Análise Arkade – Hitman HD Enhanced Collection traz dois bons episódios do Agente 47

25 de janeiro de 2019
Autor: Junior Candido

Análise Arkade - Hitman HD Enhanced Collection traz dois bons episódios do Agente 47

No fim do ano passado, o ótimo Hitman 2 chegou. E com ele, as atuais mecânicas da série, que foram melhoradas, e garantirão ao Agente 47 mais algumas boas aventuras. Mas, a atual parceria entre Warner Games e IO Interactive garantiram também uma visita ao passado. Ou melhor, duas.

A Hitman HD Enhanced Collection oferece dois capítulos importantes de Hitman, para a geração atual de consoles, com a proposta de melhorias gráficas. Assim, os games poderão rodar, nos casos de PS4 Pro e Xbox One X, em interessantes 4K a 60fps. A coletânea traz Blood Money, considerado por muitos fãs o melhor jogo da franquia. E Absolution, o game que deu os primeiros passos para a nova fase do Agente 47, implementando algumas mecânicas bem presentes nos jogos atuais.

Blood Money – o tempo pesou, mas ainda é um game interessante

Análise Arkade - Hitman HD Enhanced Collection traz dois bons episódios do Agente 47

Blood Money, lançado originalmente em 2006, é um típico jogo de cross-gen. Lançado para Playstation 2 e Xbox, também ganhou versões para Playstation 3 e Xbox 360, fazendo seu papel de jogo-ponte entre as gerações. O game misturava missões “flashback” do Agente 47, narradas por um antigo diretor do FBI, com missões nos dias atuais do game. E, conforme as missões iam sendo concluídas, mais mistério e reviravoltas iam acontecendo, em uma narrativa bem interessante.

Outra coisa boa, que segue intacta, é o excelente design de fases. Desde sempre, a IO Interactive sabe construir fases com muitos elementos, locais, e pontos de estratégia. O que hoje pode ser reproduzido em um cenário que envolve autódromo (com salas VIPs, boxes, e arquibancada), mais uma praça e um prédio enorme, já acontecia de maneira competente no passado.

É claro que as melhorias deixam o jogo muito mais bonito e fluído. De fato, jogar com melhor definição faz com que um jogo como Hitman fique mais interessante. Porém, podemos ver aqui, como Blood Money, infelizmente, envelheceu mal. Há games da geração Playstation 2 que, mesmo limitados, em comparação aos games atuais, seguem divertidos de jogar, com suas mecânicas funcionais.

Mas neste game, infelizmente, dá pra perceber o quanto ele é datado logo no início, através de uma movimentação esquisita, dura. A física do jogo também é estranha, e fica ainda mais depois de tanto tempo. Os tiroteios, quando acontecem, são bem toscos. Apesar de, neste ponto, como o jogo te desafia a ser silencioso, é capaz de nem terem trabalhado muito com isso no desenvolvimento. São pequenos problemas que, se garantirão nostalgia para os fãs de longa data, irritarão os jogadores “de primeira viagem”.

Absolution – um capítulo diferente de Hitman, melhorado

Análise Arkade - Hitman HD Enhanced Collection traz dois bons episódios do Agente 47

Absolution, marca um game único na série. Ao mesmo tempo em que temos aqui um pouco do que seria padrão na série no futuro, também temos algo raro para um jogo da série. Uma história linear, com muitos elementos que o fazem confundir, por exemplo, com um game Splinter Cell. E isso vai também para o gameplay, pois em certos momentos, você precisará agir mais como um “agente secreto” do que como um assassino frio.

O jogo em si é bom, e foi bem melhorado com as atualizações da coletânea. E também é uma boa maneira de introduzir novos jogadores ao mundo de Hitman. Pois, apesar de ser bem linear, o jogo traz os elementos característicos da série. Funcionando assim, como uma “escola” para que os interessados experimentem os outros jogos. Sejam os mais antigos, ou os mais novos.

Vale lembrar que Absolution não conta com nenhum recurso online. Como o jogo de 2012 foi publicado pela Square Enix, é preciso entender, por parte da WB Games, se é viável migrar servidores. Mas há conquistas e troféus para ambos os jogos, e o principal, neste caso, é de fato, as melhorias técnicas. Como falei, jogar os dois games de maneira mais fluída fazem deles uma ótima pedida, especialmente para os fãs.

Vale a pena revisitar o passado do Agente 47

Hitman HD Enhanced Collection traz dois importantes capítulos da história do Agente 47. Não contam com nenhuma novidade, mas suas melhorias técnicas o deixam mais fluído e interessante de se jogar. É uma ótima pedida para os fãs de longa data da série, que não se importarão com os problemas mencionados.

Novos jogadores interessados podem começar com Absolution, para conferir um jogo mais parecido com o que temos hoje em dia, e depois, ir para Blood Money, entendendo que, naquela época, Hitman era um jogo bem diferente do que o comum daquela época. Mas, entre problemas e qualidades, é possível sim se divertir bastante com estes dois episódios tão diferentes. Mas tão bacanas da história de Hitman.

Hitman HD Enhanced Collection já está disponível para Playstation 4, e Xbox One.

Deixar um comentário (ver regras)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *