Análise Arkade: Estratégia, xícaras de café e o charme de I Love Coffee

18 de outubro de 2014
Autor: Diana Cabral

Análise Arkade: Estratégia, xícaras de café e o charme de I Love Coffee

E aí, aceita um café? Vamos falar de algo energizante hoje. Xícaras do melhor café e um joguinho muito gracioso para aparelhos móveis. Veja a seguir nossa análise de I Love Coffee!

Que tal um cappuccino? Prefere um duplo com leite e creme chantili? Ou quem sabe um café gelado com canela? Esses e outros tipos recheiam o menu de I Love Coffee, um game para dispositivos Android e iOS, com características que mesclam uma boa estratégia de crescimento e a fofura SD dos personagens e itens que constroem a aparência da sua cafeteria. Vamos à análise!

CARACTERÍSTICAS GERAIS

I Love Coffee é um jogo do gênero simulação no qual você deve administrar o crescimento de sua cafeteria. Foi lançado em 26 de julho de 2012 e desde então adquiriu milhões de jogadores mundo afora, tendo até sua própria plataforma, a Pati Friends. O game foi desenvolvido pela empresa de jogos mobile coreana Pati Studios (ativa desde janeiro de 2011) e está disponível gratuitamente para quem tiver conta no LINE, um programa de mensagens e ligações gratuitas muito difundido no oriente.

Feita sua continha na LINE, você já pode baixar e jogar I Love Coffee, que fica vinculado à sua conta. O jogo roda online em smartphones e tablets, ou seja, você deve estar conectado à uma boa rede 3G ou Wi-Fi.

ENREDO

Você tem que se virar para entrar no ramo promissor e cheio de glamour do coffee business. Nada de só café com leite e torradas. Aqui o negócio é sério. Sua cafeteria começa pequena e com poucos assentos e dinheiro, claro, mas logo você vai arranjar mentores que o auxiliarão em sua jornada — Jay, Gabriel, Kate e até seu avô!

Análise Arkade: Estratégia, xícaras de café e o charme de I Love Coffee

Como um bom jogo social que valoriza a criação de laços de amizade (aka troca de favores gamers), adicione muitos amigos e expanda sua produtividade. Não dá para jogar sem essa troca online, mas isso de longe inviabiliza sua expansão, pois o aspecto multiplayer é muito bem explorado pelo jogo.

JOGABILIDADE

Este é um game cheio de detalhes. Arrisco-me em afirmar que é um dos melhores do gênero, não ficando atrás de outros muito conhecidos, como Diner Dash; pelo contrário, a customização e a evolução do jogo são muito ricas. O jogo tem itens no estilo pay to win (comprados online), mas isso nem de longe prejudica o divertimento.

I Love Coffee é atualizado com muita frequência e traz eventos especiais e novidades com regularidade. Por conta disso, os updates não são poucos, ou seja, é melhor ter uma Wi-Fi disponível pelo menos para baixar as atualizações. Após um update ou uma manutenção, seus itens são revividos e você pode ganhar cafés ou moedas.

Análise Arkade: Estratégia, xícaras de café e o charme de I Love Coffee

Os diversos itens podem ser adquiridos por quests, comprados por moedas ou cash (mais raro) no game. Segue uma pequena lista de alguns elementos existentes no jogo:

1. Coffee roasters

Aparelhos que torram café. Você começa com os mais simples, que também valem como quantificadores de armazenamento das suas unidades de café torrado. Quanto melhor o coffee roaster, mais café pode guardar. Cada tipo de grão tem uma quantidade e um tempo de preparo próprios, portanto, escolha de acordo com a necessidade.

2. Coffee makers

Suas cafeteiras. Há variados tipos de cafeteiras, mas o acesso a elas se dá conforme seu level, tal como montar sua gear set num RPG. Todos os itens de customização, exceto as roupas dos personagens (comprados no avatar shop), seguem essa regra. Você deve ter café torrado armazenado para poder fazer os variados tipos de cafés.

3. Worktables

Referentes a itens da cozinha, são semelhantes a armários. Servem de armazenamento também. Quanto mais worktables, mais café pode guardar. Administrar a capacidade de armazenamento é importante porque você encontra, nessa quantificação, o limite de cafés de sua cafeteria. É preciso tomar cuidado para não extrapolar o limite, já que isso pode prejudicar a coleta dos coffee roasters, aí o café pode estragar.

4. Elementos decorativos

Diversos itens ornamentais e de mobília (de fazer inveja a um arquiteto) à sua escolha de acordo com seu level. Também há itens especiais ofertados através de missões. Quanto melhor sua decoração, mais deco points você acumula, o que influencia na preferência dos clientes por sua cafeteria.

Análise Arkade: Estratégia, xícaras de café e o charme de I Love Coffee

A decoração aumenta a capacidade de clientes e a venda de sidedishes e de cafés por hora. Praticamente tudo é customizável, no interior e exterior da cafeteria, e você pode até caracterizá-la de acordo com temas, como jazz, zen, modern, quilt, entre outros. Também é possível visitar cafés temáticos de outros personagens de acordo com seu level.

5. Staff

Seu grupo de empregados/colaboradores. Você começa com um (a) e, por cafeteria, pode ter no máximo quatro personagens auxiliando nas tarefas rotineiras e nas vendas. Porém, eles se cansam e você precisa estar de olho na energy deles. Se estiver baixa, é só arrastar (!!) o personagem para ele recuperar as forças; mas sem exageros, ou eles podem ficar tontos!

6. Coffee

Cafés! De variados tipos, cores e receitas. Sim, eles também têm níveis (até cinco), sendo que para upar seu menu é necessário acumular um determinado número de vendas, mas isso não é tudo. Você terá que realizar testes para demonstrar sua expertise em fazer café para passar de nível, os chamados barista tests, dos mais fáceis aos mais difíceis (acredite, alguns são bem complicados!).

Análise Arkade: Estratégia, xícaras de café e o charme de I Love Coffee

Cada tester passa uma receita e ela pode ser bem cheia de detalhes dependendo do tipo de café. Você deve acertar o tamanho de copo/taça/caneca, a quantidade de shots (dosagem de café), o tipo de leite, a temperatura do leite e a sua quantidade, o tipo de creme chantili, o sabor do xarope e a respectiva quantidade, o tipo de cobertura… Tudo isso é mostrado em alguns segundos e você deve decorar a lista para alcançar a melhor avaliação possível.

Alguns tipos de café dependem da utilização de certo eletrodoméstico (como o milk frother — aparelho que deixa o leite espumoso — e o kit de chá), e lá vai você de novo ter que liberar esses aparelhos através de missions… A vida de um dono de cafeteria não é fácil, jovens.

7. Sidedishes

Comida servida para acompanhar o café. Variam entre pães, salgados, doces, tortas etc. (*fome*), que ficam expostos nas showcases (como as bancadas de padarias) para venda. Alguns clientes são exigentes e simplesmente vão embora se não tiver comida à venda. Por isso, prepare-se para ter um bom timing em torrar seu sanduíche ou assar seu pão de mel, pois eles também estragam.

8. Regulars

Clientes assíduos do seu café. Para atraí-los, você precisa usar e abusar do seu charme, e não basta decorar maravilhosamente seu espaço. Tem que suar a camisa tentando decifrar os gostos de cada um e usar seu street charming, que nada mais é que escolher as frases certas para cada personagem, como o Mystery Magician, o Cartoonist e a Princess Wannabe (até o momento, são 14 regulars).

Análise Arkade: Estratégia, xícaras de café e o charme de I Love Coffee

Acumulando afeto com cada personagem (♡~), eles podem dar itens temporários exclusivos, cafés e moedas. No último nível dão itens especiais. Eles também podem pedir special orders, e você terá que preparar um café especial para seu freguês. Clientes comuns também podem ser captados na rua, então pratique seu charming!

9. Friends

Sim, amiguinhos! Porém, ao contrário de alguns jogos que tornam você dependente da boa vontade e alvo de sutis ataques de larápios, aqui a troca de favores funciona. O que um ganha o outro também ganha. Se você clica no coffee roaster de um amigo, você ganha 30 cafés e pode ajudá-lo revivendo um café ou um sidedish queimado, e vice-versa.

Muitas quests precisam da aprovação de amigos, bem como as expansões territoriais da sua cafeteria. Esses pedidos aparecem na tela de todos como requisito para começar o jogo, ou seja, não há risco de você ficar sem ajuda. Eles ainda são renovados a cada dia, então você pode mandar o mesmo pedido para um só amigo se quiser (e tiver paciência para esperar).

Dica: Você não precisa adicionar amigos na conta LINE também, pode adicioná-los somente pelo jogo. Eles aparecerão como I Love Coffee Friends.

10. Item mixer

Uma bugiganga que mistura até três itens do seu inventário — cuidado: os itens consumidos não voltam mais! — e pode gerar, a cada 11h, itens úteis para expandir sua decoração. Também tem o Cash Item Mixer, o qual acredito que deve gerar cash — não tenho certeza, pois ainda não consegui comprá-lo, ele é muito caro (1 milhão de moedas @_@).

Dica: Você também pode usar pisos e papéis de parede no Item Mixer.

11. Clovers

Trevinhos da sorte de presente. Você pode enviar uma clover para até cinco amigos por vez, sendo que um amigo específico pode receber uma a cada 30 minutos. É disponibilizado um stack de cinco e a cada 2h uma clover é renovada. Você também pode recebê-las e juntando 10 dá para ganhar um presente surpresa, como uma boa quantidade de moedas e cafés.

Análise Arkade: Estratégia, xícaras de café e o charme de I Love Coffee

12. Cherries

Cerejas. Frutas adicionadas na mais recente atualização. Necessárias para expandir seu café para o segundo andar (você também pode adquirir filiais! A primeira é desbloqueada no level 27, mas com moedas). Além disso, juntando um stack de 150 cherries dá para comprar a Comfortable Shade Lucky Box, uma caixa especial que pode dar Panama Esmeralda (um tipo especial de café de rápido preparo) e mais itens decorativos.

Além da administração de tudo isso, as quests são muito variadas e algumas têm tempo para serem concluídas. Por vezes, você precisará estar atento aos ânimos dos clientes e à ação praticada por eles, como atender ao celular, comer com garfo, usar a internet, dar sugestões e se espreguiçar. Eles até dormem!

CONCLUSÃO

Todos esses detalhes aliados à estratégia de organização do seu café é o que enriquece a jogabilidade de I Love Coffee. Um jogo muito conhecido para quem já está familiarizado com o aplicativo LINE, mas que talvez não seja tão difundido no Brasil.

Análise Arkade: Estratégia, xícaras de café e o charme de I Love Coffee

Embora o jogo encontre algumas barreiras, tais como ser totalmente em língua inglesa e vinculado a um aplicativo de mensagens diferente do popular “ZapZap“, ainda assim vale muito a pena experimentá-lo, especialmente se você curte o gênero e tem amigos que jogam.

Não encontrei vídeo nem em inglês (lol), mas, para ilustrar um pouco o jogo, segue a apresentação abaixo em coreano:

Espero que tenham gostado e que possam se deliciar muito com I Love Coffee. Vai uma xícara de café? ♡~

Você pode baixar I Love Coffee gratuitamente em aparelhos iOS e Android. Lembrando que é necessário ter o aplicativo LINE instalado.

Uma resposta para “Análise Arkade: Estratégia, xícaras de café e o charme de I Love Coffee”

  • 19 de outubro de 2014 às 14:13 -

    Luana

  • This game is so cute! I am playing since last year and I made good friends. :3 

Deixar um comentário (ver regras)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *