Análise Arkade – Captain Tsubasa: Rise of New Champions

15 de setembro de 2020
Autor: Junior Candido
Análise Arkade - Captain Tsubasa: Rise of New Champions

Desde 1997, quando Super Campeões estreou na Manchete, sempre quis um jogo de futebol que levasse as partidas de Oliver Tsubasa, Carlos Mizaki e os outros para as telas dos videogames. Os games até existiam, mas nenhum deles agradavam. Achei algumas versões para NES, Super NES e até para GameCube. Mas eram complicados demais, cheios de menus, bem distantes da ação vista nos desenhos.

Mas, uma espera de mais de vinte anos teve fim nos últimos dias. A Bandai Namco, enfim, lançou Rise of New Champions, jogo baseado na série Capitain Tsubasa, que por aqui é também conhecida por Super Campeões. E desde já, adianto o que o jogador vai encontrar: chutes absurdos, dribles acelerados, jogadas impossíveis e muito, mas muito conteúdo para o fã de Oliver Tsubasa, que também é conhecido como Tsubasa Ozora, seu nome original.

Vamos então, juntos, ver o que esperar de um game de futebol, mas que não é tanto de futebol assim. Conheça o mundo de Capitain Tsubasa, e seu futebol impossível.

E é gol, torcida brasileira!!!!

O gameplay do game é uma mistura entre jogos atuais de futebol, como FIFA e PES, RPG, jogo de luta e games de futebol mais arcade, como o Super Sidekicks, da SNK. Como tudo isso? Explico: A visão de câmera e botões básicos são os mesmos de um FIFA, assim, o jogador tem uma apresentação mais acessível ao game. Mas há comandos no jogo, que exigem respostas rápidas e controles ágeis, assim como em um bom game de luta. Há, a possibilidade de aumentar pontuações, nos modos de história, e evoluir seu personagem, como em um bom RPG. E, por fim, o futebol não é tão realista assim, como acontecia no divertido game de arcade da SNK.

E essa mistura se mostrou bem divertida. Tirando os modos de história, e avaliando apenas a ação, o gameplay é o seguinte: vá correndo feito louco, dando carrinhos na defesa, e dribles no ataque. Como jogo de futebol, ele é até bem limitado: os chutes a gol, tirando os especiais, são fracos. E você não tem controle sobre o que é gol e o que não é, pois os chutes especiais funcionam por uma sequência de dados, e não pelo chute em si. É estranho chutar de longe e fazer gols fáceis, ou chutar do lado da trave e o goleiro defender. Além disso, o controle de bola é razoável e o sistema de passes não é muito calibrado. Ah, e não existem faltas no jogo.

Análise Arkade - Captain Tsubasa: Rise of New Champions

Mas parece que é de propósito, para forçar sempre para as jogadas especiais, que gastam uma barra de determinação e fazem o jogo ganhar outra dimensão. Sozinho ou com os amigos, temos aqui um game amplamente divertido. É um jogo de futebol com ação apenas encontrada em jogos do passado, que não tinham tanto compromisso com o realismo. E, com animações muito caprichadas, e os famosos chutes especiais, a dinâmica do jogo é veloz, e garante bons momentos, com certeza.

A saga dos campeões

Análise Arkade - Captain Tsubasa: Rise of New Champions

Há um modo história bem interessante. Começando com Tsubasa, você acompanha o personagem em sua busca pelo tricampeonato em escolas no Japão. É interessante, pois seu enredo traz os mesmos personagens de sempre, como Hyuga ou Mizuki, mas com um ar mais nostálgico, afinal, eles já se conhecem, e os diálogos fazem menção a eventos do passado, que você, fã do anime, acompanhou na TV anos atrás. Sábia escolha. A história é a mesma de sempre, com reviravoltas e a busca pelo topo de Tsubasa e seus amigos.

É uma espécie de “modo easy” do game, pois apresenta tutoriais, e sua dificuldade é mais balanceada. O problema, é que, durante o jogo, eventos são ativados sem nenhum aviso, e atrapalham o gameplay. Pode ser um chute na trave, ou pode ser um gol seu, ou pior, do adversário, que pode te obrigar a correr atrás do resultado. Esquisito, mas ainda assim o modo é simples para se terminar. Não oferece menos do que algumas horas de gameplay.

Análise Arkade - Captain Tsubasa: Rise of New Champions

Passado este modo, existe o Novo Herói, este sim feito para curtir, de maneira plena, o game. Aqui, você joga com um novato, que busca seu espaço entre os melhores no Japão. Você soma pontos, aprende dribles novos, faz amizades e evolui seu personagem, como em um RPG. Você começa em um time rival do Nankatsu, como o colégio Toho ou o Musashi. E, através das muitas cutscentes (sim, são muitas e tem hora que cansam, mas são bacanas para mostrar o andar da carruagem), você vai acompanhando a história, com as partidas acontecendo.

Assim, o game tem espaço para divertir por dias os fãs do anime. Com um extra: o multiplayer. Seu jogador do Novo Herói pode ser escalado em qualquer time, até os seus customizados, e jogar com seu avatar em partidas pelo mundo. É, assim como um game de luta, um jogo que tem potencial para formar uma comunidade, e manter jogadores buscando aumentar dia a dia, sua habilidade dentro do game.

Um golaço, mas para os fãs do anime

Análise Arkade - Captain Tsubasa: Rise of New Champions

Verdade seja dita: apenas fãs de Capitain Tsubasa curtirão, de maneira plena, o game. Os diálogos das campanhas são recheadas de referências aos animes e mangás, e muitos vídeos contando a história da franquia vão sendo desbloqueados, com o passar das jogatinas. O gameplay não é dos melhores, mas reproduz muito bem toda a dinâmica das jogadas impossíveis do anime, coisa que, como disse no começo, aguardei por mais de duas décadas.

A animação caprichada, com a boa fluidez do game, somada a maneira viciante de jogar, apredendo a lidar com as jogadas e chutes especiais, tem tudo para divertir quem assistiu as várias versões do seriado, ao longo dos anos. Mas, quem quer um jogo de futebol, mesmo que com visual focado no anime, com base em uma partida mais real, já pode continuar com o seu FIFA ou PES, pois realismo é o que você não encontrará aqui.

É o tipo de game que oferece conteúdo para manter os interessados jogando por dias, e que, podemos torcer, inclusive, por novas adições. Inclusive, há segredos no jogo, que podem ser desbloqueados, e que somam também para a longa vida útil prometida pelo jogo.

Captain Tsubasa: Rise of New Champions já está disponível, para PC, Playstation 4, e Nintendo Switch.

Deixar um comentário (ver regras)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *