Análise Arkade: Fire Emblem Warriors Three Hopes, um musou estratégico

30 de junho de 2022
Análise Arkade: Fire Emblem Warriors Three Hopes, um musou estratégico

Fire Emblem Warriors: Three Hopes é um jogo de RPG de ação estilo musou desenvolvido pela Omega Force e publicado pela Koei Tecmo para Nintendo Switch. é um jogo que se assemelha ao ultimo lançamento em parceria com a Nintendo e Koei (Hyrule Warriors: Age Of Calamity), visando, novamente, misturar o universo já criado no último jogo com o estilo de batalha frenético conhecido como musou.

O jogo conta com o produtor Yosuke Hayashi — que participou da série Ninja Gaiden, de Nioh 2 e recentemente de Final Fantasy Origin: Stranger of Paradise e o diretor Hayato Iwata que participou da série Samurai Warriors e Samurai Warriors Empires. O roteiro é de Yuki Ikeno, que escreveu também a história do Fire Emblem: Three Houses, Hyrule Warriors: Age Of Calamity e Marvel Ultimate Alliance 3.

História

Fire Emblem Warriors: Three Hopes é um jogo que se passa no mesmo universo que o Three Houses e apresenta uma história que corre em paralelo ao mesmo. O protagonista é Shez, um personagem que faz parte de um grupo de mercenários a serviço de Berling, que é rival dos mercenários de Jeralt. A missão deles era enfrentar Byleth também conhecido como Ashen Demon.

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Podemos escolher o sexo do personagem, mas isso não influencia na história

No meio da batalha, Shez, à beira da morte, é salvo por uma entidade mística chamada Arval, que lhe dá um poder para enfrentar o inimigo em questão. Após a luta, Shez cai em exaustão… e a parte inicial termina aí. Após um tempo, ele se depara com três figuras conhecidas para os jogadores de Fire Emblem Three Houses.

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Edelgard, Dimitri e Claude.

Apesar do início ser meio clichê, a história não se resume a isso: quem jogou o Fire Emblem Three Houses terá a oportunidade de revisitar as histórias das casas e conhecer a trama por um outro ponto de vista — mas sem tirar o cerne da história principal. Isso quer dizer que alguns eventos seguem inalterados, enquanto outros mudam de alguma forma, o que concede um ar de novidade mesmo para quem jogou o game anterior.

Na sequência, vamos conhecer Garreg Mach, onde poderemos escolher de qual casa iremos fazer parte — como estudante, dessa vez.

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Após os eventos iniciais teremos que escolher entre os três lideres de cada nação para continuar a história

O Mundo

O jogo se passa no mundo de Fódlan, que é dividido em 3 nações: o Império de Adrest, o Reino Sagrado de Faerghus e a Aliança de Leicester. Também temos o Monastério de Garreg Mach que é um solo neutro e sagrado devido às tradições daquele mundo, e funciona como uma espécie de universidade, para onde são enviados os herdeiros das famílias mais influentes de cada nação.

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Um mundo vasto, cheio de mistérios e muito conflito.

Cada território é regido por um dos três personagens que conhecemos no início e cada um tem um propósito diferente. Nosso protagonista assume o papel de ajudante de um destes três, de acordo com a escolha da casa que o jogador fizer.

Jogabilidade

Aqui é onde o jogo se destaca mais: quem já está habituado com as séries Dynasty Warriors Empires e Samurai Warriors Empires se sentirá em casa aqui: estratégia é importante, então sempre é bom se preparar antes de cada batalha. Fazemos isso no acampamento, onde podemos evoluir os personagens.

Aqui podemos ver um pouco do gameplay das batalhas

Na hora da pancadaria, o jogo segue a cartilha de tantos outros musous da Koei Tecmo: as batalhas são frenéticas, contra dezenas de oponentes simultâneos. Embora o gameplay dos personagens jogáveis seja bem similar, os personagens possuem poderes e habilidades distintas, o que deixa as batalhas mais interessantes.

Aqui podemos ver o especial de uma das personagens do jogo

A campanha do jogo é dividida em capítulos. Em cada capítulo, temos missões secundárias e uma principal. As sidequests servem basicamente para adquirir recursos úteis para evoluir o acampamento e armas melhores para os personagens — além de dinheiro claro, que é bastante útil para tudo o que precisarmos fazer.

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Cada região tomada lhe renderá recursos e recompensas bastante interessantes.

Cumprir missões também nos rende pontos de estratégia, que serão usados na missão principal do capítulo. Estes pontos servem para que possamos recrutar personagens de outras regiões, ou ajudar a mudar o curso da missão. Só não desperdice pontos de estratégia, pois eles são raros, então é melhor ter bastante certeza do que vai fazer com eles.

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Cada ponto pode ser crucial para a batalha então escolha bem.

Estratégia é a palavra-chave aqui: podemos dar ordens aos companheiros que escolhemos antes das lutas, e também trocá-los quando não tivermos nenhuma vantagem sobre o inimigo (o jogo conta com um sistema de vantagens de uma classe sobre a outra). Esta dinâmica torna as coisas mais desafiadoras, e te faz querer experimentar novas classes e personagens.

O Acampamento

A partir de um determinado ponto do jogo, ganhamos acesso a um acampamento, onde podemos gerenciar diversas funções do jogo. Ali podemos conversar com os personagens do grupo para aumentar o nível de suporte, treinar os personagens nas classes deles (ou mesmo trocá-las). Também temos um ferreiro, vendedores diversos e também personagens mais importantes.

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Os outros dois também são importantes.

O Facilities Master é onde usamos os recursos adquiridos nas fases para melhorar o acampamento. Lá podemos melhorar todos os estabelecimentos que são importantes em nosso progresso como ferreiro, o treinador de classes entre outros. Sem ele, não podemos ter acesso a todas as funções do acampamento.

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Sem esse personagem não conseguiremos expandir o acampamento e liberar novas funções.

Escolhendo a Classe

Em Fire Emblem Warriors: Three Hopes, cada personagem pode ter qualquer classe. `Para mudá-las, precisamos de certificações, e para ter acesso às classes melhores, precisamos melhorar a subsequente até o máximo.

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Assim que liberamos uma classe nova podemos mudar a qualquer momento.

Aumentar a classe ao máximo permite que você aprenda habilidades que poderão ser carregadas para outras classes, tornando cada personagem mais único na hora da batalha.

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Cada classe possuí uma função própria assim como habilidades únicas.

Vale lembrar que cada personagem tem essa facilidade de troca de classe, mas também tem aquela classe com a qual ele se identifica melhor. Essas classes são as que o personagem normalmente irá “masterizar” mais rapidamente — e normalmente estão indicadas por setas.

Audiovisual

O jogo mantém intacto o estilo de arte de seu antecessor (Fire Emblem Three Houses), mas traz uma nova roupagem para alguns personagens — o que é bom, pois dá um ar diferente para eles. Boa parte do elenco, porém, se mantém essencialmente igual.

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Graficamente, o jogo se mantém fiel ao Fire Emblem original, o que não causa incômodo. A jogabilidade não sofre com problemas técnicos — afinal, assim como Age of Calamity, o Three Hopes foi construído sobre uma base já bem estabelecida de jogos musou. Outra coisa que foi mantida — e agradeço por isso — é a dublagem original do Fire Emblem Three Houses, sem dúvida uma das melhores coisas que tem no jogo.

O jogo conta com a participação do artista Chinatsu Kurahana, que foi responsável pela arte de Fire Emblem Three Houses (e também criou algumas artes de Super Smash Bros Ultimate), o que é bom para manter um senso de unidade dentro do universo da saga.

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Em algumas fases surgem mini bosses, que rendem boas recompensas

Também temos a volta do compositor Hiromu Akaba, que fez uma releitura das músicas do Three Houses para o jogo. Ele trabalhou também em jogos como Persona 5 Strikers e Hyrule Warriors: Age Of Calamity .

Conclusão

Fire Emblem Warriors Three Hopes é um bom jogo para quem gostou do Three Houses e também para quem não gostou — seja por conta da parte estratégica do jogo ou do fator “Persona” dele. O jogo é mais direto ao ponto, e não exige um gerenciamento muito minucioso dos personagens, mas conta com uma história tão boa quanto o RPG, mostrando eventos diferentes mas com a mesma premissa que seu molde.

O jogo também conta com um New Game Plus, que nos permite carregar o progresso do jogo anterior para uma nova aventura, além de desbloqueáveis que ajudarão no avanço da mesma.

Fire Emblem Warriors: Three Hopes foi lançado no dia 24 de junho, exclusivamente para Nintendo Switch.

O jogo conta com dublagem em Inglês e Japonês, mas infelizmente o Português Brasileiro foi (mais uma vez) deixado de fora da lista de legendas — que incluem Alemão, Chinês Simplificado e Tradicional, Coreano, Espanhol, Francês, Inglês, Italiano e Japonês. Considerando que dois jogos recentes da Nintendo receberam localização completa para o nosso idioma, podemos sonhar que um dia mais franquias (talvez) recebam o mesmo tratamento.

3 Respostas para “Análise Arkade: Fire Emblem Warriors Three Hopes, um musou estratégico”

  • 1 de julho de 2022 às 14:54 -

    Andre Lima

  • E quem nunca jogou o genero musou? É bacana começar por esse? :-)

    • 1 de julho de 2022 às 16:09 -

      Stéphano Luiz

    • Sim, não vejo problema nenhum. Musou é um estilo de jogo que tem várias mecânicas que o torna viciante independente do jogo em questão.

    • 1 de julho de 2022 às 16:11 -

      Stéphano Luiz

    • Por exemplo, esse te dá a liberdade de escolher a classe que quiser com qualquer personagem te deixando livre para experimentar qualquer combinação que quiser.

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