Testamos o novo Kindle Oasis, o e-reader mais completo da Amazon

6 de abril de 2018
Autor: Junior Candido

Testamos o novo Kindle Oasis, o e-reader mais completo da Amazon

O Kindle (como o Kindle Oasis e todos os outros) revolucionou a maneira de se ler em dispositivos eletrônicos. Referência no assunto, a Amazon conta com produtos das mais variadas configurações, agradando todos os bolsos, mas sem deixar de lado seus aspectos principais: a versatilidade de inserir seus livros, ou comprar os eBooks na sua loja interna, a bateria de longa duração, e a praticidade de se ler a qualquer hora e em qualquer lugar, especialmente em ambientes com pouca luz.

A Amazon nos enviou para testar o Kindle Oasis (que você pode comprá-lo neste link), o mais completo e-reader disponível da marca atualmente, e pudemos conferir suas novidades. Entre os aspectos interessantes do dispositivo, temos uma tela de 7″, botões dedicados para mudar a página, 8GB de espaço e uma importante resistência à água.

Perfeito pra ler com uma mão só

Testamos o novo Kindle Oasis, o e-reader mais completo da Amazon

É muito comum, quem é de cidade grande, ver pessoas com o Kindle na mão, mesmo em pé, em meio a ônibus e metrô lotado. O Oasis entende esta situação muito bem, e traz com ele um encaixe ergonômico para a mão.

Fazendo assim, com que a leitura seja mais segura, diminuindo, e muito, riscos de queda. Os botões laterais também se mostram bem úteis, deixando o controle do dispositivo, pelo menos na leitura, fácil com apenas uma das mãos, podendo trocar de mão com a mesma qualidade.

Este encaixe é um grande diferecial. Você consegue segurá-lo de maneira agradável pelos lados, podendo usar em orientações de tela para destros e canhotos, simplesmente deixando a tela “de ponta cabeça”, o que ajuda muito quando ficamos incomodados de usar o aparelho com uma das mãos.

É só trocar a mão, “virar” o Kindle e continuar a leitura. Fora isso, o botão de ativação e uma porta micro USB, para recarga e envio de dados, complementam o produto, que é prático, simples, e leve. O Oasis também apresenta firmeza e segurança ao transportá-lo, ou mesmo para ler. Como ele é a prova d’água, é possível, por exemplo, ler algo na beira da piscina sem medo de vê-lo cair na água.

Nos testes que fiz, “lavei” o aparelho na torneira e continuei lendo em seguida, apenas com as gotas que ficaram “atrapalhando” um pouco. Mas sua aparência não demonstra fragilidade, se mostrando como um ótimo companheiro de guerra.

Uma polegada a mais faz diferença

Testamos o novo Kindle Oasis, o e-reader mais completo da Amazon

Sua tela de 7 polegadas ajuda em uma coisa bem simples. Nos livros do próprio Kindle, você acaba trocando menos de páginas. Uma vez que mais informações aparecem na tela. Enquanto isso, no caso de PDFs, é possível também ter uma visão melhor do arquivo. Sem ter que dar zoom ou forçar demais a vista, pelas palavras pequenas.

Esta polegada extra também faz deste Kindle, um companheiro ainda melhor na leitura de quadrinhos. Sim, é possível, através de qualquer dispositivo da Amazon, ler um quadrinho em separado em tamanho aumentado. Assim, seus scans e PDFs serão exibidos com área maior, o que ajuda bastante a curtir as HQ’s sem forçar a vista.

Entretanto, os quadrinhos que valem a leitura, neste formato, são os do formatinho. Já que a orientação atrapalhou um pouco os quadrinhos em formato americano que tentei ler. Com isso, quadrinhos dos anos 80 e 90, incluindo o Recruta Zero, todas as histórias da Marvel/DC desta época, Tex, Turma da Mônica e os lendários quadrinhos Disney poderão ser curtidos com toda a qualidade de um Kindle.

Mas isso só vale em caso de PDF ou CBR convertidos pelo Calibre. Os quadrinhos comprados pelo próprio Kindle, com a possibilidade de se ler um quadrinho por vez, praticamente acaba com este problema. Permitindo, assim, que qualquer HQ seja lida sem problema nenhum. O mesmo vale para os livros, uma vez que os PDFs ganham mais espaço e o dispositivo aumenta as fontes.

Tela, armazenamento e bateria

Testamos o novo Kindle Oasis, o e-reader mais completo da Amazon

Também é preciso destacar os 12 Leds que o acompanham, o dobro do Voyage. Isso garante, somado ao seu sensor de luz, uma leitura de qualidade. Independente do local, do tempo e da iluminação em que está. Testei este Kindle em viagem, durante o dia, e a noite, no escuro antes de dormir e em locais com muito sol. E ainda assim, a leitura sempre ocorreu de forma agradável. De fato, a Amazon entregou o que ela tem de melhor para um Kindle.

Seu armazenamento também extrapola o que já era aceitavel. Com 8 GB de espaço, você pode colocar coleções completas de quadrinhos, seus livros preferidos e ainda vai sobrar espaço. Porém tudo isso tem um custo. Em comparação a outros Kindles, o Oasis tem uma autonomia menor de bateria.

Nada absurdo e o dispositivo continua com a sua fama de ter uma bateria que dura por dias. Mas nada comparado ao Paperwhite, por exemplo. Quem trocou de Kindle, vai perceber uma ou duas visitas a mais do dispositivo na tomada. Entretanto, nada que seja extremamente absurdo.

Kindle Oasis: Vale a pena?

Testamos o novo Kindle Oasis, o e-reader mais completo da Amazon

O Kindle Oasis é o que há de melhor em matéria de Kindle atualmente. A Amazon realmente caprichou oferecendo soluções úteis e que resolvem questões diretas dos seus usuários. Os botões físicos, a polegada extra, a iluminação extra e o fato dele ser a prova d’água faz dele o melhor e-reader disponível atualmente. Inclusive, o fato de melhorar a leitura com arquivos PDF e quadrinhos em geral, o fazem quase que obrigatório para quem procura dispositivos desta natureza.

Os outros modelos seguem interessantes. Pois oferecem o essencial da proposta do produto para vários bolsos. Porém, mesmo com um preço considerado salgado, para quem quer apenas ler, o Kindle Oasis pode ser um ótimo companheiro. Por anos a fio.

O Kindle Oasis está à venda no site da Amazon, pelo preço de R$1.149. Ou dividido em 12x de R$ 95,75, com frete gratuito. Você pode comprar-lo clicando neste linkTestamos o novo Kindle Oasis, o e-reader mais completo da Amazon.

2 Respostas para “Testamos o novo Kindle Oasis, o e-reader mais completo da Amazon”

  • 6 de abril de 2018 às 18:00 -

    Mistyc Goku

  • Interessante, tenho um Kindle Paperwhite e estou com vontade de trocar, achei muito atrativo a questão da resistência à água, a tela maior e mais espaço de armazenamento, apesar de acabar perdendo um pouco de autonomia da bateria. Parece que ele não tem aquele free-3g né? Mas independente para quem procura um bom e-reader os da Amazon continuam sendo os melhores.

    • 7 de abril de 2018 às 00:38 -

      Junior Candido

    • Exato! Não tem 3G-Free por aqui, mas compensa na quantidade de espaço.

Deixar um comentário (ver regras)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *