Análise Arkade: A Força está nas mesas de pinball com Star Wars: Balance of the Force

9 de novembro de 2013

Análise Arkade: A Força está nas mesas de pinball com Star Wars: Balance of the Force

Em fevereiro foi lançado o elogiado Star Wars Pinball e o sucesso foi tanto que a Zen Studios trouxe a DLC Balance of the Force. A produtora fez mais do que “colocar mesas a mais” no game e nossa opinião a respeito você vê aqui.

De todos os gêneros antigos de games, um dos que continuam firmes e fortes – e eu gosto muito disso, pois sou fã declarado – são os pinballs. Desde as antigas mesas do Windows 95 até os dias de hoje, vemos o Pinball virtual conseguindo evoluir e manter seu espaço na preferência.

O universo de Star Wars é rico o suficiente para qualquer tipo de game – temos até Star Wars: Racing, lembre disso – e a guerra entre Império e Rebeldes ganhou vida nas mesas dos jogos da Zen.

Para quem não conhece, a elogiada série Pinball FX2 da Zen é um simulador de pinball que tem tudo o que uma mesa real tem, e mais algumas novidades: personagens animados, “poderes especiais” e diversas outras situações que não vemos numa mesa de pinball tradicional.

O pacote Balance of the Force traz três novas mesas temáticas: uma que simula o episódio VI da franquia em Endor, com direito a muitos elementos do filme como a base do Império e os icônicos AT-ST guardando a fortaleza; a mesa de Darth Vader, com tons obviamente pretos e toda a temática devida ao vilão e por fim a mesa que homenageia Starfighter Assault, esta última permitindo a você escolher o lado que quer defender, o que muda até o lado para o qual sua bola será lançada.

Análise Arkade: A Força está nas mesas de pinball com Star Wars: Balance of the Force

Este modo lembra os clássicos simuladores de Star Wars dos anos 90

Para dar o clima da jogatina, diálogos (repetitivos, mas com boa intenção) e músicas – que incluem temas lendários da sagas – estão presentes. Como as mesas são virtuais, animações diferenciadas acontecem o tempo todo e se a bola alcançar determinados locais, cenas dos filmes serão recriadas.

O game é rápido, e frenético no controle. Além do reflexo habitual de não deixar a bola se perder, existem muitos locais onde você vai querer fazer a bola chegar, seja por pontos, seja pelas animações que mencionamos acima. E seja em um console ou em um tablet, a diversão é a mesma.

Missões especiais também estão presentes. Pena que elas são muito simples, com controles bem limitados – especialmente quando falamos das versões para PS3 e Xbox 360. Nestes momentos, devemos basicamente desviar de obstáculos da direita para a esquerda usando apenas dois botões. A criatividade ficou pelo teor das missões, onde controlamos desde motos até uma nave X-Wing.

Análise Arkade: A Força está nas mesas de pinball com Star Wars: Balance of the Force

Parece um game de aventura, mas é o mesmo game de pinball, que oferece – mesmo de maneira simples – atividades fora da mesa de jogo.

Mas o importante são as mesas em si e elas continuam dinâmicas: muita luz, muita cor e muita vibração reforçam o cuidado da Zen em trazer o clima de pinball para a tela. Os caminhos disponíveis da mesa não são apenas locais de se fazer mais pontos, mas oportunidades de ampliar a jogabilidade e curtir as animações do jogo.

Obviamente que as regras do pinball tradicional neste caso conseguem ser um ‘plus’ no jogo, como as bolas extras, as bolas salvas que somam perfeitamente as regras que a ‘mesa’ inventa para você. Você até sacudir a mesa para dar aquela ajudinha, mas se exagerar na dose o famoso “tilt” trava os comandos e só o que você pode fazer é ver a bola caindo.

Jogar pinball em 2013 exigiria de fato algo mais do que mesas coloridas. O desafio de atrair o jogador cada vez mais impaciente dos nossos dias fez a Zen apostar suas fichas em franquias consagradas, quilos e quilos de referências em todos os cantos, dos menus à decoração das mesas, passando pela trilha sonora e pelas animações.

Esse “fan service” todo transforma o jogo em algo muito mais imersivo e divertido. Este é um game de pinball que vai atrair os dois fãs que são o alvo da produtora: os fãs de Star Wars e os fãs de pinball. Ninguém sairá perdendo, com certeza.

Star Wars Pinball: Balance of Force está disponível para iOS, Android, PS3 e PS Vita, Xbox 360, Steam e Windows 8. A Arkade testou as versões de Playstation 3 e iOS em um iPad.

8 Respostas para “Análise Arkade: A Força está nas mesas de pinball com Star Wars: Balance of the Force”

  • 9 de novembro de 2013 às 10:31 -

    leandro leon belmont alves

  • ah, Star Wars de pinball???

    aaaahhh………..certo

  • 9 de novembro de 2013 às 11:23 -

    Arthur

  • Isso na verdade me traz boas recordações porque quando eu era criança tinha um fliperama que eu e meu irmão íamos e lá tinha uma maquina de pinball do star wars, e nós dois comprávamos sempre um monte de fichas e deixamos em cima da maquina para pegar o mais rápido possível……..bons tempos.

    Era essa aqui: http://www.mercuryleisure.co.uk/images/trilogybackglass.JPG

    • 10 de novembro de 2013 às 00:34 -

      Renan do Prado

    • Já joguei essa mesa!!!!

  • 9 de novembro de 2013 às 14:52 -

    Nymer

  • Sou fã das mesas de pinball, reais e virtuais. Tenho até hoje o CD do Extreme Pinball Deluxe que vinha com o kit multimedia da Sound Blaster. Na época do win95 e win98 tinham vários jogos de pinball, mas depois esse tipo de jogo ficou uma época de marasmo, com um ou outro lançado.

    Na era do tablet conheci do Pinball FX e gostei bastante. Tanto que instalei sua versão Steam e comprei o conjunto de mesas da Marvel.

    • 9 de novembro de 2013 às 18:38 -

      Rodrigo Pscheidt

    • Eu tenho as mesas da Marvel, também, Nymer. A dos Vingadores – onde até a bolinha é temática- é muito legal.

      Sou fã de pinball desde sempre, joguei muito em mesas temáticas de Star Wars, King Kong, Jurasssic Park e NBA.

      Porém, uma das mais legais que eu joguei em mesa de verdade foi o do filme Twister, onde um furacão (basicamente um disco feito de imã) rodava aleatoriamente no centro da mesa, puxando a bolinha e deixando tudo bem imprevisível. Muito legal essa mesa!

      Em se tratando de pinball virtual, curto muito o Metroid Pinball do NDS e, em consoles de mesa, a série Pinball FX é disparado a melhor! =)

      • 9 de novembro de 2013 às 23:38 -

        Nymer

      • CARACA!!! Bem lembrado. Aquela mesa do Twister era muito maneira! Gastei uma boa grana nela hahaha.

  • 9 de novembro de 2013 às 18:39 -

    Alexo Mello

  • Que doido! Pinball sempre é sinônimo de nostalgia, não? Lembro que joguei muooiiito esse pinball de Amiga, o Pinball Fantasies, com quatro mesas: http://www.youtube.com/watch?v=7kZ-i9mGav4

  • 10 de novembro de 2013 às 00:39 -

    Renan do Prado

  • Mesas reais e Pinball são diversão garantida!!!! Jamais esquecerei da sorte grande que tive um dia:

    Quando eu morava em Santos, ainda criança, eu e um amigo fomos para o shopping com nossas mães para ir no cinema. Depois do filme, fomos para a parte dos fliperamas, que nesse shopping era imensa, metade de um andar inteiro!!!! Tinha até uma cabine do Jurassic Park com aquelas pistolas, e até mesmo fliperama de pesca!!!!

    Aí nesse dia, passamos em frente aos fliperamas e a cada um que passávamos, puxávamos a alavanca. Quando chegamos no pinball do Jurassic Park, eu puxei a alavanca e uma bola saiu!!!!! Comecei a jogar ali, e fiquei lá por acho que meia hora direto!!!! A máquina estava funcionando sem precisar de fichas!!!!! Jogamos com umas 15 bolas diferentes!!!!! Foi diversão garantida!!!!! Até a hora que não saíram mais bolas, mas foi MUITO legal!!!

    E, não há como esquecer o Pinball 3D do Windows XP!!!! Meu record era quase 5 milhões!!!!!

    Parabéns pela análise Junior!!! Me deu muita vontade de testar esse Pinball do Star Wars!!!!

Deixar um comentário (ver regras)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *