Análise Arkade: o insano parkour sobre rodas de ClusterTruck

15 de outubro de 2016

Análise Arkade: o insano parkour sobre rodas de ClusterTruck

Que tal um jogo que mistura parkour com caminhões em alta velocidade? Esta é a (bizarra) proposta de ClusterTruck, joguinho divertido e desafiador que a tinyBuild lançou recentemente!

Sem tempo para história

Geralmente as análises da Arkade começam apresentando uma breve sinopse da história do game. Neste caso não poderei manter este padrão simplesmente porque não há um roteiro em ClusterTruck. Você já começa o jogo no topo de um caminhão, e deve aprender “na marra” a se virar.

Análise Arkade: o insano parkour sobre rodas de ClusterTruck

Felizmente, o gameplay é simples e bem intuitivo: você precisa basicamente saltar de um caminhão para o outro Se cair no chão? Já era. Se bater em alguma árvore, placa ou obstáculo? Já era. Simplesmente permaneça em cima dos caminhões, sem cair nem bater em nada. Simples assim.

Simples? Sim. Fácil? Nem tanto!

O gameplay de Clustertruck é bem simples, mas isso não torna o jogo fácil. Cada fase é um desafio único e curto, no qual seu objetivo é simplesmente chegar até a faixa de “GOAL” sem cair, correndo, saltando e se dependurando pleas caçambas de caminhões em movimento. “Até aí tudo bem”.

Confira abaixo o gameplay das fases iniciais do game só para entender a proposta:

Como você viu aí em cima, o desafio em si é sempre o mesmo, mas existem diversos tipos de obstáculos para dificultar sua vida: placas de madeira, troncos de árvore, pedras rolantes enormes, precipícios, montanhas, bifurcações… isso tudo é apenas o começo, e conforme você avança, as fases vão ficando mais desafiadoras.

O próprio movimento errático e inconstante dos caminhões se torna um obstáculo, pois eles se portam como um estouro de boiada descontrolado, trombando uns nos outros, capotando, explodindo e derrapando para fora das pistas. Não é raro ver engavetamentos homéricos entre vários caminhões, e escapar vivo (e em cima de um deles) é uma tarefa das mais difíceis.

Análise Arkade: o insano parkour sobre rodas de ClusterTruck

Escapar desse tipo de situação é difícil, mas bem emocionante!

Aí vai mais um trecho de gameplay de uma parte excepcionalmente bacana da segunda área do jogo:

Ficar muito tempo em cima de um mesmo caminhão raramente é uma boa ideia, especialmente porque o game te dá mais pontos por velocidade e “estilo”, e mesmo sem querer (ou saber como) você invariavelmente vai conseguir fazer umas “manobras” entre um pulo e outro.

Depois de um tempo rolam até mesmo caminhões seguindo em pistas transversais àquela em que você está, ou mesmo na contramão! Com isso, o “simples” ato de pular de um caminhão a outro se torna um exercício de timing, perícia e até um pouco de sorte. Acontece de acabar “travado” em algumas fases particularmente difíceis, mas não é nada que um pouquinho de perseverança não resolva.

Turbinando sua performance

Conforme completa fases e faz coisas estilosas, você ganha pontos que podem ser trocados por perks e upgrades que dão um boost nas suas habilidades e podem ser tanto melhorias para sua mobilidade quanto habilidades que são verdadeiros “super poderes”. Por exemplo, no campo da mobilidade, você pode destravar um pulo duplo, dash ou até um grappling hook. Já na área dos “super poderes”, você pode desacelerar o tempo ou até mesmo “summonar” um caminhão para não acabar dando de cara no chão.

Análise Arkade: o insano parkour sobre rodas de ClusterTruck

Como algumas destas habilidades são meio poderosas demais, há uma pegadinha: você só pode habilitar uma de cada tipo uma vez. Ou seja, na mobilidade você não pode equipar pulo duplo, dash e grappling hook, tudo ao mesmo tempo. Só pode equipar uma delas de cada vez. O mesmo vale para os “super poderes”.

Desta forma, o jogo lhe dá boas ferramentas para superar os desafios, sem no entanto acabar te tornando “overpowered”, o que acabaria deixando o jogo fácil demais. O lance é ir destravando e testando as habilidades com calma, e vendo qual delas se encaixa melhor às situações e ao seu estilo de jogo.

Audiovisual

ClusterTruck é um jogo de visual simples, que opta por uma identidade que está mais para o cartoon do que para o realista. Cada etapa do jogo possui 10 fases, ambientados em algum tipo de terreno específico (deserto, selva, gelo, etc.). Na prática, o que muda basicamente são as cores, pois não há muita variedade de cenários propriamente ditos. Os caminhões também são os mesmos o tempo todo.

Análise Arkade: o insano parkour sobre rodas de ClusterTruck

A trilha sonora mistura efeitos de guitarra distorcida com batidas eletrônicas e soa um tanto genérica. Não é ruim, mas também não se esforça para ser boa. Como este é um daqueles jogos sem história para curtir só pelo desafio em si, pode colocar a sua playlist favorita do Spotify para tocar enquanto joga que você não vai estar perdendo nada.

Conclusão

ClusterTruck não é um jogo grandioso nem revolucionário. Ele não quer ser um novo Mirror’s Edge, nem nada do tipo. Com 0% de história e 100% de gameplay insano, ele é aquele tipo de jogo bem plug and play, para você simplesmente curtir e testar suas habilidades em partidas rápidas.

Análise Arkade: o insano parkour sobre rodas de ClusterTruck

Tal qual outros jogos com esta pegada — como Dangerous Golf, por exemplo — o nível de diversão fica o tempo atrelado à sua disponibilidade de fazer essencialmente a mesma coisa em situações diferentes, que vão ficando mais absurdas e desafiadoras a cada fase que você termina.

Poderia ter alguns recursos extras? Sem dúvida. Talvez umas leaderboards, ou uma galeria de replays para você ver as maneiras malucas como outros jogadores superaram alguns desafios. Esse é aquele tipo de jogo no qual você quer mostrar suas façanhas para os outros, mas falta esse fator social aqui.

Aliás, eu preciso te mostrar uma jogada épica que eu fiz, e só não terminei a fase porque um caminhão deu um “totozinho” no outro e me derrubou:

 

No geral, eu curti bastante a proposta maluca do game, e o desafio crescente para mim serve como um aditivo, um estimulante para continuar jogando. Se você também é desses, sem dúvida vai encontrar umas boas horas de diversão aqui. Nada épico ou revolucionário, simplesmente diversão… mas não é para nos divertirmos que a gente joga videogame, afinal de contas?

ClusterTruck foi lançado em 27 de setembro de 2016. O game está disponível para PC e Playstation 4.

Uma resposta para “Análise Arkade: o insano parkour sobre rodas de ClusterTruck”

  • 16 de outubro de 2016 às 22:16 -

    Guilherme

  • Correção: o jogo foi lançado 27 de setembro de 2016, não em novembro hauhauha c:

Deixar um comentário (ver regras)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *