Análise Arkade – Darkstalkers Resurrection (PS3, X360): pancadaria nostálgica

30 de março de 2013

Análise Arkade - Darkstalkers Resurrection (PS3, X360): pancadaria nostálgica

Darkstalkers pode não ser a série de luta 2D mais famosa de todas, mas sem dúvida tem uma ampla base de fãs, que sonham com um novo jogo da franquia. Enquanto este novo jogo não sai, a Capcom nos brindou com Darkstalkers Resurrection, uma ótima coletânea cuja análise você confere na sequência!

A Capcom é uma das produtoras que mais “se dá ao luxo” de aposentar personagens e franquias: Mega Man, Captain Commando, Strider, Dino Crisis e, obviamente, Darkstalkers, são algumas destas franquias queridas por muita gente, que mereciam voltar em grande estilo ao mundo dos games.

Alguns personagens destas séries continuam existindo em crossovers e spin offs (a série Marvel Vs. Capcom está cheia deles), mas falta um jogo genuinamente novo, um título “AAA”, que atualize de maneira competente estes títulos e apresente-os para novas gerações de gamers.

Enquanto este reboot (ou sequência) não acontece, podemos encontrar boas horas de diversão e nostalgia com Darkstalkers Resurrection. O que temos aqui são jogos antigos, que se mantém praticamente idênticos às suas versões originais, mas contam com alguns recursos modernos, como visual remasterizado, leaderboars e partidas online.

Análise Arkade - Darkstalkers Resurrection (PS3, X360): pancadaria nostálgica

Se este não é o Darkstalkers 4 que muita gente queria, pelo menos serve para mostrar que a série ainda funciona: Darkstalkers é uma franquia cheia de personalidade, com personagens extremamente criativos, golpes especiais incríveis e pancadaria 2D de primeira qualidade.

A coletânea traz os dois últimos capítulos da série – Night Warriors: Darkstalkers Revenge – que foi originalmente lançado em 1995 para os arcades e posteriormente convertido ao Sega Saturn – e Darkstalkers 3, game que chegou aos arcades em 1997 e ganhou conversões para Sega Saturn e Playstation.

Embora utilize  mecânicas familiares da série Street Fighter, Darkstalkers é um jogo totalmente diferente. Street Fighter é uma franquia mais “pé no chão”, com lutadores e estilos de luta (em sua maioria) mais realistas (vamos ignorar o Blanka e as magias mirabolantes por um momento).

Análise Arkade - Darkstalkers Resurrection (PS3, X360): pancadaria nostálgica

Darkstalkers bebe em fontes muito mais variadas de inspiração: temos personagens inspirados em clássicos da literatura, mitologia, folclore, lendas urbanas e contos de fada que, juntos, formam um dos elencos mais bizarros e criativos dos jogos de luta.

Vejamos: que outro jogo você pode apontar que mistura uma caveira punk roqueira (Lord Raptor) com uma Chapeuzinho Vermelho carregada de armas de grosso calibre (Baby Bonnie Hood), um faraó mumificado ambulante (Anakaris) e o próprio Pé Grande (Sasquatch)?

Estes são apenas alguns integrantes do elenco de Darkstalkers, jogo que representa um notável ápice de criatividade (e ousadia) da Capcom. Beldades como Morrigan, Felicia e Hsien-Ko (?!) ainda alimentam as fantasias de muitos gamers e são as favoritas de muitas cosplayers, mas, sem Darkstalkers Resurrection, as novas gerações jamais saberiam a origem destas personagens tão emblemáticas.

Análise Arkade - Darkstalkers Resurrection (PS3, X360): pancadaria nostálgica

Para manter o clima retrô, você pode curtir os games no formato original (com bordas que representam as laterais de uma máquina de arcade) , mas não se acanhe em desfrutar dos benefícios da alta definição: a Iron Galaxy Studios fez um trabalho competente em “maquiar” o game, melhorando seu visual e oferecendo suporte ao formato panorâmico Full HD que domina o mercado.

Claro que o visual não fica lindo como um Super Street Fighter II Turbo HD Remix (que foi totalmente redesenhado), mas os filtros e efeitos conseguem deixar o jogo mais bonito e vibrante, sem parecer “esticado” em uma tela de alta definição. É mais ou menos o que um bom emulador já faz, mas oficial, em alta definição, e rodando no seu console favorito!

Com um sistema de navegação simples, podemos alternar entre o Night Warriors: Darkstalkers Revenge e o Darkstalkers 3. Cada jogo conta com seus próprios menus, opções e uma bela tela inicial personalizada, que traz ainda uma janelinha onde ficam passando fatos curiosos sobre todos os personagens do game.

Análise Arkade - Darkstalkers Resurrection (PS3, X360): pancadaria nostálgica

A partir daí, a jogabilidade é aquela clássica, bem tranquila e acessível. Temos os mesmos botões de ataque de antigamente (3 de soco e 3 de chute), que podem ser combinados para formar pequenos combos (ainda precários, afinal, estamos falando de jogos de mais de 15 anos atrás). Com meia-luas e comandos semelhantes, podemos realizar magias e golpes especiais.

Os golpes especiais, aliás,  são outro ponto em que Darkstalkers se destaca: entre golpes bizarros, criativos e originais, temos aqui muito mais do que variações dos golpes comuns de cada lutador. A furiosa barra de especial se enche com muita rapidez, permitindo que o jogador habilidoso crie estratégias ou encadeie os golpes especiais em seus combos.

As novidades da atual geração fazem muito bem a jogos que, sozinhos, já funcionam muito bem: as partidas online são rápidas e estáveis, dependendo do horário você entra em uma quick match em poucos segundos, e os lags – quando ocorrem – são bem pontuais, não comprometendo a partida toda.

Análise Arkade - Darkstalkers Resurrection (PS3, X360): pancadaria nostálgica

Perdeu várias vezes de um determinado jogador e quer caprichar na revanche? Sem problemas: o game consta com um modo espectador que deixa o jogador assistir as lutas de outro jogador para captar seu estilo de luta e preparar estratégias de ataque funcionais.

Você ainda pode praticar seus ataques em um tutorial bem completo e, quando achar que já está bom o bastante com um determinado personagem, pode encarar os desafios, que são específicos para cada personagem e compreendem o teste máximo de perícia nos controles.

Já se você aplicou aquela vitória épica em seu oponente, existe a possibilidade de salvar e compartilhar replays com a comunidade. O jogo ainda conta com diversos mimos colecionáveis, entre peças de artwork, vídeos, modelos de personagens e muito mais.

Análise Arkade - Darkstalkers Resurrection (PS3, X360): pancadaria nostálgica

Obviamente, temos ainda recursos como conquistas/troféus e leaderboards, algo indispensável em qualquer jogo da atual geração, seja ele remake ou não. Há ainda um sistema de ranking que serve para os dois jogos, ou seja, quanto mais você jogar (e ganhar) maior é o seu ranking em partidas online em ambos os jogos.

Todos estes recursos online são muito legais, mas – como em qualquer outro jogo de luta – a coisa fica realmente divertida se você tiver um grupo de amigos “old school” que também sejam fãs de Dimitri, Bishamon e cia. para jogar com você no mesmo console e curtir a pancadaria nostálgica que estes clássicos oferecem.

Darkstalkers Resurrection mostra que, mesmo estando sumida há mais de uma década, esta série ainda se mantém relevante, com sua jogabilidade rápida e funcional e seus personagens criativos e interessantes. Que esta coletânea faça muito sucesso para abrir os olhos da Capcom: tanto a  franquia quanto nós, fãs, merecemos um Darkstalkers 4!

20 Respostas para “Análise Arkade – Darkstalkers Resurrection (PS3, X360): pancadaria nostálgica”

  • 30 de março de 2013 às 10:57 -

    leandro leon belmont alves

  • EU QUERO DARKSTALKERS 4!!!!!! não coletânias. já temos os MAMES para isso.

    MALDITA CAPCOM!!!!

    • 30 de março de 2013 às 12:48 -

      Albert Dark

    • Acredito que isso é um teste para ver a aceitação do jogo, essas empresas geralmente fazem isso pra ver a quantidade de pessoas dispostas a comprar um game do titulo, “é o famoso votar com a carteira”.

      mas assim como você eu quero um Darkstalkers 4… a muito tempo.

      • 30 de março de 2013 às 13:41 -

        José Luis

      • Concordo plenamente com você.
        Eu pensei exatamente isso quando lançaram mortal kombar arcade kollection para pc,fizeram isso para ver a aceitação do público,quanto as vendas e a pirataria,acho que se vendesse bem,eles assim lançariam o mortal kombat 9 para PC,caso contrário, não veremos mortal kombat 9 para Windows.

      • 30 de março de 2013 às 15:28 -

        Albert Dark

      • Jose Luis, acho que você vai ficar feliz em saber que vazou a lista de conquistas do ultimo mortal kombat para Steam, acredito que agora é só aguardar pra vermos essa beleza no PC. e pelo que dizem a snk pretende lançar o KoF XIII também no steam.

      • 31 de março de 2013 às 20:31 -

        José Luis

      • Uma ótima notícia,espero que seja verdade e lance mesmo para pc.Só fiquei ancioso assim na época do lançamento de street fighter IV.Fiquei indo a semana inteira na loja para ver se chegava o street 4.Na época eu tinha uma 7200gs,tinha que jogar no low em 640×480 desligado o hud, se ficasse ligado dava bug no hud e ficava preto a barra de energia.E mesmo assim foi muita diversão jogando street 4.XD
        Se sair o mortal para PC vai ser muito F…,lado a lado com street fighter 4.Aguardando anciosamente…Quanto ao the king of fighters XIII,também torço para que lancem,gostei muito dos gráficos desse KOF XIII e desde as KOF´s 94/95/96/97 e 98 não jogava um the king tão bom quanto o XIII.São pouquíssimos jogos de luta lançados para pc,até hoje estou esperando que saia street fighter 2 turbo hd remix para pc!:(

        Valeu Albert.Abraços!

    • 30 de março de 2013 às 13:26 -

      Nymer

    • Ia dizer a mesma coisa do camarada Albert. Isso é uma jogada da Capcom. O Street Fighter teve também versões relançadas antes de finalmente fazerem o IV.

      Acredito que vem um Darkstalkers nos moldes atuais.

      • 30 de março de 2013 às 23:26 -

        Arthur

      • No mais eu concordo com o Rodrigo, as pessoas culpam demais a capcom, ela já nos presenteou com tantas coisas maravilhosas e nos últimos tempos tem ouvido o que os fãs querem, só que por causa de UM jogo, todos tratam ela como um monstro ou empresa mercenária, até pessoas que nao jogaram o ultimo resident evil estão falando mal da capcom. Os DLC geralmente nao são explorados de forma correta, mas se as empresas estão investindo neles e’ porque eles estão rendendo e tem gente comprando, e nesse caso nao vejo problema nenhum.

    • 30 de março de 2013 às 16:02 -

      Rodrigo Pscheidt

    • Eu não quero gerar polêmica, mas não concordo com todo esse “ódio” que o pessoal anda nutrindo pela Capcom. Ok, ela toma algumas atitudes questionáveis de vez em quando (geralmente envolvendo DLCs) mas não obriga ninguém a comprar nada. O produto está “na prateleira”, compra quem quiser.

      Resident Evil virou uma porcaria? Sim. Estou feliz com isso? Não. Mas em algum momento a Capcom assinou um contrato afirmando que manteria a franquia sempre do jeito que eu quero, ou apontou uma arma para a minha cara me obrigando a comprar os novos jogos? Não. A franquia é dela, e ela faz o que quiser com ela.

      O mesmo vale para os famigerados DLCs, estejam eles presentes no disco ou não. Para mim, vender um personagem via DLC é a mesma coisa que vender separadamente uma arma ou um mapa multiplayer em um FPS: seu jogo pode até ficar mais bacana com ele, mas sem ele você poderá jogar do mesmo jeito.

      O site Ars Technica tem um artigo muito bom sobre esse lance dos DLCs presentes no disco. Fica a dica de leitura (em inglês):

      http://arstechnica.com/gaming/2012/10/op-ed-why-on-disc-downloadable-content-isnt-a-big-deal/

      Pessoalmente, estou adorando esta remexida no baú que a Capcom está dando nos últimos tempos: já tenho Darkstalkers Resurrection, Marvel Vs. Capcom Origins e a coletânea Capcom Arcade Cabinet, e mal posso esperar pelo relançamento dos clássicos DuckTales e Dungeons & Dragons, que são todos jogos que adoro. Acho essa postura muito mais bacana que a de outras empresas, que simplesmente ignoram a vontade do púbico e deixam seus clássicos intocados, pegando pó no fundo do baú.

      Por exemplo: milhões de pessoas sonham com um remake de Rock n’ Roll Racing, mas duvido MUITO que a toda-poderosa Blizzard vai “perder tempo” com isso enquanto pode manter seu caixa girando com WoW, Diablo e StarCraft.

      A Sega é outra, que boicota projetos dos fãs simplesmente porque não quer que ninguém mexa nos seus clássicos. Pô, a Capcom recentemente financiou e lançou o projeto de um fã (o ótimo Street Fighter X Mega Man) sem cobrar um centavo pelo jogo, mas isso ninguém valoriza.

      Enfim… não quero fazer o papel de “advogado do diabo”, mas para mim a Capcom simplesmente segue as tendências do mercado.

      Então, se esta coletânea de Darkstalkers servir como uma “análise de mercado”, espero que ela venda muito, para mostrar para a Capcom que nós queremos mais Darkstalkers! \o/

      • 30 de março de 2013 às 19:50 -

        Alan Galantin

      • o conceito de DLC é: prolongar a experiencia do game.

        hoje em dia o game nem é lançado e já tem DLC!!! nem experimentamos o game e o DLC é o principal atrativo.

        Não é somente a capcom que faz isso, mas sem duvida é o imperador do DLC “sem vergonha”.

        RE6 – veio com só um cenario de multiplayer.

        SF vs T – em um jogo onde há um combate entre 2 franquias, e 40% dos personagens são DLC, mesmo já estando no disco???!!!

        Nem sei quantas versões de SF4 tem

        Se não nos revoltarmos com a atitude da Capcom estaremos assinando embaixo, comprando o DLC ou não….Temos que deixar de comprar os seus jogos, lhe dando 2 opções: Ou muda ou roda!

        Sim, não costumo comprar jogos da capcom. pego emprestado….é claro, se o jogo é bom e sem as benditas dlcs, eu compro

      • 30 de março de 2013 às 20:17 -

        Renan do Prado

      • Eu concordo com o Rodrigo que todo esse ódio contra a Capcom não é certo, mas também concordo que os abusos que ela toma com suas franquias e as DLCs chegam ao ponto de ser inaceitáveis.

        Pelo menos, parece que os “ouvidos de ferro” dos executivos da Capcom se abriu um pouco, e eles passaram a ouvir o que os fãs desejam, mas claro, depois que a coisa começou a apertar e meio mundo começou a reclamar

      • 30 de março de 2013 às 21:04 -

        Babiro

      • Cara você falou tudo agora, concordo plenamente com você,Tá todo mundo crucificando a Capcom como se ela tivesse feito algo abominável, e tem um monte de gente que crítica a vera mas na hora que lança o jogo compra e ainda por cima compra o DLC depois de tanto falar mal

      • 30 de março de 2013 às 21:10 -

        Babiro

      • Continuação: A Capcom está errada? sim, mas quem tá incomodado com os DLCs que já vem no disco não tem que deixar de comprar um jogo que tem vontade, mas simplesmente não comprar os DLCs, se ninguém comprar ela uma hora vai mudar isso.

      • 30 de março de 2013 às 23:46 -

        Danielwarfare

      • Aleluia irmão!!! a Capcom está mesmo pisando na bola com essa questão de DLCs, mas ela continua sendo uma ótima produtora e distribuidora. Sendo que Lost Planet 3, um dos jogos que eu mais espero pertence a ela.

        Mas o mais estranho é que existe gente que acha que só a Capcom abusa dos DLCs, sendo que quase todas as produtoras e distribuidoras estão abusando e MUITO das mesma.

      • 1 de abril de 2013 às 07:52 -

        Firecat

      • Perfeito seu comentário…..

      • 1 de abril de 2013 às 22:56 -

        zecarlos

      • concordo com o rodrigo e ate sou meio suspeito pra falar da capcom pois juntamente com a blizzard sao as 2 empresas que estiveram presente na minha formacao gamer,acompanho a vida delas praticament edo inicio,e ainda hoje gosto muito delas e ssim elas sao bem competentes no que fazem nao ha o que negar,assim como a nintendo ,elas sao velhas guerreiras no mercado….porem nao ponho minha mao no fogo por elas e nenhuma outra empresa ..pois todas sao passiveis de fazerem besteiras,a historia nos comprova isso mas o que vejo e um mimimi desnecessario,do pessoal que se frusta facilmente e quer crucificar alguem e nao sabe como

  • 30 de março de 2013 às 16:11 -

    LuuckGameer

  • Esse jogo esteve na minha infância já joguei alguns no meu PC (Eu nem sei qual plataforma eu joguei por quê eu não mim lembro faz muito tempo) jogava muito com o Jon Talbain,Anakaris,Lord Raptorn,Pyron e a linda Slightly censored Morrigan muito foda esses personagens (na minha opinião) pena que não tem versão para o PC. Valeu Arkade por fazer essa maravilhosa análise !!

  • 30 de março de 2013 às 16:26 -

    Lipe!

  • “Estes são apenas alguns integrantes do elenco de Darkstalkers, jogo que representa um notável ápice de criatividade (e ousadia) da Capcom. Beldades como Morrigan, Felicia e Hsien-Ko (?!)”

    * preconceito contra a Hsien-Ko detected *

    Sim, não tenho sombra de dúvidas que esse lance é pra avaliar o mercado, pq tão pensando em fazer um Darkstalkers “AAA”, mas acho que seria escroto se fosse nos moldes atuais, tipo Street Fighters 4 e demais jogos de luta 3d com jogabilidade em 2d.

    Darkstalkers tem tudo pra ter identidade própria e não ser um mero “street fighters dark”, então sem essa estética molhada que temos em Street Fighter versus Tekken, plz.

  • 31 de março de 2013 às 14:35 -

    mmosgame.com

  • Saudades do meu bom e velho Sega Saturno.

    • 18 de março de 2015 às 23:41 -

      ricardo

    • Eu jogo no sega Saturn até hoje mais comprei o da PSN não podia faltar

  • 1 de abril de 2013 às 23:01 -

    zecarlos

  • nao posso esconder meu contentamento com esse game,mesmo sabendo que nao poderei jogar ,pois nao tenho video game,mas jogo no emulador,acomopanhei desde o inicio pois,juntamente com street fighter2 e mortal kombat1,sao meus games de luta preferidos…..por outro lado nao gosto muito da ideia de se ficar re-lancando ,game de suscesso,a a impressao que os game sde hoje nao tem gabarito para concorrer com a diversao e dificuldade dos antigos,alem de parecer falta de criatividade pra nos mostrar coisas realmente novas……mas se tem uma coisa que me da saudade de jogar darkstalkers,e uma maquina de fliperama ,nada de video game ou pc

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