Americano com paralisia consegue jogar game de guitarra graças a implante no cérebro

14 de Abril de 2016
Autor: Daniel Zimmermann

Americano com paralisia consegue jogar game de guitarra graças a implante no cérebro

Ian Buckhart (24) é a primeira pessoa com paralisia a recuperar o controle sobre o movimento dos dedos graças a um novo procedimento que envolve um implante no cérebro. O americano ficou paralisado do peito para baixo aos 18 anos quando quebrou o pescoço ao tentar mergulhar em um lago raso demais.

A tecnologia usada para devolver pelo menos parte dos movimentos não é perfeita, mas é incrível e promissora: quando Ian pensa em mover seus dedos, um chip implantado em seu cérebro detecta e envia os sinais correspondentes para um computador, que os decifra e repassa para uma pulseira presa ao braço do paciente. A pulseira (imagem abaixo), por sua vez, emite impulsos elétricos que acionam os músculos da mão do americano de acordo com o tipo de movimento que ele quer fazer.

Americano com paralisia consegue jogar game de guitarra graças a implante no cérebro

Por mais limitada que ainda seja a tecnologia, é um grande passo para a medicina de recuperação de movimentos. É a primeira vez, segundo a publicação Nature, que músculos são ativados e controlados dessa forma por uma pessoa com paralisia.

E o legal é que além de tarefas bem simples executadas com os dedos graças ao implante, Ian está “treinando” os movimentos em um jogo chamado Frets On Fire, semelhante a Guitar Hero. Ele joga uma versão adaptada para apenas uma mão. O site The Verge fez uma excelente reportagem sobre o caso, que inclui o vídeo abaixo (em inglês), caso você queira saber mais sobre o assunto.

(Via: The Verge, Nature)

Deixar um comentário (ver regras)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *