Análise Arkade: Aces of the Luftwaffe Squadron é um “jogo de navinha” com espaço para boas ideias

27 de agosto de 2018

Análise Arkade: Aces of the Luftwaffe Squadron é um "jogo de navinha" com espaço para boas ideias

Está com saudade de trocar tiros com aeronaves inimigas em um legítimo shoot ‘em up old school? Pois dê uma olhada em Aces of the Luftwaffe Squadron, jogo de nome complicado mas cheio de boas ideias, confira nossa análise!

Um esquadrão a seu dispor

Aces of the Luftwaffe Squadron não traz apenas um, mas quatro protagonistas, um esquadrão de pilotos que terão que se virar para deter — sozinhos — uma pesada investida alemã que surpreendeu o mundo no fim da II Guerra, invadindo os Estados Unidos com seus aviões, zepelins, ovnis (?!) e outros veículos fortemente armados.

Nosso trabalho, obviamente é dar cabo dos “chucrutes” e devolver a liberdade ao povo americano. Apresar deste pano de fundo real-distópico, não há uma baita história sendo desenvolvida em Aces of the Luftwaffe Squadron, e tudo acaba sendo meio que uma desculpa para trocarmos tiros com os alemães.

Análise Arkade: Aces of the Luftwaffe Squadron é um "jogo de navinha" com espaço para boas ideias

Porém, o game possui muitas vozes e cutscenes onde os personagens dialogam entre eles e/ou com seu comandante. Há um nítido esforço em criar empatia pelos personagens, e isso até que funciona, especialmente porque algumas particularidades de cada piloto afetam o gameplay em si (já falo mais sobre isso).

O gameplay em si

Aces of the Luftwaffe Squadron é um shmup vertical bem tradicional na maior parte do tempo: destrua naves inimigas, manobre seu avião para escapar de seus projéteis e colete power ups para aumentar seu poder de fogo. Tudo bem normal e fácil de aprender.

Análise Arkade: Aces of the Luftwaffe Squadron é um "jogo de navinha" com espaço para boas ideias

Os power ups envolvem até uma onda de PEM

Ok, destruir todos os inimigos e tentar não morrer é o objetivo “padrão” de um jogo de navinha, mas Aces of the Luftwaffe Squadron vai bastante além disso, trazendo objetivos e missões secundárias bastante variadas: você vai ter que resgatar civis (num esquema bem parecido com Sky Force), dropar caixas de suprimentos em locais demarcados, e muito mais.

Acho que este é o primeiro jogo do tipo que tem até mesmo missões stealth, nas quais nenhum tiro deve ser dado, nosso objetivo é evitar as luzes dos inimigos e passar despercebido. Se liga em uma dessas fases clicando no play aí embaixo:

Jogando sozinho, todo o esquadrão voa junto, em formação, mas é possível também curtir o game em coop local, aí cada jogador assume o controle de um aliado. Cada um possui sua própria árvore de habilidades, com power ups específicos para o perfil de cada piloto.

Lembra que eu falei das particularidades de cada piloto ali em cima? Pois bem, isso é outra novidade curiosa do game, que acaba acrescentando novas dinâmicas ao gameplay em si. Por exemplo: há um piloto que passa mal ocasionalmente, e você vai precisar manobrar beeem lentamente enquanto ele está doente, até que se recupere.

Análise Arkade: Aces of the Luftwaffe Squadron é um "jogo de navinha" com espaço para boas ideias

Repare no piloto dormindo ali no cantinho inferior da imagem

Temos ainda um piloto narcoléptico — que pode literalmente dormir enquanto pilota, precisando ser protegido –, uma piloto que tem medo de altura (?!) e por aí vai. São características bem pouco convencionais, mas que funcionam justamente por serem incorporadas ao gameplay de formas criativas.

Audiovisual

Aces of the Luftwaffe Squadron apresenta-se como um legítimo jogo 2D: há um contorno preto bem visível nas aeronaves e algumas características “exageradas” fazem o game parecer um desenho animado. É fácil notar que há alguma aerodinâmica real nos modelos, mas esse realismo é mascarado por esse tom cartunesco que dá um ar mais simpático ao jogo.

Análise Arkade: Aces of the Luftwaffe Squadron é um "jogo de navinha" com espaço para boas ideias

A trilha sonora é muito boa, orquestrada e empolgante, ditando o tom das batalhas do game. O ronco dos motores e o som das explosões também é bastante satisfatório. Infelizmente o game não foi localizado para o nosso idioma, então, se quiser acompanhar os papos entre os pilotos, é bom que você esteja com seu inglês em dia.

Conclusão

Aces of the Luftwaffe Squadron consegue ser um “jogo de navinha” bem tradicional na maior parte do tempo, mas arruma espaço para introduzir novidades bem interessantes — tipo as fases em stealth –, que não são muito comuns de vermos em jogos do gênero.

Análise Arkade: Aces of the Luftwaffe Squadron é um "jogo de navinha" com espaço para boas ideias

Some isso à possibilidade de multiplayer local para até 4 jogadores e o que temos aqui é um ótimo shmup, capaz de divertir tanto quem joga sozinho quanto quem está a fim de reunir a galera para dar uns tiros.

Aces of the Luftwaffe Squadron está disponível para PC, Playstation 4, Xbox One e Nintendo Switch.

2 Respostas para “Análise Arkade: Aces of the Luftwaffe Squadron é um “jogo de navinha” com espaço para boas ideias”

  • 29 de agosto de 2018 às 02:04 -

    Onigumo

  • Parece bem legal, agora e torcer para a trilha sonora ser boa.

  • 29 de agosto de 2018 às 08:39 -

    Gustavo Andrye

  • Parte bem importante para esse estilo de jogo..caso contrário torna-se cansativo.

Deixar um comentário (ver regras)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *