Análise Arkade: Os dramas de Game of Thrones A Telltale Game Series – Iron From Ice (Season 1, Ep. 1)

10 de dezembro de 2014

Análise Arkade: Os dramas de Game of Thrones A Telltale Game Series - Iron From Ice (Season 1, Ep. 1)

É hora da Telltale Games adaptar mais uma série para os videogames! Desta vez Game of Thrones é a bola da vez, e a nossa análise do primeiro episódio, Iron from Ice, você confere agora!

A Telltale Games continua a sua primeira leva de novos títulos e lança sua adaptação da famosa franquia Game of Thrones, conhecida pelos seus livros e pela famosa série de TV da HBO. Assim como Tales from the Borderlands, novamente a Telltale tem um grande desafio nas mãos: mostrar que consegue ser versátil o bastante para adaptar diversas formas de entretenimento, incluindo revistas em quadrinhos, jogos, livros e séries de TV.

Cada uma dessas vertentes tem suas próprias vantagens e desvantagens. A produtora conseguiu adaptar com maestria The Walking Dead e The Wolf Among Us graças ao imenso universo já desenvolvido pelos seus criadores, o que lhe dá a oportunidade de criar uma história dentro daquele mundo sem interferir no que já foi produzido.

Análise Arkade: Os dramas de Game of Thrones A Telltale Game Series - Iron From Ice (Season 1, Ep. 1)

Isto também vale para Tales from the Borderlands, com o jogo continuando o universo e expandido-o cada vez mais para outros personagens, cenários e situações que são desenvolvidas no decorrer da história. No entanto, em se tratando de Game of Thrones, a coisa é um pouco mais complicada que isso.

FERRO DO GELO

Que fique claro: a Telltale Games não está adaptando a série original dos livros d’As Crônicas do Gelo e Fogo que George R.R. Martin continua escrevendo, mas sim a série de TV desenvolvida pelos showrunners D.B. Weiss e David Benioff, uma adaptação que é similar à original, mas possui enormes discrepâncias.

Com isso definido, a Telltale teve liberdade para fazer um jogo que toma um caminho diferente: sua história acompanha a série e todas as mudanças feitas por D.B. Weiss e David Benioff são levadas a sério para a cânone do jogo, mas ao mesmo tempo ele foca-se em outros personagens, uma família cujo destino corre em paralelo aos Lannisters, os Starks e todos os que já conhecemos.

Game of Thrones – a Telltale Game Series nos apresenta a Casa Forrester e as pessoas que estão envolvidas diretamente com eles. A família apoia a Casa Stark e se situa ao norte de Westeros. Este primeiro episódio se passa em paralelo ao nono episódio da terceira temporada da série, intitulado Rains of Castemere e mais conhecido pelo icônico Casamento Vermelho.

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O primeiro episódio do jogo, Iron from Ice, nos introduz a esta imensa família e como ela é afetada pelo que aconteceu no Casamento Vermelho. Iron from Ice começa com a história de Gared Tuttle, o fiel escudeiro de Lorde Forrester, que estava apoiando Robb Stark na contínua guerra contra os Lannisters.

O episódio começa com o exército dos Starks descansando na fortaleza da Casa Frey, situada nas Gêmeas, enquanto Robb e sua família se encontram com Walder Frey para atender ao casamento de seu tio, Edmure, e reconhecer o seu erro em não casar com uma das filhas de Walder, quebrando o acordo previamente feito por Robb e Walder.

A CASA FORRESTER

Não darei nenhum spoiler do que realmente acontece na série (e no jogo) mas os que estão acompanhando o seriado, assim como os que preferem acompanhar os livros, sabem a importância dos eventos do Casamento Vermelho para a trama. E já fica o aviso, jogue Game of Thrones somente se você terminou a terceira temporada da série de TV, sendo que a trama do jogo continuará de acordo com os episódios que foram — e serão –lançados pela HBO. Então, fique atualizado com a série de TV para aproveitar o game da maneira correta.

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O jogo continua com Garred enfrentando um grande problema durante o seu caminho de retorno à Fortaleza Forrester com o intuito de explicar tudo que aconteceu. Aí nós conhecemos a família Forrester e as pessoas que trabalham para ela.

Desta vez a Telltale decidiu contar a história de uma forma diferente, assim como Tales from the Borderlands, a narrativa é apresentada com o jogador controlando uma série de personagens que fazem parte da Casa Forrester. Assim dois objetivos são cumpridos: o de trazer uma sensação similar ao da série de TV onde não existe um protagonista fixo, e também consegue aproveitar ao máximo o universo de Game of Thrones sem afetar o jogo, já que as pessoas da família Forrester estão em todos os lugares e o jogo faz questão de deixar isso bem claro.

Com isso a Telltale consegue manter a sensação de que o jogo saiu de um episódio da série de TV, utilizando a icônica abertura e mantendo as decisões ambíguas em destaque e claro, contando com a participação de diversos atores e seus respectivos papéis, incluindo Tyrion Lannister (Peter Dinklage), Cersei Lannister (Lena Headey), Margaery Tyrell (Natalie Dormer) e Ramsay Snow (Iwan Rheon).

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Neste quesito ela consegue cumprir, Iron from Ice é tão forte quanto um episódio da série de TV graças ao drama imposto na família Forrester por tudo que está acontecendo, pela atuação dos atores já veteranos e dos que estão dublando os novatos, além do próprio jogo tomar uma direção similar ao da série de TV em termos de narrativa.

Também vale ressaltar a direção artística do game, que toma um estilo diferente dos traços pesados vistos nas adaptações de quadrinho ou do cel shaded de títulos anteriores. Desta vez parece que tudo saiu de uma pintura a óleo, ou seja, os personagens e os cenários não tem mais um contorno preto grosso, de modo que as bordas ficam “borradas” e vívidas. É algo que achei estiloso e inovador, além de ser uma boa forma da Telltale ousar enquanto procura a melhor forma de transmitir a experiência.

OS PEQUENOS DETALHES EM PROL DA JOGABILIDADE

A primeira diferença vem logo na primeira ação de seu personagem, que é muito mais focada na interação com o mouse/analógico. Como em jogos da Quantic Dream, a maioria das ações te forçam a mover o mouse de alguma forma, fazendo um movimento específico ou clicando e arrastando para segurar algo.

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Mas isto não quer dizer que o jogo não tenha a sua porção usual de movimentos dinâmicos com os botões, não é nada inovador para os padrões do gênero,  mas ainda é competente o bastante para ser funcional, mantendo aquela sensação de que estamos diante de um episódio interativo de Game of Thrones.

Acredito que a minha única crítica ao jogo é a forma em que ele é apresentado para nós, sendo que o jogo foi promovido como um apêndice à série de TV por acompanhar os episódios já lançados e continuar seguindo a trama de acordo ao lançamento das próximas temporadas no decorrer dos anos.

Por isso, a Telltale faz o máximo possível de mencionar todos os personagens que vimos na série de TV para agradar os fãs, o que é bem legal. Só que o jogo não deve ser tão importante para a série. Até agora, a Casa Forrester foi mencionada somente uma vez (no 5º livro A Dança dos Dragões), e sequer foi mencionada na série de TV, que é justamente onde ela almeja se encaixar.

Análise Arkade: Os dramas de Game of Thrones A Telltale Game Series - Iron From Ice (Season 1, Ep. 1)

E esta é uma das maiores diferenças em relação às outras propriedades intelectuais que a Telltale Games já trabalhou: The Walking Dead fez questão de contar uma história longe das aventuras encontradas na revista em quadrinho/série de TV, The Wolf Among Us é um prequel totalmente separado da história original de Fables e Tales from the Borderlands é uma continuação da franquia que não se apoia tanto em personagens que já conhecemos.

Com Game of Thrones não é assim, a sensação que vejo é do jogo tentando fazer de tudo para ser “notado” pela série de TV por ambos estarem seguindo em paralelo, mas no final das contas, desde já fica evidente que o jogo realmente não tem um valor tão significativo para a série por mais que a Telltale Games deseja ter.

Não é que o jogo não tenha seu valor, pelo contrário, ele consegue contar a trama da Casa Forrester tão bem quanto um episódio da série de TV, no entanto o enredo só é importante para as pessoas que estão envolvidas a esta família. Personagens como Tyrion Lannister, Sansa Stark e Daenerys Targaryen dificilmente serão afetados pelos acontecimentos do game.

CONCLUSÃO

Análise Arkade: Os dramas de Game of Thrones A Telltale Game Series - Iron From Ice (Season 1, Ep. 1)

No fim das contas, Game of Thrones A Telltale Game Series conseguiu cumprir em parte o que prometeu, tecendo uma história competente e dramática do começo ao fim e e que permite ao espectador da série dar alguma importância para a Casa Forrester. Os personagens são agradáveis e todos são importantes dentro do contexto do game, permitindo que o jogador se afeiçoe a eles, mas não se apegue demais, afinal, isso é Game of Thrones, e no universo de George R. R. Martin basta estar vivo para correr perigo.

Depois de um RPG e um jogo de estratégia que saíram bem abaixo do esperado, este é sem dúvida o único jogo baseado em Game of Thrones que conseguiu capturar a atmosfera e compôs algo que faz jus ao universo da série.

Salva sua provável “irrelevância” junto à série, Game of Thrones A Telltale Game Series começou com o pé direito e me deixou ansioso em querer saber do que vai acontecer nos próximos episódios, sendo um jogo bem produzido e cheio de reviravoltas como todo fã de Game of Thrones deve curtir.

Game of Thrones A Telltale Game Series foi lançado no dia 2 de dezembro e está disponível para PC, Xbox 360, Xbox One, Ps3, PS4 e nos dispositivos móveis iOS e Android.

9 Respostas para “Análise Arkade: Os dramas de Game of Thrones A Telltale Game Series – Iron From Ice (Season 1, Ep. 1)”

  • 10 de dezembro de 2014 às 16:27 -

    BATATA

  • Não sei se vai ser spoiler, mas lá pro final do episódio, tava meio na cara que ia da merda. Eu tava a meia hora com o pensamento “a qualquer momento vem merda ai”, mas quando aconteceu, não deixou de ser impactante, chocante e até surpreendente (ao menos para mim), bem como a série e os livros. Já no aguardo do 2 episódio.

    • 11 de dezembro de 2014 às 09:54 -

      Henrique Gonçalves

    • Hahahaha, eu não cheguei a pensar que ia dar merda no final porque tava bem confiante que ia conseguir resolver a treta com o Ramsay…. e bem, as coisas não foram exatamente como planejadas!

       

  • 10 de dezembro de 2014 às 17:05 -

    Gui Mendes

  • Eu gostei do primeiro episódio, ficou bem a cara do Martin o “não entre na zona de conforto, não existe protagonista”.

    Só que o final eu achei meio mais ou menos(depois de ler outras decisões na interwebs), curti no momento porque acreditei que tudo aquilo aconteceu por uma “falha” minha, como uma reação as minhas escolhas… Mas aparentemente é default, como em outros jogos da Telltale(continua sendo minha critica a todos os jogos dela btw).

    Ótima análise Henrique, deu uma olhada critica bem interessante a pontos que, por eu estar acostumado, acabo nem notando de primeira.Uma ressalva de que talvez esse jogo não seja tão interessante aqueles que não acompanham o mundo do Martin.

    Irom from ice!

    • 11 de dezembro de 2014 às 09:52 -

      Henrique Gonçalves

    • Valeu Gui!

      Acho que o final acaba sendo um problema em todos os jogos da Telltale Games, o fim deveria reagir mais de acordo com as escolhas feitas pelo jogador, por ser um jogo que trabalha diretamente em suas escolhas. O problema é que no final a minha versão, a sua versão e a versão de qualquer outra pessoa não tem tanta diferença e o final sempre será o mesmo.

      Eu acho que o segredo de gostar destes jogos que promovem este conceito é jogar somente uma vez para não estragar a magia dele. Porque no final aquele personagem irá morrer independente do que você faça e o vilão sempre fará o mesmo.

      • 11 de dezembro de 2014 às 10:03 -

        Rodrigo Pscheidt

      • Ou não, pois, conforme já debatemos, o final da segunda temporada de The Walking Dead podia tomar 3 rumos completamente diferentes.

        O meu final e o do Henrique foram bem diferentes, tanto no quesito “quem morreu” quanto no quesito “onde a Clem foi parar”. Acho que a terceira temporada de TWD (se é que vai haver uma, e caso continue focada na Clementine) será uma treta enorme pra Telltale, pois ela poderá começar de 3 maneiras diferentes, de acordo com o final que cada jogador fez.

      • 11 de dezembro de 2014 às 18:29 -

        André

      • Aqui vai uma pergunta…Pra quem já jogou… Leia-se SPOILLER !!!!!!>>>>>>>>>>Alguém consegui que o Ethan não fosse morto? Joguei 3 vezes, tomando escolhas extremamente opostas…. entretanto só liberei uma única cena diferente em relação ao núcleo de Kings Landing… vocês que já tem mais experiencia com jogos da TellTale conseguem me falar se isso será sempre no jogo ou essa escolhas de agora irão impactar nos próximos episódios?… meio que broxei por conta de não ter o real poder de decidir a história, sendo que isso é o principal do jogo….

      • 11 de dezembro de 2014 às 22:08 -

        Henrique Gonçalves

      • André, algumas coisas são impossíveis de impedir nos jogos da Telltale e a única diferença  real é o processo das escolhas que foram feitas. Por exemplo, certos personagens em The Walking Dead morrem mesmo que eu faça de tudo para impedir, e o mesmo acontece em certos eventos de The Wolf Among Us e em Tales from the Borderlands.

        Quando isso acontece é porque a história do jogo vai se mover centralizada naquela morte, [SPOILER] no caso do Game of Thrones, o Ethan morre e eu imagino que o jogador irá controlar um outro personagem (talvez o cara que vc deixou como sua mão direita, que era entre o seu tio e o cara que cuidava do seu exercito) enquanto o irmão mais velho vai chegar em Ironwood para ajudar.

        E sim, é bem broxante isso hahaha. Mas jogos que tem essas escolhas ainda são meio difíceis de desenvolver e realmente parece que as suas escolhas “não valeram nada”.

  • 12 de dezembro de 2014 às 14:11 -

    Leonardo Decker

  • Olá pessoal.Não encontrei o jogo para PS3 na PSN Brasil. Alguém já jogou no PS3 ?Estou ansioso. Daqui a pouco vou comprar no STEAM mesmo. :D 

    • 15 de dezembro de 2014 às 08:52 -

      Leonardo

    • Em seguida, a noite, quando entrei na PSN o jogo já estava disponível.Desculpa usar os comentários! 

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