Análise Arkade: Arca’s Path VR é uma criativa jornada de puzzles

13 de setembro de 2019
Autor: Gilson Peres
Análise Arkade: Arca's Path VR é uma criativa jornada de puzzles

Jogos em realidade virtual estão cada vez mais diversificados em gênero, estilo e jogabilidade. Isso é ótimo para uma plataforma que começou a se popularizar há poucos anos. Como uma alternativa aos tradicionais games em primeira pessoa, Arca’s Path VR é uma ótima opção.

Desenvolvido pela Dream Reality Interactive, o jogo de aventura com fortes mecânicas de puzzle se diferencia por vários motivos. Entre eles, comandos muitíssimo acessíveis e uma linguagem instintiva belíssima. Disponível para os principais óculos de realidade virtual do mercado, Arca’s Path VR pode ser um respiro digno para jogos de tiro em primeira pessoa em RV.

Análise Arkade: Arca's Path VR é uma criativa jornada de puzzles

Fugindo da realidade cinzenta

Mesmo que Arca’s Path VR seja praticamente todo focado em jogabilidade, temos um enredo até interessante. Num mundo aparentemente pós apocaliptico, uma garotinha tenta tristemente sobreviver em um lixão. Em suas buscas por suprimentos, encontra um óculos de realidade virtual que a transporta para o mundo de Arca.

O jogo não aparenta ter uma pretensão muito grande em narrativa. Mas a forma que ele conta sua história é cativante na medida certa. Isso porque nada da história é falado ou narrado por texto. São imagens, gestos e insinuações que fazem qualquer um em qualquer língua compreenderem a história.

Análise Arkade: Arca's Path VR é uma criativa jornada de puzzles
A história é contada de forma bem criativa e instintiva.

Comandos incrivelmente acessíveis

Falando propriamente da jogabilidade de Arca’s Path VR, temos um dos seus pontos positivos mais incríveis: seus comandos. Jogos em realidade virtual costumam ser um tanto quanto complexos em seus comandos. Devivo a complexidade de jogos como No Man’s Sky Beyond, que exigem movimentações mais de uma dezena de botões diferentes.

Mas Arca’s Path VR vai na direção oposta, dando toda uma jogabilidade possível apenas com o movimento da cabeça. É isso mesmo! O game apresenta uma forma geométrica quase esférica que se move seguindo a direção de um cursor. Este cursor é controlado pela movimentação da nossa visão, de acordo com a nossa cabeça.

Análise Arkade: Arca's Path VR é uma criativa jornada de puzzles
Fases variam bastante em dimensões, aparência e dificuldade.

Assim, controlamos a direção que a forma geométrica percorre, além da sua velocidade e parada. O objetivo é simples: superar os labirintos e percursos para chegar até o final da fase. Entretanto, o nível e variedade dos desafios, bem como a presença de colecionáveis complementa bem a jogatina.

Um mundo de cores na realidade virtual

Outro ponto que agrada bastante em Arca’s Path VR é o seu visual. Bastante colorido e bem iluminado, o título é agradável e relaxante aos olhos. Além disso, a experiência é complementada com a visibilidade em terceira pessoa e movimentação muito simples.

Análise Arkade: Arca's Path VR é uma criativa jornada de puzzles

Por falar em complemento da experiência, a trilha sonora do jogo encaixa perfeitamente com o seu visual. Um conjunto de cores calmas e relaxantes que suavizam ainda mais com ritmos tranquilos na medida certa. Porém, não pensem que o jogo não possui momentos de tensão. Estes, inclusive, são bem marcados por visual e trilha sonora também.

Além disso, a variedade de mundos que vemos durante as vinte e cinco fases do jogo agrada bastante. São pântanos cinzentos, mundos mecânicos medonhos, campos verdejantes e florestas coloridas. Tudo isso em uma resolução muito boa e com uma suavidade de movimentação bastante agradável.

Análise Arkade: Arca's Path VR é uma criativa jornada de puzzles

Desafios para quem quiser

Porém, não é só de mera casualidade e tranquilidade que se trata Arca’s Path Vr. Assim, temos também alguns recursos que podem agradar aqueles mais ávidos por desafios. Primeiramente, temos um modo de “corrida contra o tempo” liberado quando o jogador encontra todos os cristais colecionáveis de uma fase específica.

Assim, já temos um trabalho a ser feito como desafio. Isso porque, mesmo que em algumas fases isso seja uma tarefa simples, em outras pode ser bem desafiador. Liberando essas corridas contra o tempo, temos uma relação bem diferente com o jogo. Com isso, temos uma contagem regressiva para concluir os percursos o mais rápido possível

Análise Arkade: Arca's Path VR é uma criativa jornada de puzzles

Mesmo que o jogo seja aparentemente curto com apenas 25 fases, ter coletáveis e missões contra o tempo aumentam o tempo de jogatina. Claro que, ainda assim, estamos falando de um jogo casual focado principalmente em puzzles. Por isso, não espere uma jornada épica e cheia de ação. Mas Arca’s Path VR não deixa de ser uma jornada divertida mesmo assim.

Análise Arkade: Arca's Path VR é uma criativa jornada de puzzles

Criatividade e praticidade que encantam

Arca’s Path VR é um game diferenciado do que vemos normalmente no mercado. É bem casual e relaxante, com um equilíbrio muito bom entre comandos precisos e exercício da inteligência espacial. Mesmo com uma duração mediana para o gênero, consegue instigar o jogador. Este pode continuar jogando e repetir seus desafios várias vezes.

Arca’s Path VR foi lançado em 4 de dezembro de 2018 para PC e PlayStation 4. Possuindo compatibilidade com o PlayStation VR, HTC Vive, Oculus Rift e Valve Index.

Deixar um comentário (ver regras)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *