Análise Arkade: eFootball Pro Evolution Soccer 2021 Season Update

19 de setembro de 2020
Autor: Paulo Roberto Montanaro
Análise Arkade: eFootball Pro Evolution Soccer 2021 Season Update

Normalmente, nos títulos de nossas análises, há algumas informações para além do título do jogo. Mas no caso de eFootball PES 2021 Season Update isso não é necessário por dois motivos: o primeiro é que o com um nome desses, não sobra muito espaço para dizer mais nada; e segundo porque neste game não tem muito mais o que dizer mesmo. O novo PES, a edição de 2021, é só uma atualização de temporada, um update do que já foi feito no ano anterior.

Contextualizando…

Para os desavisados, o contexto: a Konami, ao anunciar a tradicional e quase obrigatória edição anual de seu game de futebol — praticamente o único produto de grande orçamento em circulação desta que já foi uma das maiores e mais relevantes desenvolvedoras do mercado de jogos mundial — foi bastante objetiva ao afirmar que este ano não haveria um jogo novo propriamente dito, mas sim uma versão atualizada da edição anterior, o eFootball PES 2020.

Análise Arkade: eFootball Pro Evolution Soccer 2021 Season Update

Isso significava, na prática, que mesmo sendo vendido separadamente, como standalone, o jogo seria basicamente o mesmo, com escalações e uniformes atualizados para a (problemática) temporada corrente do futebol mundial. Também estaria presente, desde o início, a Euro 2020, maior torneio entre seleções da Europa (algo que tinha chegado no PES 2020 só em junho deste ano), bem como alguns ajustes em termos de licenças de times e ligas, já que esses contratos normalmente são renovados ano a ano.

O motivo para isso: a franquia está mudando de motor gráfico para entrar na nova geração e abandonará o atual Fox Engine para uma nova era com o Unreal Engine. Os desenvolvedores, cientes de todos os problemas que uma troca desta magnitude pode acarretar (e vacinados pelo que aconteceu na troca anterior), decidiram ir com calma e se dedicar para muito além do ciclo anual tradicional, então partiram do pressuposto que não teriam tempo para desenvolver um PES 2021 com novas funcionalidades e outras mudanças mais significativas.

Análise Arkade: eFootball Pro Evolution Soccer 2021 Season Update

A decisão, como um todo, parece muito acertada: ter mais tempo para realmente fazer essa migração de motor (e de geração) é promissora. As consequências para este ano, contudo, parecem escancarar algo que a comunidade de PES vem sugerindo desde as versões lá da geração Playstation 2 / XBox: esses jogos anuais não mudam tanto assim para justificar um lançamento novo todo ano, implicando consequentemente em uma nova compra com valor AAA para quem é mais dedicado principalmente ao multiplayer online. Uma atualização anual já é pedida a tempos, portanto.

eFootball PES 2021 Season Update traz consigo, assim, algumas expectativas novas: será mesmo suficiente para manter a comunidade ativa? Será que, pelos custos cada vez mais elevados, é um sistema mais sustentável de retroalimentar a comunidade? Seria essa uma tendência que poderia ser assumida também por outras franquias de esporte anuais? Certamente, o desempenho comercial e a repercussão do game, que chega algumas semanas antes de seu principal concorrente às lojas, darão algumas respostas interessantes para esses questionamentos.

Análise Arkade: eFootball Pro Evolution Soccer 2021 Season Update

Mas e o jogo?

Quando ao produto em si, é difícil conseguir analisá-lo sem traçar a óbvia comparação com sua versão original. Para você que conhece a edição lançada no ano anterior, cuja análise do Arkade pode ser conferida aqui e que, aliás, esteve dentre os eleitos nos nossos melhores do ano pela sua consistência com a proposta e suas melhorias em comparação com as versões de 2018 e 2019, não houve qualquer alteração significativa, como era de se esperar. Tudo o que já era bastante sedimentado está lá como se fosse o mesmo jogo: menus, elementos de interface, sistemas de seleção, comandos, velocidade, física, visual… tudo está essencialmente como antes.

Se for uma daqueles maníacos por estatísticas, você poderá perceber que sempre há aquelas mudanças naturais, já que jogadores vão envelhecendo, outros vão alcançando seu ápice físico e técnico, então certamente vão surgir aquelas listas mais atuais dos jogadores qualificados do jogo.

Análise Arkade: eFootball Pro Evolution Soccer 2021 Season Update

Mas, até por um contexto onde o futebol ficou muito tempo parado (ou quase), nem isso mudou muito de um ano para outro. Você vai encontrar certamente os mesmos nomes nas primeiras colocações: Messi, Cristiano Ronaldo, Neymar, Lewandowski, De Bruyne, Mbappé, todos estarão lá onde são esperados. Um ponto para cima, outro pra baixo, mas no geral nada de muito relevante.

Há algumas alterações mais pontuais, como alguns modelos ajustados (até pelos contratos e licenciamentos novos ou vencidos), os treinadores disponíveis no modo Master League, que foram chegando aos poucos na edição anterior, estão todos lá logo de cara e o maior trunfo da franquia em termos de licenciamentos, a já citada Euro 2020, com o maior apelo principalmente para os fãs do velho continente.

No caso de clubes brasileiros, algumas parcerias foram fortalecidas, e outras ficaram de lado. Pior para os palmeirenses, que vão precisar engolir um tal de “São Paulo Barra Funda V” no lugar do seu time do coração.

Análise Arkade: eFootball Pro Evolution Soccer 2021 Season Update
É sério…

A questão dos licenciamentos, aliás, tem se tornado uma das maiores dores de cabeça para a Konami, e também gera um dos maiores movimentos dos consoles, e mesmo dos PCs, de atualização via Mods, neste caso, os famigerados Option Files. Como nem todo mundo quer jogar com versões genéricas de times consagrados daqui ou do resto do mundo, há inúmeras possibilidades de usar arquivos bem parrudos para levar extra oficialmente para o jogo as versões definitivas desses times, com direito a uniformes atualizadíssimos, escalações mais recentes e os escudos tradicionais. Afinal, fazer essas mudanças manualmente dá um trabalho danado e quase nunca elas ficam tão perfeitas.

Essa dinâmica não só é possibilitada, como até facilitada no jogo. Os tutoriais iniciais do game, inclusive, dão prioridade para ensinar essa função, escancarando que sim, espera-se que você faça isso. O que enche um pouquinho a paciência do fã e ter que refazer isso a cada nova edição. Então, se você é um dos adeptos a essa atualização, prepare-se, já que as escalações estão, no lançamento, bem obsoletas. As de clubes brasileiros, por exemplo, contam com os plantéis de antes da pandemia do COVID-19, algo que certamente atrasou o cronograma da desenvolvedora. parece bizarro, mas é provável que o seu PES 2020 esteja mais atualizado que esse season update.

Análise Arkade: eFootball Pro Evolution Soccer 2021 Season Update

Vale destacar que as páginas de informações oficiais sobre o jogo destacam que, por conta desta pandemia pela qual passamos, houve mesmo a dificuldade em atualizações de clubes e seleções e que esses ajustes serão feitos nas primeiras semanas, via patches de atualização. Houve também alguns probleminhas técnicos nos primeiros dias quanto ao Master League bugar o jogo como um todo, mas já parece ser um problema resolvido, com direito a uma mensagem de desculpas aparecendo nas primeiras 48 horas pós-lançamento.

Os mesmos modos, tudo de novo

Outra função que poderia ser melhor aproveitada é o myClub, principal meio de jogatina online de PES. Como esta é declaradamente uma atualização, é um desserviço estúpido ter que recomeçar tudo do zero, sem a possibilidade de importar tudo o que se desenvolveu do ano passado para cá. Não há qualquer justificativa para isso, já que não há desculpas quanto à compatibilidade — afinal, é literalmente o mesmo jogo.

Análise Arkade: eFootball Pro Evolution Soccer 2021 Season Update

Se bem que, na verdade há uma justificativa: esse é o modo mais lucrativo do game a médio e longo prazo por conta das microtransações, e obviamente manter os times sedimentados, já com todos os craques e todas as melhores estatísticas significa menos investimento dos jogadores, sobretudo do público-alvo, aquele que se dedica de fato ao modo.

O mesmo vale para o modos de carreira offline. Seria incrível poder importar o save do jogo anterior na Master League, já com títulos e todo um histórico preservado, ou a evolução do seu jogador no Rumo ao Estrelato. Mas isso não é uma opção. Recomeçar tudo pode ser cansativo demais e desanimar mesmo os maiores adeptos dos principais modos single player do jogo. Claro, se você decidir investir na compra, naturalmente vai começar novas jornadas, mas não seria legal caminhar com seu histórico até a aposentadoria ao longo de vários anos? Seria até um elemento interessante de fidelização do seu público-alvo. Enfim, paciência.

Análise Arkade: eFootball Pro Evolution Soccer 2021 Season Update
Se liga no nome do time que tá ganhando ;P

No conjunto da obra, o primeiro parágrafo desta análise resume a experiência com eFootball Pro Evolution Soccer 2021 Season Update: é o mesmo jogo, cumprindo a promessa. Se você tem problemas com a física do game, com os critérios para marcação de faltas, com a inteligência artificial, ou qualquer outro elemento da versão anterior, saiba: tudo isso está lá de volta e outra vez.

Se você se dava bem, não vai ter qualquer minuto extra de adaptação. Se é daqueles que joga o controle na parede quando seu jogador perde gol sem goleiro dentro da pequena área, já pode fazer a reserva de outro. Se antes era uma sensação, uma percepção lógica, agora é uma informação oficial e inapelável: PES 2021 é o mesmo PES de sempre, para o bem e para o mal.

Análise Arkade: eFootball Pro Evolution Soccer 2021 Season Update

Conclusão

Recomendar eFootball Pro Evolution Soccer 2021 Season Update é algo bem complicado de se fazer, mas vamos fazer assim: se você tem o jogo anterior, se dedicou a ele, tem lá suas campanhas e seu time solidificado no myClub, não tem motivo nenhum para fazer esse salto (que nem é tão grande assim), pelo menos não agora.

Porém, se não tem ou não jogou a edição do ano passado, aí é uma recomendação segura, já que o jogo corrige os problemas que seu antecessor apresentou lá no último trimestre de 2020 e já traz todas as melhorias feitas ao longo deste último ano.

Análise Arkade: eFootball Pro Evolution Soccer 2021 Season Update

Esta é basicamente a Definitive Edition de PES para a geração atual, aglutinando todas as melhorias que foram implementadas ao longo dos últimos 7 anos na franquia, principalmente pós-mudança de motor gráfico lá na desastrada edição de 2014. Em outras palavras, esta é a melhor versão do jogo para essa geração que está acabando. É bem possível que as edições de 2022 e 2023 ainda estejam disponíveis para Playstation 4 e XBox One, mas não devem ser diferentes desta pelo mudança de foco da empresa, pela mudança da engine, e pela indústria como um todo.

O preço? Bem… fica a seu critério avaliar o quão justo ele é, considerando o que a atualização oferece. Aliás, ainda que tenha esse legado de atualização, vale a lembrança: eFootball Pro Evolution Soccer 2021 Season Update é um jogo separado, não um patch ou uma DLC para o seu PES 2020, e você precisa pagar pelo “novo” conteúdo.

Disponível para Playstation 4, XBox One e PC, incluindo opções de club editions, o jogo está, como já é de praxe, totalmente localizado para o português brasileiro, com direito á já tradicional narração de Milton Leite e os comentários de Mauro Beting.

3 Respostas para “Análise Arkade: eFootball Pro Evolution Soccer 2021 Season Update”

  • 20 de setembro de 2020 às 11:43 -

    Adriano Luvizotto

  • Revendo consoles e jogos aqui em minha cidade e mesmo eu trazendo esse jogo a preço de banana praticamente R$ 149,90 a mídia física, fora o fiasco em suas vendas… o pessoal aqui quer saber do FIFA 2021…

    • 20 de setembro de 2020 às 23:31 -

      ivan

    • criança joga fifa

  • 20 de setembro de 2020 às 23:30 -

    ivan

  • melhor baixar um bomba patch gratis

Deixar um comentário (ver regras)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *