Análise Arkade: Explore o mundo dos objetos perdidos no belo Forgotton Anne

11 de Maio de 2018
Autor: Renan do Prado

Análise Arkade: Explore o mundo dos objetos perdidos no belo Forgotton Anne

Square Enix Collective, um programa da gigante japonesa para dar uma força para desenvolvedores indies verem suas criações sendo lançadas já nos trouxe bastante coisa boa. Como por exemplo o RPG Tático Children of Zodiarcs e o Orwelliano Black The Fall, além de ter vários outros games interessantes vindo por aí. E entre eles está Forgotton Anne, uma bela aventura que até parece um filme de animação!

Venha agora com a gente conferir a análise completa desse novo game com uma história muito interessante e realmente bela!

O mundo para onde vão todos os objetos esquecidos

Análise Arkade: Explore o mundo dos objetos perdidos no belo Forgotton Anne

Forgotton Anne conta a história de um curioso mundo paralelo ao nosso. E um que eu não duvidaria se realmente existisse! O game conta a história do mundo dos objetos esquecidos. Sabe quando você vai calçar um par de meias, mas só encontra uma, ou quando tenta procurar algo que acabou perdendo dentro da própria casa e não consegue encontrar? Pois bem, por terem sido esquecidos, esses objetivos foram magicamente transportados para este novo mundo, e ganharam vida!

Nesse novo mundo os objetos perdidos vivem em sociedade, construindo famílias, trabalhando e desejando voltar para o mundo real, aqui chamado de Ether, e voltar para seus donos originais. E junto desses objetos estão dois humanos tentando tornar o sonho de voltar ao Ether realidade: Master Bonku e a heroína da história, Anne.

Análise Arkade: Explore o mundo dos objetos perdidos no belo Forgotton Anne

E quando o grande projeto de Master Bonku está prestes a ser finalizado, uma ponte que ligaria o mundo dos “forgotlings“, os perdidos, ao Ether, um grupo de objetos rebeldes atacou várias instalações importantes para o funcionamento dessa ponte, e Anne, a responsável por manter a ordem na sociedade, é incumbida de investigar e colocar um fim nessa rebelião.

Uma animação em forma de video game

Análise Arkade: Explore o mundo dos objetos perdidos no belo Forgotton Anne

Forgotton Anne é quase como se fosse uma verdadeira animação em formato de video game, mas não no sentido de um game me que você simplesmente assiste e aperta um botão ou outro em certas cenas. Ele é um adventure 2D com cenários feitos em camadas. Por exemplo, ao você chegar em uma escada, ou passarela, apertando para cima ou para baixo você acessará uma camada mais ao fundo da tela ou mais próxima.

O game consiste em controlar Anne em sua investigação pelos ataques a certas fábricas e instalações de energia, enquanto conversa com diversos forgotlings para entender melhor as coisas em sua volta e a resolver puzzles e mistérios. E para seguir com sua missão, Anne está equipada com a Arca, uma poderosa ferramenta em forma de luva capas de controlar a Anima, a energia que dá vida a tudo neste mundo, desde máquinas até mesmo os próprios forgotlings.

Análise Arkade: Explore o mundo dos objetos perdidos no belo Forgotton Anne

Com essa poderosa arma em suas mãos, o jogador fica livre para tomar decisões sobre como prosseguir em sua aventura. Com a Arca o jogador pode absorver Anima de objetos e inserir essa energia acumulada em outro. Por exemplo, você encontrará no game alavancas que não funcionarão e que terão por perto contêineres de Anima, que parecem grandes baterias, você poderá absorver energia dessa bateria e usá-la para ativar a alavanca. Mas em certas ocasiões, não haverão baterias fáceis de ser encontradas por perto, e o jogador poderá ficar tentado a “destilar”, ou melhor dizendo, matar um forgotling para roubar sua energia.

Análise Arkade: Explore o mundo dos objetos perdidos no belo Forgotton Anne

Todas as ações do jogador terão peso na narrativa, o game possui muitos diálogos com diferentes opções de respostas, bem como muitas situações scriptadas e até mesmo durante a exploração livre em que o jogador poderá poupar a vida de um forgotling ou destilá-lo. A forma como o jogador progride tem impacto nos personagens a sua volta, bem como em certos eventos no fim do game, que possui dois finais diferentes. Cabe a você se envolver com esse mundo perdido e explorá-lo a sua maneira.

Um gameplay simples e personagens marcantes

Análise Arkade: Explore o mundo dos objetos perdidos no belo Forgotton Anne

Forgotton Anne é um game extremamente simples, com um gameplay focado em exploração. Com perspectiva 2D, a movimentação consiste no básico de andar e correr para a esquerda e direita e como já mencionado acessar diferentes camadas de profundidade dos cenários andando para cima ou para baixo. Além da Arca para resolver puzzles, Anne ainda possui um par de asas que a permite dar saltos altos e longos, contanto que tenha energia dentro da Arca.

Ao utilizar a arca, o tempo congela e um filtro azulado toma conta da tela, mostrando personagens e máquinas que possuem Anima brilhando em azul claro, além de mostrar o fluxo de anima em canos e máquinas para a resolução de puzzles. O game possui puzzles simples mas inteligentes, que envolvem também a criatividade do jogador para solucioná-los, pois o game não dará dicas sobre como resolvê-los.

Análise Arkade: Explore o mundo dos objetos perdidos no belo Forgotton Anne

Outro ponto muito marcante do game são seus personagens. Ao longo do game vamos conhecendo a história de Anne desde sua infância, seu crescimento até chegar no ponto em que a controlamos no game e sua relação com Bonku. Além disso, temos muitos personagens interessantes entre os forgotlings, desde uma pistola policial obcecada em prender rebeldes, a sapatos empregando abuso de autoridade e muito mais. E entre esses forgotlings está Fig, um manequim extremamente habilidoso e inteligente que se envolverá na jornada de Anne e mudará a vida da personagem.

Análise Arkade: Explore o mundo dos objetos perdidos no belo Forgotton Anne

Esse é um game cujo foco é em sua narrativa, que é muito bem contada, detalhada, divertida e emocionante de se acompanhar, bem como de ir atrás de seus segredos, os Mementos, páginas, panfletos e outros objetos escondidos nos cenários que enriquecem o universo a seu redor. Por ser um game com foco em narrativa, seu gameplay acaba sendo um pouco travado, a movimentação de Anne é um pouco “dura”, e certos trechos de plataforma, com muitos pulos e escaladas acabam ficando mais difíceis do que deveriam por causa disso. Nada que vá prejudicar a experiência ou a narrativa, mas que certamente vai atrapalhar em alguns momentos.

Audiovisual

Análise Arkade: Explore o mundo dos objetos perdidos no belo Forgotton Anne

Forgotton Anne é um game simplesmente belíssimo. Como já mencionado, o game se parece até com uma animação em forma de video game, e isso não foi dito por acaso. Todas as movimentações de todos os personagens são feitas em animação 2D, cheias de detalhes em suas poses e movimentações, principalmente com AnneFig.

O game ainda conta com cutscenes inteiramente em animação. As animações dessas cenas são simples, mas muito bem feitas, quase como se fossem de um desenho animado, com um belo visual e poses de personagens muito bem feitas. A equipe da ThroughLine Games, a produtora do game está de parabéns por conseguir criar um game tão belo, uma verdadeira animação de qualidade, mas ainda assim independente.

Análise Arkade: Explore o mundo dos objetos perdidos no belo Forgotton Anne

Os cenários do game também são belíssimos, em perspectiva 2.5D, misturando artes em 2D e elementos tridimensionais de forma muito natural, adicionando profundidade e muita beleza ao mundo do game. O mundo dos objetos perdidos tem um céu escuro e cidades decrépitas, mas cheios de vida e beleza com seus detalhes, luzes e personagens que a habitam.

O game tem uma bela trilha sonora, com melodias mais melancólicas para deixar ainda mais forte os sentimentos de Anne pelo próprio mundo em que vive, tendo que tomar várias decisões difíceis para progredir e revivendo seu passado ao revisitar áreas que a muito não via.

Análise Arkade: Explore o mundo dos objetos perdidos no belo Forgotton Anne

E ainda há o excelente trabalho de dublagem do game. Todos os personagens são dublados em inglês, inclusive NPCs que aparecem brevemente. Em vários trechos, enquanto Anne caminha pela cidade dos forgotlings, é possível ouvi-los conversando entre si sobre a situação do mundo e até mesmo sobre Anne. E ver vários deles discutindo se vale mesmo a pena voltar ao mundo real, ou continuar naquele mundo, livres de um dono para controlá-los. Infelizmente o game não possui dublagens e tradução de menus para português.

Conclusão

Análise Arkade: Explore o mundo dos objetos perdidos no belo Forgotton Anne

Forgotton Anne é uma aventura muito envolvente e emocionante, contando uma história mágica e até mesmo fácil de se imaginar. O mundo dos objetos que perdemos em nosso dia a dia é vivo, tem sentimentos e nos faz relembrar daqueles objetos que um dia perdemos e nunca mais reencontramos, como brinquedos, quando eramos crianças, objetos úteis em sua casa e outras coisas. (No meu caso, o primeiro álbum de figurinhas de Pokémon lançado no Brasil décadas atrás, que completei inteiro e não o acho mais…)

Esse é o primeiro game da ThroughLine Games, que se tornou realidade graças ao programa Square Enix Collective, que vem trazendo muitos games bons! A produtora já tem um novo título em produção ainda não anunciado, mas pelo o que vimos em Forgotton Anne, podemos esperar por coisa boa! Se você quiser um adventure leve e muito envolvente, então dê uma chance ao game!

Forgotton Anne será lançado na próxima terça-feira, dia 15 de maio com versões para PC, Playstation 4 Xbos One.

Deixar um comentário (ver regras)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *