Análise Arkade: Dolmen é um Souls-like brasileiro cheio de ação no espaço

19 de maio de 2022
Análise Arkade: Dolmen é um Souls-like brasileiro cheio de ação no espaço

Dolmen, o Souls-like da Massive Word Studio, é uma obra 100% brasileira que será lançada amanhã para PC, Playstation 4, Playstation 5, Xbox One e Xbox Series X! E nós já jogamos o game e vamos contar o que achamos!

Parte Souls-like, parte Horror Lovecraftiano, parte Dead Space

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Dolmen é ambientado em um futuro distante, em que a humanidade foi bem sucedida em colonizar o espaço e planetas distantes. Graças a isso, a humanidade “evoluiu” através da criação de humanos geneticamente modificados para sobreviver a diferentes condições de vidas em planetas espaço afora.

Em um desses planetas, chamado Revion Prime, a Zoan Corporation, uma das principais companhias de exploração espacial, descobriu os Cristais Dolmen, uma poderosa fonte de energia que existe somente nesse planeta. Esses cristais possuem o poder de abrir fissuras interdimensionais, além de permitir a comunicação com seres de outras dimensões.

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Mas um dia, um enorme desastre aconteceu no planeta, com monstros de outras dimensões invadindo Revion Prime e quase dizimando o planeta inteiro. E nesse contexto está você, um humano contratado para, sozinho, recuperar os cristais Dolmen do planeta e eliminar quaisquer fontes de perigo que encontrar pela frente.

E assim, o jogador inicia sua jornada explorando Revion Prime, enfrentando todo tipo de criatura que encontrar. O game possui uma estética bem ao estilo Dead Space, que comentaremos mais adiante, misturado com horror cósmico típico de uma obra Lovecraftiana, além de ser um legítimo Souls-like em seu gameplay.

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Dolmen se assemelha a outros Souls-like futuristas, como Immortal Unchained e Hellpoint, ao misturar combate tradicional, com espadas, escudos e outras armas brancas, com o uso de armas de fogo de variados tipos, de pistolas, escopetas, metralhadoras, a lança-granadas e etc.

Mas Dolmen se diferencia desses outros games através do conjunto da obra, que é mais “enxuto” e bem fechado, o que é um ponto positivo do game, que almeja conquistar seu espaço no subgênero do Souls-like, em que a Fromsoftware reina suprema.

Gameplay envolvente, apesar de ser desbalanceado

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Dolmen possui um gameplay que segue de forma bem fiel o padrão dos Souls-like: Ações baseadas em stamina, descansar faz com que inimigos mortos ressuscitem, mapas labiríntico e interconectados, e etc. O diferencial, obviamente, está no uso de armas de fogo.

O sistema de mira, que transforma o game em um Third-Person Shooter, é bem construído e permite bastante variedade em combate, dependendo das armas que o jogador usar, além de permitir eliminar inimigos a distância.

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Outro diferencial crucial está na forma dos Reatores e propriedades elementais. Todas as armas brancas e armas de fogo possuem poderes elementais, que podem ser de fogo, gelo ou ácido. Essas propriedades em armas permitem causar dano elemental ao atacar. Já os reatores são equipados diretamente na armadura do seu personagem adicionando afinidade e resistência ao elemento equipado.

Algo bem legal sobre os reatores é o Modo de Energia. Com o apertar de um botão, seu personagem é coberto pela mesma energia de seu reator, podendo atacar causando dano elemental extra, sem gastar stamina, por tempo limitado. O uso dessa ferramenta auxilia muito em lutas contra inimigos mais numerosos ou mais fortes.

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Falando em energia, ela é equivalente a barra de MP, sendo usada para atacar com armas de fogo e realizar ações especiais, como por exemplo curar-se. Ao se curar, você gasta parte de sua barra de energia. E se ficar sem energia, deverá usar uma bateria, que é quase como o Estus de Dolmen, para recarregá-la parcialmente. Porém, usar a bateria deixa o jogador totalmente vulnerável, o que torna o ato de usar baterias, seja para curar-se ou para poder usar sua arma de fogo, seja algo muito perigoso, especialmente em batalhas contra chefões.

A maioria dos Souls-like que não são feitos pela Fromsoftware sofrem de um mal comum, que parece difícil de superar: O desbalanceamento de combate. Quando falo isso, me refiro a inimigos que não reagem ao serem atacados e podem simplesmente cancelar ataques do jogador a qualquer momento, a barras de stamina que demoram muito para recarregar, ou mesmo um desbalanceamento em dificuldade dos inimigos em áreas iniciais e mapas exageradamente grandes ou confusos.

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Dolmen sofre com alguns desses problemas, apesar de estar bem acima em nível de qualidade se comparado a outros games do gênero. O game sofre, principalmente, por um desbalanceamento de inimigos. Não é algo tão ruim, mas alguns tipos de inimigos ignoram os ataques do jogador, respondendo de forma muito rápida durante combates. Isso exige uma perícia maior do jogador em como responder ao ser atacado, o que torna as coisas difíceis enquanto o jogador estiver com level baixo.

O game possui mapas inicialmente confusos, com muitas salas e corredores semelhantes, mas felizmente ele tem mapas bem construídos, com caminhos interconectados e que não são exageradamente confusos.

Outra coisa importante de mencionar é a evolução de personagem e aquisição de novos equipamentos. O game não entrega partes de armaduras e armas prontas ao jogador, mas sim os planos para suas construções. Ao coletar recursos, matando inimigos ou encontrando-os nos cenários, o jogador pode construir novas armas e armaduras em sua nave, que serve como hub central, sendo o lugar onde o jogador melhora seus equipamentos e sobe de nível.

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Há ainda o modo multiplayer, que infelizmente não consegui testar por estar jogando o game antes de seu lançamento. O multiplayer, diferente da série Souls e do recente Elden Ring, está restrita apenas a batalhas contra chefões, com até quatro jogadores podendo se unir para a luta. Para isso, o jogador deve gastar cristais Dolmen, que são raros de se encontrar como drops de inimigos, para abrir conexões com outros jogadores.

Com esses cristais ainda é possível reviver os chefões do game, permitindo que o jogador repita suas lutas para literalmente farmar itens para a construção de novas armas e equipamentos.

Audiovisual

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Dolmen possui um belo visual, com excelentes efeitos de iluminação e reflexos. Além disso, o planeta Revion Prime possui uma forte atmosfera de desolação e terror. O game se inicia em uma área subterrânea fechada, com cavernas e laboratórios destruídos, juntos de áreas com um forte design alienígena, graças a invasão de seres interdimensionais, mas conforme se progride, novas áreas, incluindo áreas abertas, são reveladas, cada uma com seus mais diversos perigos e biomas.

O game é formado não por um único mapa, como Elden Ring, mas pequenas porções de cenários interligados por portas. Essas áreas fazem parte de um mapa único, mas são carregadas separadamente, com cada área sendo completamente diferente à anterior.

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Na parte sonora, o game conta com músicas ambientes carregadas de uma atmosfera de terror e mistério, junto das músicas mais poderosas para os momentos de batalhas contra inimigos comuns e principalmente contra chefões.

Sua estética lembra bastante Dead Space, tanto por causa dos diferentes tipos de armaduras que podemos usar, como também pelo departamento sonoro, principalmente com os sons de respiração e impacto dos golpes do jogador. Além é claro dos alienígenas, alguns com designs incrivelmente grotescos.

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E, por ser um game brasileiro, conta com localização total em português brasileiro, tanto nos menus e legendas, como na própria dublagem! Apesar de haver poucas cenas de diálogo entre o protagonista e sua operadora de missão, essas cenas são muito bem interpretadas, tornando o game completamente acessível para o público brasileiro.

Conclusão

Análise Arkade: Dolmen é um Souls-like brasileiro cheio de ação no espaço

Dolmen é um bom Souls-like e um grande game brasileiro. Oferecendo uma aventura com bastante desafio e diversão, apesar dos desbalanceamentos que parecem uma característica negativa da maioria dos games desse subgênero.

Infelizmente, não pude terminar o game por conta de algum bug que aparentemente corrompeu o meu save. Acredito que esse tenha sido um problema pontual que aconteceu comigo, mas felizmente, Dolmen já possui patches de correção preparados para seu lançamento, de forma que esse erro que aconteceu com meu save provavelmente não ocorra com outros jogadores.

Dolmen será lançado amanhã, dia 20 de maio, com versões para PC, Playstation 4, Playstation 5, Xbox One e Xbox Series X/S.

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