Análise Arkade: Farming Simulator 19 segue agradando em sua simulação de fazenda

25 de novembro de 2018
Autor: Junior Candido

Análise Arkade: Farming Simulator 19 segue agradando em sua simulação de fazenda

Farming Simulator segue, a cada ano, buscando melhorar o seu simulador de fazendas. O game, através dos anos, mantém a mesma proposta, porém procura sempre por oportunidades para deixar, mesmo que de maneira discreta, boas melhorias entre seus jogos. Até para justificar o número novo ao lado do game.

A edição atual, Farming Simulator 19, mostra muito bem este espírito. Na teoria, é o mesmo jogo que todo fã da série já aprecia há algum tempo. Mas, na prática, existem detalhes que fazem diferença na hora de sair plantando e colhendo. Como, por exemplo, a criação de personagem. Que agora tem adições, como a escolha do gênero do personagem, além de penteado, tom de pele e cor da camisa.

Outra melhoria muito bem vinda está no multiplayer. Além de participar de jogos hospedados entre jogadores, também é possível alugar um servidor dedicado para a sua cooperativa. Apesar destas novidades, o jogo é o mesmo de sempre. Você pode optar começar o jogo em três níveis de dificuldades, além de escolher duas fazendas.

Plantio e colheita acessível a todos os jogadores

Análise Arkade: Farming Simulator 19 segue agradando em sua simulação de fazenda

Ravensport e Felsbrunn são os locais os quais você tem de escolher pra começar seu trabalho. E é possível escolher um jogo mais fácil, o New Farmer, que te dá, logo de cara, algum dinheiro, equipamentos e terra pronta pra colheita, além de um tutorial, que não é lá muito funcional, pelo menos para os novatos. O Farm-Manager é o “nível normal”, para quem já tem alguma experiência com o game. Aqui, você começa com dinheiro, mas sem terras.

E, para quem quer desafio, há um modo profissional. Que te coloca na fazenda com quase nenhum dinheiro, e nada de terras e maquinário. Este modo também calcula de maneira realista a necessidade de manutenção de seu equipamento, consumo de combustível e o tempo exato de colheita. Ou seja, se não calcular direito, terá veículos no estaleiro, ou perderá sua plantação.

Farming Simulator 19 também chama atenção por trazer mais atividades, além do ciclo “plante-colha-venda”. Há contratos que podem ser concluídos em troca de algum dinheiro, valendo como “missões secundárias”. E também é possível criar animais, como os que já existiam antes, como o gado, porcos e ovelhas, assim como cavalos, que podem ser muito úteis em sua fazenda.

Pequenas, mas boas novidades

Análise Arkade: Farming Simulator 19 segue agradando em sua simulação de fazenda

Os cavalos, inclusive, servem como uma bem-vinda adição ao jogo. Além de servirem de transporte, em alguns casos, eles também podem ser valorizados, treinados e dão ar de novidade bem legal ao jogo. Como sempre, o jogo te deixa livre para escolher o que fazer com suas terras. Mas, dê uma chance aos cavalos, pelo menos para conferir o que eles podem fazer.

Entretanto, o game ainda conta com uma curva de aprendizado muito alta. Quem já conhece o jogo, com certeza terá um campo muito fértil para explorar várias possibilidades e curtir o jogo. Já os mais novos terão alguma dificuldade, especialmente por causa de tutoriais que não são muito úteis. Eles até aparecem, nos modos específicos, mas não servem de guia, para aqueles que nunca jogaram, mas se interessam o jogo.

Controlar os veículos, por exemplo, segue sendo algo muito divertido. Seja para cultivar, colher, ou transportar, a direção aqui funciona quase que como uma terapia, e ainda é divertido poder guiar veículos em um videogame, sem se preocupar com tempo limite, ou “fugir da polícia”. Cada um deles conta com acessórios específicos que, diferente do jogo como um todo, contam com curva de aprendizado mais amena.

Ainda vale a pena ser fazendeiro nos videogames

Análise Arkade: Farming Simulator 19 segue agradando em sua simulação de fazenda

Além disso, o jogo oferece muita, mas muita coisa a se fazer. São locais para se visitar, contratos para se cumprir, terra para cultivar, animais para criar e veículos a se cuidar. Apenas jogadores novatos que encarem o desafio, conseguirão ir, aos poucos, aprendendo as mecânicas. Sem desanimar ao ver sua fazenda “desanimada” nos primeiros momentos. Mas o jogo ainda oferece alguma ajuda, como a possibilidade de contratar funcionários, para que você possa explorar outras coisas no jogo.

Farming Simulator 19 continua sendo um game muito interessante. A sua proposta é muito diferente dos games atuais, convidando o jogador a “puxar o freio” e a curtir seu gameplay com paciência. Para os veteranos da série, há algumas mudanças aqui, e outras melhorias ali, que fazem o jogo seguir interessante. E, para os novatos, mesmo com uma curva alta de aprendizado, vale a pena, pouco a pouco, curtir todo o ambiente rural que o game oferece.

Com certeza, haverá alguma coisa no jogo que te chamará atenção. Seja por cultivar, ou colher, ou ainda andar pelo mundo do jogo para distribuir seus produtos, cuidar de uma fazenda, mesmo com a pressão financeira, pode ser uma terapia relaxante. Recomendada após gameplays frenéticos de jogos online. O jogo segue valendo a pena e sendo uma opção alternativa muito interessante.

Farming Simulator 19 está disponível para Playstation 4, Xbox One e PC. Há versões de outros jogos da franquia disponíveis para Nintendo Switch, 3DS, PS Vita e dispositivos Android e iOS. Além disso, é possível conferir, no site oficial, todos os mods disponíveis.

Deixar um comentário (ver regras)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *