Análise Arkade: velocidade e muita precisão no simulador de corridas Assetto Corsa

9 de setembro de 2016

Análise Arkade: velocidade e muita precisão no simulador de corridas Assetto Corsa

Assetto Corsa, simulador de corridas lançado inicialmente em 2013 em formato Early Access, sendo oficialmente lançado em 2014 nos PCs enfim chega aos consoles, trazendo aos fãs do automobilismo muita velocidade e desafios em corridas em que precisão é tudo!

De 0 a 100, domando as máquinas mais velozes

Análise Arkade: velocidade e muita precisão no simulador de corridas Assetto Corsa

Assetto Corsa é um simulador de corridas para os amantes do automobilismo e que gostam de realismo acima de velocidade nas corridas. E o que é óbvio, mas vale ser mencionado, é que esse não é um game para jogadores que gostam de batidas ou de fazer curvas em Drift a 200 km/h, mas que ainda assim pode agradar a esses jogadores.

O mais importante de Assetto Corsa é a precisão, é saber quando acelerar na hora certa, e principalmente quando frear na hora certa. Pois acredite, o freio acaba sendo mais importante que o próprio acelerador durante as corridas. Pois não adianta nada você ter um carro que vá de 0 a 100 em uma fração de segundo e atinja até 400 km/h se você não controlá-lo da maneira certa, e o básico do controle de qualquer carro é seu freio.

O game possui uma enorme coleção de carros de corrida de várias montadoras diferentes, de BMW Alfa Romeo chegando até a Ferrari, Lamborghini e até carros de Formula 1. Cada carro é diferente um do outro, exigindo que o jogador treine bem para domar as máquinas antes de ir para as corridas.

Corridas contra o tempo

Análise Arkade: velocidade e muita precisão no simulador de corridas Assetto Corsa

Como em corridas profissionais, o tempo é de total importância para o game, com vários modos de corrida baseados no relógio. E como já falamos antes, não adianta nada você ter o carro mais veloz de todos se não consegue domá-lo. Para que o jogador se saia bem nas corridas do game, é preciso dominar completamente seu carro.

Isso significa treinar bem para conhecer cada máquina, saber qual é a sua aceleração máxima, força dos freios, retomada e a sua estabilidade. Por ser um simulador, não espere chegar numa curva fechada querendo dar um Drift e ultrapassar três adversários de uma vez. Novamente, o freio é de vital importância, você precisa saber quando frear na hora certa, por quanto tempo frear, e quando voltar a acelerar.

Análise Arkade: velocidade e muita precisão no simulador de corridas Assetto Corsa

As curvas demandam precisão, entrar em uma curva um pouquinho acima da velocidade resulta em uma má curva, com um arco muito aberto e com muita perda de velocidade. Entrar numa curva devagar demais também pode te prejudicar, com o carro fechando demais, ou até mesmo nem mesmo fazendo a curva, dependendo do carro que você estiver usando. O segredo está em saber combinar freio e acelerador no momento certo, quando é necessário frear, ou só desacelerar, e quando é a hora de pisar fundo para sair de uma curva em alta velocidade.

E o bom ou mal controle do carro influencia diretamente no tempo. Em todo modo de jogo o game conta o seu tempo a cada volta, mostrando sempre como está seu desempenho em relação a sua melhor volta, e isso faz muita diferença em alguns modos de jogo como Time Attack Hotlap. Ser rápido nas retas e preciso nas curvas resultará em ótimos tempos, bem como um mal controle do carro resultará em preciosos centésimos de segundo perdidos que serão prejudiciais mais pra frente.

Os carros, modos de jogo e a inteligência artificial

Análise Arkade: velocidade e muita precisão no simulador de corridas Assetto Corsa

O game possui várias opções de customização de corridas e carros. Em toda corrida o jogador pode alterar essas configurações e deixar o game do seu jeito, desde definindo a dificuldade dos oponentes, como a marcha do carro (manual ou automática), embreagens, desgaste dos pneus, danos ao veículo e etc. Bem como, para os jogadores iniciantes, é possível ligar e desligar aquela linha imaginária que indica o melhor caminho nas pistas e quando frear.

E antes de cada corrida, o jogador pode mexer diretamente nos carros, mexendo nos ângulos da suspensão, freio, combustível e várias outras opções. O game ainda permite que o jogador salve “perfis” de modificações para cada pista diferente. Por exemplo, se uma BMW Z4 E89 (um dos primeiros carros do modo carreira game) for melhor de uma forma em Barcelona, e de outra em Silverstone, o jogador pode salvar essas configurações diferentes e escolhê-las antes de cada corrida.

Análise Arkade: velocidade e muita precisão no simulador de corridas Assetto Corsa

O game possui seis modos de jogo: Treino; Corrida rápida – onde o jogador começa na última posição; Fim de Semana de Corrida – Que é como uma corrida profissional: Primeiramente vem a etapa classificatória, em que o jogador precisa conseguir o menor tempo numa volta para pegar as primeiras posições da largada, para então ir para a corrida; Corrida Livre – que é basicamente como o treino, com a diferença que após cada volta, o game coloca o “fantasma” do seu próprio carro na pista, para que o jogador tente superar seu próprio tempo; Tomada de Tempo (Time Attack) – Um modo clássico de qualquer game de corrida, em que o jogador deve chegar ao fim de uma volta antes do tempo acabar, ganhando mais tempo de corrida e pontuando. Quanto melhor o tempo a cada volta, mais pontos; E por fim, o Drift, que é uma corrida contra o tempo em pistas específicas para derrapagem ou até mesmo em circuitos, em que o jogador deve realizar drifts certeiros para pontuar e continuar na corrida.

 

A inteligência artificial do game é ao mesmo tempo bem feita e cruel. A IA dos oponentes reage aos carros a seu redor e ao jogador de forma boa, na maioria das vezes. A IA do game sabe quando deve frear e acelerar, e evita bater os carros, freando para evitar acidentes ou até mesmo tirando o carro de situações de colisão. Porém, estou falando em relação a AI reagindo contra ela mesma, pois nem sempre a reação da IA com o jogador é dessa forma.

Análise Arkade: velocidade e muita precisão no simulador de corridas Assetto Corsa

A IA irá evitar bater no carro do jogador em alguns momentos, como em ultrapassagens em retas. Ou melhor, se um adversário está atrás de você, ele reagirá a seus movimentos, se o adversário tiver pelo menos a ponta de seu carro do seu lado, ou estiver na sua frente, ela na maioria das vezes irá te ignorar. Várias foram as vezes em que, nas duas situações descritas acima, a IA me prejudicou, batendo em meu carro pelo lado e continuando a acelerar como se não houvesse anda na frente de seu carro, e sempre reagindo de forma perfeita as minhas batidas.

 

Se a IA bate no seu carro, você perde o controle, seu carro começa a derrapar e você precisa reduzir a velocidade muitas vezes para voltar a controlar no carro. Mas se você bater com tudo de lado na traseira de um adversário, ele não perderá velocidade, seu carro derrapará um pouco, e em pouquíssimo tempo ele retoma controle como se nada tivesse acontecido.

Aliás, no modo carreira, o game coloca a dificuldade lá em cima, mesmo jogando em dificuldade baixa. No modo Carreira é onde o jogador irá conhecer os modos de jogo e acelerar cada vez mais. Começando com carros lentos e a cada nova etapa correndo com carros mais e mais rápidos. Esse modo é dividido em várias etapas diferentes com diferentes provas para o jogador. Normalmente iniciando com um Time Attack para o jogador conhecer as pistas e novos carros, seguidos de corridas contra a IA, com o jogador iniciando no último lugar e tendo que dar o seu melhor para subir posições.

Análise Arkade: velocidade e muita precisão no simulador de corridas Assetto Corsa

E o modo Carreira coloca o jogador contra oponentes sempre melhores. Colocando o jogador em corridas contra carros mais potentes e mais velozes. Isso é muitas vezes frustrante, pois mesmo acelerando até o topo do velocímetro, os oponentes vão ultrapassar você facilmente nas retas. Além do fato da IA ser impecável nas corridas, raramente cometendo erros e fazendo curvas praticamente perfeitas. Dessa forma, o jogador precisa treinar bem para superar os oponentes nas curvas e fechar o caminho nas retas para não deixar ninguém ultrapassar.

E por fim, temos o modo online, com todos os modos de corrida disponíveis, porém com etapa de classificação. Uma corrida aceita novos participantes até o fim da etapa classificatória, em que os jogadores devem correr em busca do melhor tempo para definir a largada. Mesmo no modo drift há uma espécie de “classificatória”, que é um modo livre para os jogadores se divertirem antes da real competição começar. É um pouco difícil encontrar várias corridas acontecendo no modo online, normalmente eu encontrava cerca de duas a três corridas diferentes, felizmente a conexão com as corridas é perfeita, sem qualquer tipo de lag.

Gráficos e sons

Análise Arkade: velocidade e muita precisão no simulador de corridas Assetto Corsa

Assetto Corsa possui belíssimos gráficos. Os carros são muito bem detalhados, tanto na parte externa quanto em seu interior, ao se ativar a visão do piloto. A iluminação do game é impecável, dando ao jogar inclusive a escolha de horário para suas corridas, cada horário com uma iluminação diferentes. A lataria dos carros é brilhante, e com excelente reflexos dos arredores, desde a luz do sol como os carros próximos.

O asfalto do game possui uma textura bem realista, bem como as “zebras” das curvas. Podemos ver em detalhes o asfalto mesmo quando corremos, desde suas ranhuras até mesmo as marcas foscas de borracha queimada de derrapagens. E em corridas no período da tarde podemos ver aqueles pontos brilhantes das pedrinhas do asfalto refletindo o sol.

Análise Arkade: velocidade e muita precisão no simulador de corridas Assetto Corsa

O game passa uma ótima sensação de velocidade, dá pra realmente sentir quando estamos rápidos e quando freamos com tudo e nosso carro diminui a velocidade de forma brusca. O que torna as corridas bem mais emocionantes e desafiadoras.

O game possui uma boa trilha sonora presente nos menus e telas de loading, mas é nas corridas que os sons mais belos são ouvidos, que são obviamente os sons dos motores dos carros. Os sons são bem realistas e bem distintos. Cada carro faz seus próprios sons, com carros mais fracos com motores com roncos mais graves, enquanto quanto mais veloz o carro, mais agudo é seu “grito” quando atinge velocidades altíssimas.

Conclusão

Análise Arkade: velocidade e muita precisão no simulador de corridas Assetto Corsa

Assetto Corsa é um simulador bem desafiador, que sem dúvida irá agradar fãs do gênero, e que, apesar de cruel com jogadores não acostumados a esse estilo realista de corrida, pode atrair esses jogadores com seus modos de corrida. As corridas exigem precisão e o desafio de conseguir o primeiro lugar é alto, porém recompensador para aqueles que se dedicarem.

O game ainda possui um modo de replay, permitindo que o jogador reveja suas corridas em diferentes ângulos, mas infelizmente esse modo não grava as corridas inteiras, o que é bem estranho. Felizmente, o game conta com menus e textos totalmente localizados em português brasileiro!

Assetto Corsa foi lançado no dia 30 de agosto para PS4 Xbox One. O game está disponível na Steam desde 2014.

Uma resposta para “Análise Arkade: velocidade e muita precisão no simulador de corridas Assetto Corsa”

  • 12 de setembro de 2016 às 03:23 -

    leandro leon belmont alves

  • sempre quis pegar asserto corsa na steam, mas ele era caro na época.

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