltando”. Os fios são independentes, o que ajuda a manter a vida útil do aparelho maior. Quebrou o fio? É só trocar por um novo, sem perder o fone como um todo.

E ainda há o MixAmp Pro. O dispositivo, que é basicamente uma placa de som externa, oferece diversos recursos, à mão do jogador. Falaremos dele melhor mais abaixo. Mas seu design acompanha o headset: é simples, estiloso, com suas luzes, e é bem “direto ao ponto”. Também mostrando que, como o fone, o dispositivo tem cara de ser durável por muito tempo.

O MixAmp Pro, o “culpado” da qualidade do A40 TR

A qualidade sonora nos games apreciada com o Astro A40 TR

O MixAmp Pro é o dispositivo que faz o Astro A40 TR deixar de ser “só um headset” para se transformar em um dispositivo de extrema qualidade. Ele transforma o som, mantendo-o nos padrões digitais, graças a sua saída óptica. Com ele, também dá, via software, conectado em um PC, controlar de maneira mais profunda o microfone e o headset.

Ele conta com controle Dolby Audio, para a experiência em áudio 3D, controle de volume, controle de áudio e voz, específico para streaming, no qual o streamer pode, de maneira fácil, regular o som entre a sua voz e a voz do game, e escolher entre definições de som ao escolha de opções no próprio dispotivo.

Tudo muito prático, e desejado por quem quer um controle maior das características sonoras, e quem gosta de apreciar os sons e músicas dos games. O resultado final, com tudo devidamente configurado e instalado, é a de ter maior controle sobre os aspectos sonoros, e, os auditivos terão muito a explorar no dispositivo, na busca pela experiência sonora “perfeita”.

Qualidade sonora e de voz

Na voz, o A40 TR manda muito bem. Além do microfone boom de 6,0 mm unidirecional, ele ainda conta com haste flexível, que deixa a distância bem mais fácil, de acordo com o seu uso. Usei o A40 TR e seu microfone, em uma live, feita junto com a Yamaha. Você pode acompanhar a live, que foi um desafio no MotoGP 20, e conferir o desempenho do headset, aqui:

Sobre os games em si, falarei mais para a frente. Mas sim, em vários games, o dispositivo é otimizado, ajudando e muito na qualidade e na boa audição dos games. Geralmente, estes headsets são vendidos com foco no público de games online, ou de adeptos do eSports, devido às várias necessidades sonoras que games como CS:GO, League of Legends, ou Valorant, exigem.

Mas dá sim pra usar o headset só para apreciar uma ambientação. Ou para curtir as boas trilhas sonoras que os games tem oferecido. Com o controle na sua mão, dá ainda, para deixar o som personalizado, e mantê-lo do jeito que você quer. E, como tudo neste pacote, é feito para quem quer mesmo ter uma experiência superior em áudio. Se dispondo a explorar bem cada recurso, para encontrar o ajuste perfeito.

Jogando no Playstation

A Astro tem um A40 TR equivalente para o Xbox One. Mas, como o review foi feito em um Playstation 4, particularidades do console da Sony terão que ser avaliadas, pois além do produto em si, há questões únicas a serem consideradas. E, um dos grandes problemas do uso pleno do headset, é saber que nem todo Playstation é 100% compatível com a tecnologia.

O PS4 Slim não possui saída óptica. E o MixAmp necessita de tal saída, para entregar o som tal qual promete. A saída, é usar um adaptador, que, embora, seja útil, mostra um problema do modelo atual do console da Sony. O adaptador em questão é este:

Outro problema, que também é “culpa” do console, está na USB. O MixAmp usa uma porta USB, para alimentação e conexão. O problema é que o Playstation 4 possui apenas duas portas USB (o PS4 Pro tem três). E, hoje, diversos acessórios exigem a conexão via USB. São volantes, HDs externos, a recarga de controles e diversos outros dispositivos, que exigem um gerenciamento de portas.

Assim, para usar o A40 TR em um Playstation 4, é necessário entender esta questão. Se você usa diversos dispositivos, e que exigem usar a porta USB, considere comprar um hub. Ou seja, para aproveitar de maneira plena o aparelho, pode ser preciso investir em adaptadores, o que não é lá muito prático. Mas, deixando bem claro. Estas questões envolvem o console que recebe o headset, e não o produto.

Entretanto, há uma questão interessante, para quem joga no videogame, e na sala. Os cabos são bem longos, tanto do headset, quanto do MixAmp. Isso significa que é possível, por exemplo, deixar o MixAmp no rack, e jogar em uma distância bacana da TV. Ou, para quem quer jogar mais longe ainda, dá pra “levar com você” o dispositivo, e deixá-lo ao seu lado, no sofá. Apesar dos fios, é uma boa você poder contar com um headset com tantos recursos, e ainda poder curtir ele no seu sofá, sem a “obrigatoriedade” de estar “preso” em uma mesa de PC.

O produto é desenvolvido focado em gamers de PC, que estão acostumados com várias portas USB, dispositivos e reguladores, que ficam ainda mais úteis para quem produz conteúdo. Mas dá sim para aproveitar o A40 TR em um console. Inclusive, dá também para conectá-lo diretamente na saída de áudio do controle. Você perde alguns elementos da conexão completa, mas a qualidade é suficiente para você aproveitar os games, caso queira ficar mais “longe dos fios”.

E os games?

A qualidade sonora nos games apreciada com o Astro A40 TR

Testei alguns jogos, focando em seus aspectos sonoros. Tive a sorte de testar o headset na época de lançamento de Ghost of Tsushima, um game que, na minha opinião, conta com um trabalho sonoro incrível. Com o A40 TR, é possível ouvir a ambientação dos locais, curtir a excelente trilha sonora, e ainda ouvir o vento e outros elementos naturais, úteis em seu gameplay.

Games de corrida também ganham com o headset. Com ele, é possível ouvir, de maneira bem interessante, a aproximação de carros, os quais não são 100% visíveis com espelho retrovisor. Assim, você “sente” o lado o qual os carros estão chegando, especialmente se você joga com a visão de cockpit, e entende melhor a situação.

Os FPS’s também ganham muito com o headset. Call of Duty: Modern Warfare 2 remasterizado, por exemplo, ganha muito. Lembra a fase da favela? Pois é. Nela, você consegue “se sintonizar”, falando no aspecto sonoro, no meio da “bagunça” que é o tiroteio, vindos de qualquer lugar, durante a missão. Battlefield 1, com suas missões stealth, também ganham muito, afinal, tanto no muito, quanto no pouco, as questões sonoras fazem muita diferença.

E é claro, que, nos games online, o som pode ser uma ótima vantagem. Para ouvir de onde seus inimigos estão vindo, ou para ter respostas mais rápidas, devido à ambientação do mapa. Sim, dá pra aproveitar o A40 TR tanto para apreciação, quanto para a competição.

Um ótimo headset. A “culpa” dos problemas é sua, Sony!

A qualidade sonora nos games apreciada com o Astro A40 TR

O Astro A40 TR é um ótimo dispositivo. Discreto, prático, elegante e que entrega recursos avançados, para quem dá valor às questões sonoras. O MixAmp Pro dá ainda mais recursos e faz a qualidade do headset estar entre as melhores do mercado. Até o uso do headset, fora do MixAmp, é de qualidade e oferece bons resultados.

Os únicos poréns aqui, são de responsabilidade do console. Precisar de um adaptador extra para usá-lo em um PS4 Slim, ou ter que lidar com poucas portas, é sinal de que portas USBs, que contarão com ainda mais dispositivos para os consoles em breve, precisarão ser observados pelas fabricantes.

Um exemplo: Se você tem um HD Externo e um volante, vai precisar de um Hub para manter os dois dispositivos, e o Astro A40, no mesmo console. O que piora, caso você queira deixar o controle carregando, exigindo ou o hub, ou ainda a compra de um carregador independente. Não são problemas sérios, e que atrapalham o andar do game. Mas é o suficiente para complicar um pouco mais a experiência.

Mas, dito isto, e com o comprador sabendo que adaptações ou gerenciamentos poderão ser feitos, o Astro A40 TR vale a pena sim. Até sem o MixAmp. Para quem pode pagar R$ 1.299,90 no produto (é o preço sugerido), e para quem quer uma experiência personalizada e de qualidade sonora nos games. O dispositivo da Astro se encontra à venda na Amazon, assim como a sua versão compatível com o Xbox One.

Deixar um comentário (ver regras)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *