Análise Arkade: Holy Potatoes! A Weapon Shop?!, um jogo recheado de referências!

21 de julho de 2018
Autor: Felipe Machado

Análise Arkade: Holy Potatoes! A Weapon Shop?!, um jogo recheado de referências!

Seja uma batata ferreira reconhecida e aclamada por todas as batatas heróis do mundo em Holy Potatoes! A Weapon Shop?!. Um jogo que, com certeza, irá proporcionar várias gargalhadas durante sua jogatina com as referências mais inusitadas que você possa imaginar. Nossa análise do jogo você confere agora!

Administrando uma ferraria

Holy Potatoes! A Weapon Shop?! é um jogo desenvolvido pela empresa Daylight Studios, no estilo gerenciamento, que irá fazer os amantes do gênero jogarem por muitas horas (sem parar!), para concluir as mais árduas tarefas designadas ao nosso pequeno personagem batata, um novato na arte de forjar armas medievais.

O objetivo é reerguer a ferraria do seu falecido avô e adquirir a maior quantia de $tarch (moeda do jogo, que traduzindo para português: amido) possível, afinal, seu “ajudante” (Agente 46), conta uma história ludibriando o pequeno batata e convencendo-o de que 99,99% do lucro da ferraria deve ficar com ele.

Análise Arkade: Holy Potatoes! A Weapon Shop?!, um jogo recheado de referências!

“Vamos trabalhar juntos e ganhar muitos $tarch!”

Holy Potatoes! A Weapon Shop?! possui uma mecânica que não demora muito para ser compreendida: você terá que contratar outras batatas ferreiras, com diferentes atributos, que serão suas ajudantes no processo de criação, para que as armas sejam fornadas de acordo com o que os diferentes heróis desejam.

São 4 atributos existentes no jogo: força, velocidade, precisão e encantamento. Cada herói no jogo terá preferência por alguma arma e um (ou dois) atributos específicos- – cuidado! pois também têm as armas que os heróis não gostam! –, e nessa pegada você vai desenvolvendo armas mais potentes para vender cada vez mais caro.

Este vídeo mostra um bocado de como funciona o game:

(Obs: Jogamos no PS4, onde o uso do cursor não é obrigatório, mas creio que fica mais didático/fácil para compreender o que está acontecendo durante o gameplay).

Com diversas opções de armas para serem criadas, no decorrer do jogo também aparecerão personagens especiais lhe pedindo armas específicas, e é aí que está a maior diversão (na minha opinião): A quantidade de referências que esse jogo proporciona é surreal, desde o Agente 46, que faz alusão ao assassino do jogo Hitman, até personagens da Marvel como Wolverine e Homem de Ferro!

As armas de personagens especiais são mais complicadas de serem feitas, necessitando de batatas trabalhadoras muito mais evoluídas do que aquelas disponíveis no início do jogo.

Análise Arkade: Holy Potatoes! A Weapon Shop?!, um jogo recheado de referências!

Haja trabalho para conseguir os 1834 de velocidade e 1100 de encantamento necessários fara fabricar as garras do(a) Wolverinnie!

As batatas funcionárias, assim como os humanos, também precisam estar de bem com a vida para terem progresso em suas carreiras. Além de administrar a ferraria, em Holy Potatoes! A Weapon Shop?! você terá que cuidar dos seus funcionários, mas não se preocupe, não é nada difícil, só é preciso se atentar com o nível emocional deles, se estão felizes ou tristes, e caso fiquem tristes… nada que umas férias não os façam voltar a todo vapor, preparados para trabalhar sem parar novamente!

Análise Arkade: Holy Potatoes! A Weapon Shop?!, um jogo recheado de referências!

Nada melhor do que tirar férias em uma caneca de chopp!

Não é só toda essa mecânica de criação e venda de armas que torna o jogo divertido, os diálogos com as “batatas referências” são todas muito divertidas, e isso faz com que o jogador queira avançar cada vez mais para descobrir qual será a próxima referência.

Análise Arkade: Holy Potatoes! A Weapon Shop?!, um jogo recheado de referências!

“Bom, você realmente tem bíceps muito bons, mas… – Está claro que você pulou o dia das pernas! / – Mas nada, você parece gordo.”

Para os jogadores que não se contentam em apenas resolver os objetivos propostos durante a campanha, existe no fim do ano (do jogo) uma premiação, denominado Golden Hammer Weapon Awards, para as três melhores armas nos atributos: força, velocidade e encantamento.

A arma que possuir o maior valor será a vitoriosa, e caso você seja o vencedor, o prêmio é dado em dinheiro e a lembrança será guardada no seu diário. O diário serve para mostrar as melhores armas, seus prêmios, os heróis e ferreiros já desbloqueados.

Aqui vai um vídeo de como funciona a premiação:

Repare que há uma diferença gritante entre os valores das minhas armas e dos demais concorrentes do prêmio. Não, eu não usei cheat (eu juro)!

Bugs trapaceiros

O jogo bugou 2 vezes durante a minha jogatina, e foram bugs meio trapaceiros, que incomodaram justamente pelo fato de que tiraram toda a emoção de evoluir a ferraria no seu próprio timing.

Se liga: em um dos bugs, meus ferreiros simplesmente começaram a produzir armas extremamente fortes, ocasionando em vendas com preços elevados. Isso fez o jogo perder boa parte de seu desafio, afinal tudo ficou muito mais fácil, e o dinheiro, que seria a maior preocupação, se tornou apenas um elemento insignificante. Espero que esse bug seja corrigido, para não estragar a jogatina de outros players no PS4!

Análise Arkade: Holy Potatoes! A Weapon Shop?!, um jogo recheado de referências!

Se liga na força dessa arma! Nem cabe no slot!

Audiovisual

Holy Potatoes! A Weapon Shop?! proporciona uma experiência “fofinha” com seu gráfico cartunesco, os diferentes heróis/ferreiros ficam bem divertidos em formatos de batatas. O excesso de cores talvez incomode alguns jogadores, especialmente quando a ferraria expande.

As músicas  possuem caráter alegre e combinam muito bem com o game, diferenciando de cenário para cenário, ou mesmo entre as estações do ano.

Conclusão

Esse é um jogo que quando vi a venda na PSN BR me instigou bastante: o estilo de gerenciamento é perfeito para quando se está na dúvida do que jogar ou simplesmente querendo passar tempo.

Análise Arkade: Holy Potatoes! A Weapon Shop?!, um jogo recheado de referências!

Nesse ponto, Holy Potatoes! A Weapon Shop?! consegue entreter por várias horas: a vontade de ganhar os prêmios de fim de ano, ficar rico ou simplesmente curtir as piadas e referências do game são motivos bons o bastante para mergulharmos nesse mundo de batatas fofinhas.

Mas e aí, você gosta mais de batata ou de estudar? Curtiu o game? Se quiser dar uma chance para as simpáticas batatas ferreiras de Holy Potatoes! A Weapon Shop?!, aproveite, pois o jogo chegou recentemente ao PS4 e ao Nintendo Switch, mas caso você não tenha nenhum desses consoles, saiba que o game também está disponível para as plataformas Android e PC via Steam.

Holy Potatoes! A Weapon Shop?! chegou ao PS4 e ao Switch em 12 de julho. O jogo não recebeu localização para o nosso idioma, estando disponível em inglês, francês, espanhol, alemão e russo.

Deixar um comentário (ver regras)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *