Análise Arkade: Apex Legends é um surpreendente (e gratuito) Battle Royale

1 de março de 2019
Autor: Renan do Prado

Análise Arkade: Apex Legends é um surpreendente (e gratuito) Battle Royale

Apex Legends, o mais novo game da Respawn Entertainment, estúdio criador de Titanfall, chegou como quem não quer nada, sem trailers para gerar hype nem nada. Ele simplesmente chegou sem anúncio, foi lançado e em apenas uma semana se tornou um enorme fenômeno no sub-gênero dos Battle Royales.

E agora é hora de avaliarmos como o game mais popular da atualidade acabou se saindo! Então confira agora nossa análise completa de Apex Legends!

Uma interessante surpresa

Análise Arkade: Apex Legends é um surpreendente (e gratuito) Battle Royale

Eu não gosto de Battle Royales. Definitivamente não gosto. Não só eu, mas como grande parte da equipe Arkade, e nós inclusive debatemos isso em nosso Arkade Cast (que você deveria ouvir, pois é bem legal!). O máximo de experiência que tive com o subgênero foram 5 minutos de PUBG Mobile (mas como tenho um smartphone humilde e não sou um apreciador de jogatina em tela de toque, não investi mais tempo) e algumas horas em Fortnite (que definitivamente não é um game que aprecie). Assim, quando Apex Legends saiu, minha primeira reação foi ignorá-lo.

Análise Arkade: Apex Legends é um surpreendente (e gratuito) Battle Royale

Porém, com vários amigos (inclusive alguns que partilham o mesmo sentimento negativo a Battle Royales que eu) jogando e me incentivando a experimentar, resolvi entender do que o game se tratava. E bem por cima podemos definir Apex Legends como um “Overwatch Battle Royale”. Eu gosto de Overwatch, então o interesse pelo game nasceu e resolvi testá-lo. E para minha surpresa, é um game bem divertido!

O game é um Battle Royale de equipes de três jogadores, com o óbvio objetivo de sobreviver até o fim. Mas com o diferencial de que cada personagem é diferente, possuindo habilidades próprias que ajudam cada time de formas diferentes e bem variadas, mas sem desbalancear as partidas.

Um Battle Royale no universo de Titanfall

Análise Arkade: Apex Legends é um surpreendente (e gratuito) Battle Royale

Apex Legends é um game ambientado no mesmo universo da série Titanfall, mas sem os enormes titãs. No lore do game, os jogos Apex são o esporte mais popular do mundo. Uma enorme batalha em que diversos lutadores entram e apenas um time sai, levando toda a glória e espólios.

Cada personagem do game ingressou no esporte por alguma razão própria, seja pelo prêmio em dinheiro, pela fama, ou por questões pessoais. Infelizmente todo esse lore se encontra fora do game, em trailers e informações fornecidas no site oficial do game, mas isso não afeta o principal do game, que é seu gameplay.

Análise Arkade: Apex Legends é um surpreendente (e gratuito) Battle Royale

Apex Legends é um FPS tradicional, com jogabilidade rápida e foco no tiroteio e estratégia. Não tanto como em PUBG, em que os jogadores procuram um lugar para usar como base e vigiar cada canto possível até chegar a hora de mover adiante. E também não como em Fortnite em que construir e coletar recursos acaba sendo mais importante do que o tiroteio em si (falando superficialmente).

Vídeo da minha primeira vitória no game, de quebra ainda sendo campeão de eliminações!

O trabalho em equipe é o mais importante aqui, pois o uso de personagens no estilo “heróis” permite que os jogadores sejam bem criativos e realmente ajudem uns aos outros. Seja usando heróis com habilidades defensivas, heróis com alto poder ofensivo ou personagens de emboscada. E a estratégia é ainda melhor graças ao excelente sistema de comunicação do game.

Comunicação eficaz sem necessidade de microfone

Análise Arkade: Apex Legends é um surpreendente (e gratuito) Battle Royale

Sendo um game com foco em jogatina em equipes, comunicação é essencial, mas infelizmente jogar com microfone é uma experiência muito desagradável em games em geral (eu mesmo caí em pelo menos 3 partidas com crianças xingado mães alheias e jogando mal, além de alguns adultos muito desagradáveis). Felizmente, a Respawn pensou numa solução simples e prática para manter a comunicação ativa mesmo sem uma única palavra!

O game tem um botão específico para marcar pontos de interesse no mapa. Você viu algum lugar que quer que sua equipe explore? Olhe para o local e aperte o botão de comunicação. Viu itens, armas ou baús de suprimento e quer avisar seus aliados? Aperte o botão. Avistou inimigos? Aperte o botão duas vezes. Com apenas um único botão os jogadores conseguem marcar diversos pontos de interesse diferentes e se comunicar entre si com extrema facilidade.

Análise Arkade: Apex Legends é um surpreendente (e gratuito) Battle Royale

Com isso, é extremamente simples que um time de desconhecidos consiga jogar de forma eficaz sem a necessidade de um microfone, basta usar o botão de comunicações e marcar qualquer coisa interessante que ver. Você pode marcar armas, armadura, munições e itens em geral para ajudar amigos que não estão bem equipados, marcar inimigos avistados, alertando sobre perigo iminente ou possíveis alvos a serem derrubados, pode marcar um novo local para explorar e etc.

Outra coisa muito legal do game são os diálogos dos personagens. Sem que o jogador precise fazer algo, os personagens do game se comunicam constantemente, avisando sobre tudo o que estão fazendo, ou sobre coisas que perceberam nos cenários. Isso aumenta ainda mais a imersão do time, pois são pequenos comentários que são realmente revelantes.

Análise Arkade: Apex Legends é um surpreendente (e gratuito) Battle Royale

Quando um personagem recarrega sua arma, atira em inimigos, recebe dano ou usa itens de cura, ele avisa seu time, assim todos sempre sabem o que está acontecendo. E ainda há personagens que podem fornecer mais informações, como Wraith, cuja habilidade passiva é uma voz que lhe avisa de perigos iminentes: inimigos atrás de portas, granadas sendo lançadas e etc. O que nos leva ao próximo tópico.

Heróis variados e suas habilidades

Análise Arkade: Apex Legends é um surpreendente (e gratuito) Battle Royale

Como já mencionado, Apex Legends é um game com personagens ao estilo “heróis”. Isso significa que cada personagem tem suas próprias habilidades que os diferenciam entre si, além é claro de seus visuais. Isso acaba levantando a questão sobre o balanceamento entre eles, mas não há com o que se preocupar. Todos os personagens são basicamente iguais, mesmo gameplay, mesma quantidade de vida e etc. A diferença está em suas utilidades.

Cada personagem possui três habilidades, uma passiva, uma principal e uma suprema. Esses conjuntos de habilidades são extremamente úteis em combate, e se bem usadas fazem toda a diferença numa situação de perigo. As habilidades também não são overpower, no sentido de certos personagens serem fortes demais ou difíceis demais de se derrotar.

Análise Arkade: Apex Legends é um surpreendente (e gratuito) Battle Royale

No momento, o game conta com oito personagens diferentes, cada um com um estilo diferente. Temos Bloodhound, uma misteriosa caçadora com especialidade em rastrear inimigos, podendo enxergar pegadas e pistas de outros jogadores. Ela ainda pode marcar inimigos ao scannear a área a sua frente com sua habilidade principal. E como habilidade suprema, ela fica mais rápida e enxerga todos os inimigos em vermelho, marcando-os.

Wraith ouve vozes em sua cabeça que a avisam do perigo iminente, avisando de inimigos próximos, granadas e outros perigos. Ela pode ficar invisível e invulnerável por alguns segundos, e como habilidade suprema pode abrir um portal e levar sua equipe para longe. Mirage é um especialista em emboscadas, criando clones holográficos que confundem inimigos, enquanto ele os flanqueia, e etc.

Análise Arkade: Apex Legends é um surpreendente (e gratuito) Battle Royale

Cada personagem do game é único e muito divertido de se jogar. Mas somente suas habilidades não fazem milagre, o jogador precisa estar bem equipado, e aí entra a tradicional caça ao loot dos Battle Royales. Sendo um game de ação veloz, não há para-quedas ao se pular da nave que leva à arena de combate, o game escolhe um jogador para ser o líder de lançamento e os três saltam juntos (com cada um podendo se separar) e caem em queda livre até o chão em alta velocidade. Assim, o game não possui dano por queda, o que é muito satisfatório.

Uma vez no chão, inicia-se a caça a equipamentos. Os jogadores podem se equipar com até duas armas diferentes, armadura, capacete, mochila (que aumenta a quantidade de itens que podem ser carregados) e itens extras, como cura, restaurador de armadura, escudos, munição, granadas e upgrades para as armas. O game oferece uma boa quantidade de armas diferentes, desde pistolas a metralhadoras, espingardas, snipers e etc. Cada arma pode ser equipada com quatro upgrades diferentes: Mira, coronha, pente de munição silenciadores. E algumas armas aceitam upgrades diferentes, chips que aumentam o dano, perfuração de armadura e etc.

Análise Arkade: Apex Legends é um surpreendente (e gratuito) Battle Royale

Diferente de Fortnite, não existe rank de armas, ou seja não existem armas iguais mas com dano diferentes, e sim armas diferentes. Assim, você não morrerá por que pegou uma arma de rank baixo e foi derrotado por um inimigo com a mesma arma, mas de rank maior.

Existe porém rank para equipamentos. Armaduras, capacetes, mochilas, escudos e upgrades de arma possuem cor, cuja ordem, do mais fraco ao mais forte é: branca, azul, roxo, dourado. Os itens dourados ainda adicionam poderes ou habilidades novas ao jogador equipado. Um capacete dourado, por exemplo, permite que o jogador se cure mais rapidamente, e um escudo dourado permite que o jogador reviver a si mesmo uma vez, se derrubado.

Análise Arkade: Apex Legends é um surpreendente (e gratuito) Battle Royale

Sendo um game em equipes, jogadores cujo HP chegue a zero são derrubados, eles ainda estão em jogo e podem se mover, podendo ainda usar escudos para se proteger de dano, mas se forem derrotados nesse estado, eles morrem de vez. Se toda a equipe for derrotada, todos morrem, mas se apenas um permanecer vivo, ainda há esperança. O game possui um interessante sistema de respawn: Se seus companheiros morrerem, suas localizações ficam marcadas para o membro sobrevivente. Ele pode ir então até seus locais de morte e pegar suas bandeiras. Feito isso, ao levar as bandeiras a um ponto de respawn, os dois jogadores podem ser revividos e voltar ao jogo, porém sem nenhum equipamento.

Análise Arkade: Apex Legends é um surpreendente (e gratuito) Battle Royale

Isso torna o game muto mais divertido e desafiador, pois uma das coisas mais frustrantes dos Battle Royales é ter que ficar assistindo uma partida até o fim ou ser obrigado a sair dela se você morrer numa partida em equipe. O game oferece a possibilidade de reviver seus companheiros mortos, e com sorte, eles podem recuperar todos os seus equipamentos se acharem suas “caixas de morte”, a loot box dos inimigos derrotados.

Outra coisa interessante no game é a habilidade de escorregar. Sempre que você estiver correndo e apertar o botão de agachar, seu personagem escorregará de joelhos. Essa é principal forma de movimento que os jogadores utilizarão ao explorar os cenários, pois a escorregada pode ser usada para ganhar muita velocidade em declives, e também é útil para desviar de tiros.

Audiovisual

Análise Arkade: Apex Legends é um surpreendente (e gratuito) Battle Royale

Apex Legends é um game com um visual bem bonito, obviamente inspirado nos cenários de Titanfall. O game possui apenas um mapa atualmente, o Desfiladeiro do Rei,que conta com várias áreas diferentes: Um deserto de fósseis gigantescos, um pântano e um rio que cruzam o centro do cenário, uma favela abandonada e vários laboratórios e instalações tecnológicas diferentes.

Os personagens possuem visuais bem legais, em especial Bloodhound, a caçadora com uma estilosa armadura de caçadora. Cada personagem e todas as armas ainda possuem uma enorme quantidade de skins diferentes, desde as mais simples que apenas mudam a cor de seus uniformes até as mais radas que mudam completamente seus visuais.

Análise Arkade: Apex Legends é um surpreendente (e gratuito) Battle Royale

Uma coisa legal é que é possível dar um “Fatality” nos inimigos derrubados. Ao se aproximar deles e segurar o botão correspondente, uma animação de finalização é feita. Essas animações são bem divertidas, mas também perigosas, pois deixam o jogador totalmente vulnerável até o fim da animação.

O game possui uma boa trilha sonora, apesar de contar com poucas músicas, que tocam apenas em momentos chave: No menu do game, durante a queda para dentro da arena e em alguns momentos durante a partida. O resto do tempo é preenchido por sons ambientes, que são extremamente importantes, pois o jogador deve sempre estar atento a sons de tiros e de passos, além dos já mencionados diálogos entre personagens, que são muito úteis nas partidas.

E um grande ponto positivo do game é que ele está localizado em português brasileiros em seus textos e legendas. O game possui apenas dublagem em inglês, mas para quem não entende o idioma os textos ajudam bastante.

E o melhor de tudo: É free-to-play

Análise Arkade: Apex Legends é um surpreendente (e gratuito) Battle Royale

Apex Legends é sem dúvida um excelente game. Ele conseguiu me atrair e me conquistar, me fazendo jogar um sub-gênero que eu realmente desprezo, que são os Battle Royales. O melhor de tudo é que o game é 100% gratuito! O game possui microtransações, mas elas são puramente cosméticas, exceto em termos de personagens.

Dois personagens do game: Caustic Mirage, estão bloqueados, podendo ser liberados tanto comprando-os com dinheiro real ou usando a moeda in-game, conquistada ao subir de nível. Assim, a maioria do conteúdo do game é adquirida simplesmente jogando, através de lootboxes (que dão três itens aleatórios) e usando as moedas do game.

Análise Arkade: Apex Legends é um surpreendente (e gratuito) Battle Royale

Existem três tipos de moeda no game: As moedas normais, recebidas ao se subir de nível, os metais de criação, mais raros, usados para desbloquear skins de armas e personagens. E os créditos, comprados com dinheiro real, usados como atalho para desbloquear os itens do game. Não há nenhum item que dê vantagens em gameplay, tudo é puramente estético, exceto pelos personagens, cada um custando 12 mil moedas, que em um lado negativo, levam bastante tempo para serem acumuladas.

O game ainda está em suas primeiras etapas, e a Respawn já se comprometeu a adicionar mais conteúdo em breve. Como novos personagens, mapas e o principal, novos modos de jogo. O sistema de jogo em equipes de três é bem eficaz, mas nem sempre caímos num time disposto a cooperar, por isso, em breve os modos solo, duplas e partidas ranqueadas serão inseridos no game, o que certamente aumentara ainda mais o interesse dos jogadores no game.

Conclusão

Análise Arkade: Apex Legends é um surpreendente (e gratuito) Battle Royale

Apex Legends é um game realmente surpreendente. Chegando como quem não quer nada, sem fazer barulho e sendo lançado de surpresa, em apenas um mês o game já atingiu um enorme sucesso de público e de crítica. A Respawn já chegou a comentar que essa será a única experiência do estúdio com Battle Royales, e nunca mais farão algo do tipo. Foi uma experiência, e uma que deu muito certo. Então, aproveitemos enquanto durar!

Eu, como alguém que genuinamente não me interessava por Battle Royales, me surpreendi muito com o game. O game não me fez mudar de opinião sobre esse estilo de jogo, nem aumentou meu interesse por outros títulos como PUBG ou Fortnite. Na verdade, o efeito foi o oposto: O pouco interesse que tinha nesses outros títulos foi eclipsado por um interesse maior em Apex Legends, pois é um game realmente divertido. Mas que fique claro, estou falando somente por mim.

Se você também não é fã de Battle Royales, ou se é fã, mas queria uma experiência diferente, então vale a pena experimentar Apex Legends. Quem sabe você também acabe se surpreendendo? Apex Legends foi lançado no dia 4 de fevereiro gratuitamente, com versões para PC (Origin), Playstation 4 Xbox One.

Deixar um comentário (ver regras)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *