Análise Arkade: Dark Devotion é um excelente Souls-like e Rogue-like 2D

8 de maio de 2019
Autor: Renan do Prado

Análise Arkade: Dark Devotion é um excelente Souls-like e Rogue-like 2D

O sub-gênero Souls-like tem se expandindo bastante nos últimos anos, direta e indiretamente. Seja com games seguindo a receita a risca ou se aventurando de manteiras diferentes. E Dark Devotion é o mais novo game a flertar com o Souls-like, adicionando mais alguns elementos na fórmula para criar uma aventura muito interessante! Então venha com a gente conferir a análise completa de Dark Devotion!

Uma jornada pela fé e pela morte

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Dark Devotion está ambientado em um mundo medieval durante a época das cruzadas, em que a guerra e o sangue permeava por todos os lados. Todos viviam sob o medo constante de serem considerados hereges e punidos pela menor das desavenças, seja aos homens ou aos deuses.

Nesse mundo, o jogador controlar uma jovem guerreira, uma das poucas mulheres pertencentes a ordem dos templários, treinada desde a infância para matar e nunca se reder, não importa o perigo. E então, essa guerreira é enviada ao misterioso Templo, um lugar ao mesmo tempo de adoração e terror, local onde a fé de todos é posta a prova, e um lugar em que orações podem literalmente salvar uma vida, ou ao menos atrasar brevemente o seu fim.

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Esse templo rodeado em mistério é um lugar erguido em honra ao deus pelo o qual todos nesse mundo lutam, uns são enviados ao templo para elevarem suas fés, outros, como punição por seus crimes. Mas uma coisa é certa, qualquer que seja a razão, todos aqueles que entram no templo não conseguem mais sair. E tudo o que encontrarão lá dentro é desolação, destruição, corrupção e morte. Sua missão é sobreviver nesse lugar, descobrir seus mistérios e tentar encontrar um jeito de sair vitorioso, explorando cada vez mais fundo em sua arquitetura misteriosa.

Uma mistura de Souls-like com Rogue Like e Metroidvania

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Dark Devotion pega a fórmula dos Souls-like e transforma em algo novo e bem interessante. Diferente de outros games no mesmo estilo, como Salt & Sanctuary Death’s Gambit, aqui a aventura tem um ritmo um pouco mais devagar e funciona com base em mecânicas bem diferentes.

Vamos em partes: O Souls-like entra primeiro na construção de seu mundo. Um enorme templo misterioso cuja história é envolta em mistérios e lore. Para descobrir o que está acontecendo ali e a história por trás da aventura o jogador deve conversar com NPCs, encontrar arquivos de texto e ler descrições de itens, montando o lore pedaço a pedaço. E a parte Souls-like do game também entra em sua estrutura de combate, que falaremos mais adiante.

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Depois entra a parte Metroidvania. O game é um platformer 2D, porém com exploração limitada. Não é possível pular ou voltar para salas anteriores. Isso é uma interessante característica do game: Você não pode voltar, apenas seguir pra frente. Uma vez que você começa a explorar só pode seguir pra frente até morrer, ou usar um item para voltar ao hub do game. Porém, o hub é localizado no início do mapa. Ou seja, se morrer, volta até o começo. Felizmente, o jogador pode ativar transportadores pelo caminho, com o jogador podendo retornar ao último ativado. E conforme o jogador avança, atalhos para áreas mais profundas são desbloqueados.

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Essa é só a parte de cima do mapa, ele se estende muito mais!

E a parte Rogue-like entra na mecânica de morte e evolução de personagem. Não há level up no game, e os itens e armas que você encontra não são todos salvos em seu inventário. Se você morrer, como já mencionado, volta para a área inicial do game. Na área inicial, o jogador precisa se equipar antes de partir para uma nova aventura. Equipando-se com armas e itens desbloqueados, seja ao vencer chefões ou completar quests. E gastar seus pontos de experiência em perks permanentes.

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Felizmente, o game não é 100% Rogue-like. O game não é resetado após morrer, nem o mapa é randomizado. O game possui um mapa muito extenso, mas fixo, assim, você sempre saberá que caminhos seguir para chegar ao último local onde morreu, ou pode explorar caminhos novos ainda não descobertos.

E por fim, o jogador pode explorar todo o mapa do game livremente, mas para dar um senso de direção ao jogador, o game oferece quests para o jogador seguir. Ao conversar com um NPC no hub do game, você receberá diversas tarefas, que consistem normalmente em matar certo número de inimigos ou algum chefão. Completar quests libera novos equipamentos para o jogador, valendo muito a pena a aventura. Além disso, todos os inimigos do game, incluindo chefões, respawnam, assim você sempre pode repetir algum desafio se desejar.

Evolução do personagem e gameplay

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Dark Devotion possui um gameplay diferente dos outros Souls-like 2D. Não é um game que adapta a jogabilidade de Dark Souls para a perspectiva 2D, mas sim transforma-a em algo diferente, ainda que dentro do mesmo estilo. Para começar, não há level up, tudo é baseado em equipamentos e bênçãos.

A vida a protagonista é composta de duas barras, armadura e vida. O funcionamento é simples, quando o jogador recebe dano, perde um ponto de armadura, se não tem armadura, perde pontos de vida e ao chegar a zero, morre. A personagem recebe dano de 1 em 1 ponto, exceto em alguns casos em que inimigos podem causar 2 pontos. Assim, não há nenhum cálculo de dano complicado, você receberá 1 ponto de dano por ataque, porém o dano que você causa em inimigos é calculado levando em conta diversos fatores.

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Para melhorar a personagem, o jogador deve descobrir armas, armaduras e amuletos desbloqueáveis (nem todos os equipamentos que você acha se tornam seus). Armaduras e amuletos aumentam os pontos de armadura e vida, além de conceder alguns bônus extras, armas definem o dano que você causa, sem exigir requisitos para usá-las. E todos os pontos de experiência ganhos matando inimigos são usados para desbloquear perks permanentes.

Esses perks estão na forma de bênçãos, que são de diversos tipos: Aumentar velocidade, aumentar ataque, descoberta de itens e uma infinidade de fatores. As bênçãos não são adquiridas somente assim, é possível ganhar bênçãos aleatórias ao se entrar em salas novas ou ao rezar em certos altares espalhados pelo mapa. Quanto mais bênçãos, melhor será a sua personagem. Mas se há bênçãos, também há maldições.

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Os ícones abaixo da barra de vida são as bênçãos (amarelo) e maldições (vermelho)

Maldições são status negativos dos mais variados tipos, como sangramento, envenenamento, redução de velocidade, sofrer dano em intervalos regulares de tempo, perder todos os itens e mais uma infinidade. Maldições são adquiridas aleatoriamente ou ao se sofrer certos danos, como ser atingido por magia inimiga ou ser cortado por garras de feras e etc.

É possível ainda melhorar os atributos da personagem ao se achar totens com runas mágicas, que aumentam os status da personagem: Ataque, velocidade, dano crítico e etc. Além de um outro atributo importante: Fé. Nesse game, a fé serve como Mana, ela é usada para se suar magias e para interagir com altares e algumas portas. Fé é recebida ao matar inimigos, assim, o jogador sempre recuperará a Fé gasta.

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Fé é um recurso interessante, pois sendo o game ambientado num mundo medieval em que a religião dita tudo, ter muita fé pode ser prejudicial ao personagem, gerando uma maldição por excesso de fé, ao passo que ter pouca fé também pode gerar uma maldição. Fé deve ser usada, mas com sabedoria, sendo usada para recuperar vida, curar maldições, pedir por bênçãos ou adquirir itens aleatórios em alguns altares. Além é claro de abrir caminhos alternativos cheios de loot ou outros itens importantes.

Audiovisual

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Dark Devotion tem um belo visual em pixel art, com uma boa fluidez de movimentação de personagens e diferentes animações dependendo da arma que o jogador estiver equipado. O visual é ao mesmo tempo cheio de detalhes e pouco detalhado. Pessoalmente acho um visual muito interessante e bonito, com bastante identidade.

Um ponto negativo do visual do game, que faz parte de sua atmosfera, é que as salas do game são muito escuras, as vezes dificultando levemente enxergar detalhes do cenário, como buracos ou portas, especialmente se você estiver num ambiente com muita luz. É possível deixar tudo mais claro com certos itens e magias, mas para uma melhor experiência, aumente um pouco o brilho do game.

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O game tem uma bela trilha sonora, com músicas com um estilo mais sombrio e assustador, combinando perfeitamente com os cenários do game, que ficam cada vez mais sombrios quanto mais fundo se explora. Contando ainda com temas de batalha excelentes para os chefões.

Conclusão

Análise Arkade: Dark Devotion é um excelente Souls-like e Rogue-like 2D

Se você gosta de Souls-like e de aventuras 2D, então Dark Devotion é um título que pode te surpreender muito. Transformando os estilos no qual se baseia e criando uma aventura divertida, imersiva e desafiadora. Que entrega uma aventura diferente do habitual, genuinamente novo, mesmo ao usar ideias já estabelecidas.

Dark Devotion foi produzido pelo estúdio independente Hibernian Workshop e distribuído pela Maple Whispering Limited e pela The Arcade Crew, esta última sendo uma união de diversos estúdios independentes, incluindo os brasileiros da Joymasher de OnikenOdallus e do vindouro Blazing Chrome!

Dark Devotion foi lançado no dia 25 de abril para PCs. E ainda este ano chegará ao Playstation 4 Nintendo Switch.

4 Respostas para “Análise Arkade: Dark Devotion é um excelente Souls-like e Rogue-like 2D”

  • 8 de maio de 2019 às 22:01 -

    Helinux

  • Show de bola!!!! Vendo as imagens me lembra algo de Castlevania Symphony of the Night…tecnologia atual com o estilo metroidvania da vida. Belas imagens e belo jogo!!!! Muito Bom!!!!

  • 9 de maio de 2019 às 03:12 -

    Ronnie

  • Maravilha! Tenho que ir atrás :)

  • 9 de maio de 2019 às 11:49 -

    Arbitro de Vídeo

  • Peguei esse game no lançamento e não curti, tem os mesmo defeitos do Death Gambit, golpes sem impacto, cenários confusos e a jogabilidade travada.
    Salt & Sanctuary, que foi desenvolvido por 2 pessoas, é muito superior.

    • 9 de maio de 2019 às 22:46 -

      Jose Osvaldo Alves Moreira Moreira

    • Cara, também nao gostei de Death gambit, agora Salt e perfeito. Ate platinei..

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